Anonim

Um recurso importante do novo ecossistema SteamOS e Steam Machine é a capacidade de transmitir jogos através de conexões de rede doméstica, permitindo aos usuários renderizar jogos em PCs poderosos, mas reproduzi-los em pequenos dispositivos silenciosos em suas salas de estar. O conceito é semelhante ao problemático serviço OnLive e ao recém-anunciado PlayStation Now, exceto que se limita às redes domésticas, e não à Internet em geral.

Depois de divulgar o recurso por meses, a Valve acabou de ativar o streaming na forma beta para selecionar testadores, e os vídeos do recurso em ação já estão aparecendo online. O vídeo trêmulo acima do usuário do YouTube Devin Watson mostra o popular jogo de sobrevivência zumbi de acesso antecipado DayZ transmitido para um Lenovo T410, com uma CPU Intel Core i5 e gráficos integrados. Embora o laptop tenha desempenho relativamente baixo, o jogo ainda parece ótimo porque está sendo renderizado em um PC para jogos de alto desempenho em outras partes da casa.

Com pouco ou nenhum atraso, o streaming doméstico do Steam não apenas dará aos jogadores a flexibilidade de aproveitar seus jogos em uma ampla variedade de dispositivos de computação, como também aumentará bastante o valor das máquinas a vapor baseadas em Linux. Embora a Valve esteja se esforçando para impulsionar o desenvolvimento de jogos para Linux, a grande maioria dos jogos ainda é escrita para Windows. Com a transmissão, no entanto, um PC com Windows pode renderizar facilmente um jogo no escritório e transmiti-lo para a Linux Steam Machine, aumentando instantaneamente o número de títulos que os antigos proprietários de Steam Machine podem desfrutar.

O SteamOS já está disponível na versão beta e deve ser lançado ainda este ano. Atualmente, os principais recursos, como o streaming doméstico, estão limitados a alguns testadores.

Válvula inicia teste beta fechado de streaming doméstico steamos