Anonim

Hoje vou cobrir outra pergunta do leitor. Um leitor entrou em contato com o TechJunkie pelo site para perguntar: 'Por que estou vendo URLs AMP com um código usqp = mq331AQCCAE no final? Parece com o Google Analytics, mas não tenho nenhuma execução ". Como alguém que usa o Google Analytics nos meus sites de negócios, eu estava em posição de responder.

Consulte também o nosso artigo As quatro principais extensões do Google Chrome para baixar e salvar vídeos do YouTube

Se você vir ou visualizar um URL AMP que termina em 'usqp = mq331AQCCAE', não está sozinho. Isso intrigou muitas pessoas por um bom tempo e o Google não foi exatamente efuso com sua ajuda. Felizmente, a comunidade estava mais do que à altura do desafio.

Primeiro, vamos cobrir o básico.

O que é um URL AMP?

Um URL AMP é uma página móvel acelerada. Esse é um tipo de página especial que retira tudo o que não é necessário para ler o conteúdo de uma página. Destina-se apenas ao conteúdo do artigo escrito, sem elementos interativos ou widgets. O AMP remove todo o JavaScript, todo o código, todos os elementos de mídia e tudo o que diminui a velocidade de uma página quando ela é carregada.

A idéia é manter a página o mais leve possível, para que ela seja carregada (quase) instantaneamente em dispositivos móveis. É semelhante ao Facebook Instant Articles, que faz a mesma coisa. Funciona com conteúdo estático, como um artigo sem comentários, vídeo e uma imagem estática.

A intenção é a velocidade, mas também há um benefício colateral do uso muito menor de dados para carregar uma página. Agora, dados ilimitados são coisa do passado, todos temos que ficar de olho em nosso uso. Uma vez totalmente implementados, os URLs AMP reduzirão significativamente o "custo" dos dados de carregar uma página da web.

O Google criou seu próprio padrão para usar com o AMP e lançou seu próprio JavaScript para implementar páginas AMP que atendam aos seus critérios. Sim, é isso mesmo, um JavaScript que ajuda a remover o JavaScript das páginas.

Então, qual era o código usqp = mq331AQCCAE nos URLs?

O código usqp = mq331AQCCAE nos URLs foi um teste executado pelo Google. De acordo com uma resposta da empresa no Fórum do produto do Google, eles estavam testando a eficácia dos URLs entre uma determinada data.

A resposta do Google diz:

'usqp = mq331AQCCAE é um parâmetro transmitido à solicitação de coleta do GA como resultado de nossos engenheiros que habilitam a veiculação no servidor a partir de 26 de junho. Os engenheiros implementaram um mecanismo para retirar esse parâmetro da solicitação de coleta do GA em 1º de agosto.

Isso não deve ter afetado nenhum processamento normal dos relatórios do GA. Desculpas pela confusão que isso possa ter causado. Espero que não seja muita interferência no seu trabalho diário. (Fonte)

Os relatórios do GA se referem ao Google Analytics, onde os URLs AMP foram detectados pela primeira vez. O 'usqp = mq331AQCCAE' é um código de análise usado internamente para rastrear o experimento. Você não deve mais ver esses URLs até o Google executar mais testes.

O problema com o AMP

Na superfície, o AMP parece uma ótima idéia. Retire as páginas da Web de todos os seus fluff e códigos e minimize a página para uso móvel. Carrega mais rápido, custa menos dados e fornece o conteúdo que queremos com o mínimo de atraso e confusão. O que poderia dar errado?

Bem, bastante na verdade.

A questão principal é que o Google está criando seu próprio padrão. No momento, CSS, HTML, JavaScript e outros códigos da Web são controlados por painéis de padrões internacionais que garantem que a Web seja a mais aberta e transparente possível. Eles também testam exaustivamente o código para garantir que ele funcione da melhor maneira possível para a grande maioria dos usuários.

O código do Google não. Embora possamos confiar no Google para tentar fazê-lo funcionar da melhor maneira possível, não há abertura ou supervisão sobre como o código é usado e implementado.

A outra questão importante é a de confiança e propriedade. No momento, se você visitar um site, verá uma página exibida por esse site e poderá confiar nela até certo ponto. Com o AMP, o Google tira um instantâneo da sua página, a armazena em cache nos servidores AMP e a serve diretamente a partir daí. Então, basicamente, você perde todo o controle sobre o conteúdo que cria.

A World Wide Web é chamada assim por uma razão. O TechJunkie cria uma página da web e links para outras páginas da web. Outras páginas da web têm links para nós e isso continua ad infinitum. As páginas podem ser copiadas, hospedadas ou referidas na Internet e tudo está em todo lugar para que todos possam ver. As páginas AMP acabam com isso.

Em vez de atravessar a Internet para obter seu conteúdo, você permaneceria nos servidores do Google. Eles servem as páginas e você não tem motivos para sair. Em outras palavras, uma empresa controla o que você vê, quando e como. Isso não é uma boa notícia para ninguém.

Se você viu o código usqp = mq331AQCCAE nos URLs, ele não deveria ter afetado sua experiência. Você também não deve mais vê-los, pois eles deixaram de ser usados ​​em 1º de agosto. O efeito a longo prazo do AMP ainda está sendo sentido e não parece bom.

Usqp = código mq331aqccae em urls - o que significa?