Anonim

Quando se trata de assistir vídeos ou ouvir música no seu computador ou através de um fluxo da Internet, não há opção melhor que o VLC, a plataforma de vídeo de código aberto que facilita a reprodução de qualquer tipo de arquivo que você possa ter salvo no seu dispositivo. O VLC funciona em quase todas as plataformas imagináveis, desde Windows e Mac, Android a iOS, e até suporta distribuições Linux como o Ubuntu. Ainda melhor do que a compatibilidade com o sistema operacional, é a ampla biblioteca de codecs e tipos de arquivos do VLC. Como reprodutor e plataforma multimídia, o VLC é capaz de ler quase qualquer arquivo de vídeo ou áudio e pode até reproduzir conteúdo de DVDs, CDs e plataformas de streaming on-line com um URL compatível.

Consulte também o nosso artigo Como assistir Netflix na sua TV - O melhor guia

Originalmente chamado VideoLAN Client, o VLC existe de alguma forma desde 1996 e, nos 22 anos desde o lançamento do aplicativo, houve algumas revisões importantes na estrutura subjacente do programa. A versão 1.0 não conseguiu ser lançada até 2009, quando o programa finalmente saiu do programa beta após mais de uma década de trabalho. Em 2012, foi lançada a versão 2.0 do VLC, trazendo novos recursos e uma melhor aparência para o aplicativo. Embora o VLC ainda pareça bastante pedonal em termos de design, a tecnologia subjacente passou por inúmeras atualizações e atualizações para se tornar a plataforma que é hoje.

O que nos leva à versão 3.0, uma atualização totalmente nova para a plataforma que permite vários novos recursos que deixarão muitos usuários animados. Embora em desenvolvimento desde 2016, não foi até 9 de fevereiro de 2018 que o VLC 3.0 foi lançado, oferecendo suporte para HDR10, passagem de áudio HD, suporte para vídeo 360, suporte para rede local e muito mais. Alguns podem estar se perguntando por que isso importa em benefício deste guia - mas essa talvez seja a parte mais interessante do lançamento do 3.0. Com a versão mais recente do VLC, o suporte ao Chromecast agora é incluído nativamente no aplicativo, permitindo o suporte total a qualquer dispositivo compatível com o Cast. Isso não significa apenas que o Chromecast está conectado à sua televisão, mas também qualquer dispositivo Chromecast Audio e suas unidades do Google Home, Home Mini ou Home Max. Agora, todos eles são suportados pelo VLC 3.0 em todos os principais clientes de desktop, tornando-o o lançamento mais importante na história do software até o momento.

Portanto, foram-se os dias de soluções e dificuldades para que sua coleção de áudio ou vídeo local seja transmitida localmente com sua televisão ou sistema de som. A versão mais recente do VLC é a resposta para todas as suas orações. Vamos ver como o VLC 3.0 facilita o uso do seu computador com o Chromecast para transmitir arquivos locais ou conteúdo de qualquer dispositivo.

Atualizando o VLC para v3.0

Primeiras coisas: embora o VLC 3.0 tenha saído da sua versão beta, o suporte ao Chromecast na plataforma ainda tem alguns limites. A principal limitação ao suporte ao Chromecast no VLC é o requisito do sistema operacional. Você precisará usar o Windows ou o Android para usar o Chromecast com VLC. Embora ele funcione no Mac, ele não é tão estável, então é melhor usar algumas das outras plataformas criadas para transmitir conteúdo local para o Chromecast (como o AirFlow).

Supondo que você tenha as plataformas corretas prontas para oferecer suporte ao Chromecast, será necessário atualizar para o VLC v3.0 no seu dispositivo para usar os recursos mais recentes. Usaremos a versão do Windows neste guia, pois é disso que a maioria dos usuários do VLC provavelmente tentará reproduzir. Se você não atualizou as atualizações do VLC, pode estar bem atrás da atualização da versão 3.0, por isso sugerimos ir diretamente para a página de lançamento do VLC 3.0 aqui. O download do arquivo de instalação substituirá a instalação do VLC 2.x e é a maneira mais rápida de obter acesso automaticamente ao VLC 3.0. Como alternativa, você pode abrir o VLC, selecionar o menu Ajuda na barra de tarefas e usar o recurso Verificar atualização no VLC. Isso exigirá que você atualize o VLC através de qualquer versão que estiver faltando; portanto, se a atualização sugerida for 2.x, siga o URL para atualizar sua plataforma.

Depois de instalar o VLC 3.0 (ou 3.x, se você estiver lendo isto após uma atualização para o VLC) instalado no computador, abra a plataforma para começar. Você não notará nenhuma alteração importante imediatamente na interface do VLC, mas tenha certeza de que sua versão do VLC agora possui vários recursos novos - incluindo a opção de transmitir para a televisão ou o sistema de som.

Renderizador de reprodução

Para transmitir para o seu dispositivo Chromecast, você precisa saber onde a opção de transmissão está localizada no VLC. Ao contrário da maioria dos players compatíveis com o Cast, o VLC não usa o ícone do Cast padrão no aplicativo. Portanto, se você está procurando o ícone para começar a transmitir, está no lugar errado. Em vez disso, você desejará ir ao menu na parte superior do VLC e clicar em "Playback". Se nada estiver sendo reproduzido no momento, é provável que você encontre a maioria dessas opções acinzentadas e incapazes de serem usadas. No entanto, o "Renderer" será acionável; passe o mouse sobre a opção para abrir o menu Transmitir.

Se esta é sua primeira vez que transmite conteúdo do VLC para o Chromecast ou a Página inicial do Google, você não verá nenhuma opção no menu Renderizador, exceto por um " Opção No entanto, assim que você passar o mouse sobre esse menu, o Firewall do Windows será ativado, solicitando permissão para permitir que o VLC use sua rede. Aceite o prompt e você poderá começar a transmitir para seus dispositivos. Ao reabrir o menu Renderer, todos os dispositivos compatíveis com Cast serão exibidos na rede, supondo que o computador possa ver os dispositivos (consulte “Problemas na transmissão de fluxo” abaixo para obter mais informações).

Streaming de Conteúdo

Com as opções do Firewall do Windows definidas e prontas, tudo o que precisamos fazer é conectar o VLC 3.0 a um dos dispositivos Cast na sua rede. Nos exemplos abaixo, estamos usando uma Página inicial do Google e um dispositivo Chromecast Audio para transmitir áudio; no entanto, o VLC trabalha com áudio e vídeo da mesma forma, e as instruções são idênticas (no entanto, como você pode esperar, a transmissão de vídeo no VLC vem com suas próprias advertências, que abordaremos em "Problemas ao transmitir" abaixo). No menu Renderizador, selecione a opção Transmitir à qual você deseja se conectar (os nomes dos seus dispositivos, conforme definidos no aplicativo Página inicial do Google no telefone ou no Chrome, aparecerão aqui).

Depois de se conectar ao seu dispositivo, arraste algumas mídias para o VLC para iniciar a reprodução de vídeo ou áudio. Se você estiver usando um Chromecast baseado em vídeo, verá sua televisão conectada à sua rede para começar a transmitir. Se você estiver usando um dispositivo Google Home ou um Chromecast Audio, ouvirá a breve reprodução do toque "conectado" para alertá-lo de que seu dispositivo está conectado. A mídia que você adicionou à fila do VLC começará a ser reproduzida e você ouvirá o áudio pelos alto-falantes ou verá o vídeo na televisão.

No que diz respeito ao streaming, é basicamente isso. Os controles de reprodução são concluídos no seu dispositivo, portanto, você deve manter o laptop por perto para pausar, reproduzir ou pular a fila. Pausar e retomar a reprodução parece ser rápido e responsivo, e alternar entre o conteúdo de nossa unidade da Página inicial do Google foi bastante rápido. (A faixa geralmente precisa ser armazenada em buffer por um momento antes de poder transmitir oficialmente, mas, uma vez armazenada em buffer, ela é transmitida sem atraso ou problema). No entanto, interromper a reprodução (em vez de pausar) demorou alguns minutos para se registrar, mas nada demorou muito para ser usado. Para aqueles que desejam controlar a reprodução de transmissão em seus telefones em vez do VLC, podemos confirmar que os detalhes da reprodução são exibidos dentro do aplicativo Google Home no Pixel 2 XL, embora sua milhagem possa variar aqui.

No que diz respeito à transmissão de vídeo, observe que o VLC tem a capacidade de transmitir todos os tipos e formatos de vídeo, não apenas os tipos de arquivo e codecs suportados originalmente pelo Chromecast (você pode ver a lista de mídias suportadas aqui). O VLC pode converter ao vivo conteúdo que não é suportado nativamente pelo Chromecast em uma opção reproduzível; no entanto, o VLC emitirá um aviso ao tentar reproduzir um vídeo não suportado, informando que seu computador será forçado a usar mais energia para converter ao vivo e transmitir o arquivo. Depois de aceitar o aviso, você pode iniciar a reprodução do vídeo. Recomendamos que você conecte seu laptop ou telefone Android (você receberá o mesmo aviso se estiver usando o aplicativo Android) para que seu dispositivo não morra durante a reprodução de conteúdo. Também devemos mencionar que é totalmente possível reproduzir arquivos de vídeo por meio de um dispositivo somente de áudio, embora você perca os recursos visuais do conteúdo ao fazê-lo.

Testamos os três tipos de arquivos possíveis que você pode transmitir através do VLC para seu Chromecast. aqui estavam os resultados:

  • Vídeo: o conteúdo com maior probabilidade de você transmitir através do VLC para um Chromecast, o vídeo era uma mistura geral. Descobrimos que os vídeos compatíveis com o Chromecast por padrão (por exemplo, arquivos MP4) proporcionaram a melhor experiência ao transmitir localmente. No entanto, o uso de arquivos que não eram originalmente suportados pelo Chromecast causou muito mais confusão nos nossos testes. A reprodução do vídeo era instável e interrompida às vezes, levando-nos ocasionalmente a reiniciar o fluxo. O suporte ao Chromecast ainda não está completamente pronto para ser criado pelo VLC, portanto, é de esperar que o aplicativo tenha um pouco de dificuldade em dominar a reprodução. Ainda assim, esperamos ver isso melhorar com o passar do tempo e é bom que o suporte ao Cast seja, no mínimo, nativo do aplicativo.
  • Áudio: Funcionou perfeitamente. Testamos a transmissão em um Chromecast Audio e em uma unidade da Página inicial do Google e ambos funcionaram sem problemas. Pular faixas, percorrer as músicas e adicionar músicas à sua fila funcionava como pretendido. Enquanto a maioria das pessoas usa o VLC para reprodução de vídeo, ficamos em êxtase ao observar como a plataforma funcionava para o áudio.
  • Fluxos de rede: não foi possível testar fluxos de rede baseados em vídeo em nosso cliente, mas os fluxos de rede baseados em áudio funcionaram perfeitamente. Obviamente, a maioria dos fluxos de rede (legais) provavelmente têm suporte ao Chromecast por meio de canais oficiais, como YouTube ou Twitch, então não há motivo real para usá-los, mas se você confiar neles para o seu entretenimento diário, poderá usar em conjunto com o VLC e seu dispositivo Chromecast.

Problemas de Transmissão

Como mencionamos acima, o suporte ao Chromecast no VLC, mesmo na versão oficial da versão 3.0, ainda está basicamente na forma beta e não deve ser usado para entreter amigos no momento. O subreddit do VLC está cheio de pessoas dizendo que a versão atual está cheia de bugs e problemas sérios, especialmente e especificamente quando se trata de streaming de vídeo. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua experiência, veja algumas maneiras pelas quais as pessoas sugerem tornar o VLC uma plataforma melhor para transmitir conteúdo.

  • Se você estiver executando em uma versão de 64 bits do Windows, verifique se instalou a versão x64 do VLC em vez da versão x86, projetada para computadores de 32 bits. A maioria dos dispositivos Windows 10 modernos usa uma versão de 64 bits do Windows, mas você pode verificar sua versão abrindo o Painel de Controle, mergulhando em "Sistema e Segurança" e selecionando "Sistema". Você encontrará sua versão do Windows neste dispositivo, exibindo a versão do sistema operacional e se o processador é x86 ou x64. Você pode encontrar a versão de 64 bits do VLC aqui.
  • Como mencionamos acima, alguns tipos de vídeo têm dificuldade em transmitir a transmissão do VLC para seus dispositivos Chromecast. Se puder, tente reproduzir arquivos nativos do Chromecast; nós vinculamos esse guia acima.
  • Algumas pessoas no reddit do VLC alegaram que a limpeza das preferências do sistema no VLC após a atualização para o VLC 3.0 impediu a ocorrência de problemas na reprodução de vídeo. Para limpar as configurações do VLC e restaurar a plataforma ao estado padrão, selecione Ferramentas> Configurações e selecione "Redefinir configurações" na parte inferior da página de configurações.

No geral, no entanto, você pode ter que lidar com alguns problemas ao tentar usar o VLC com seus dispositivos Chromecast, apenas porque a capacidade de transmitir para sua televisão ou aparelho de som simplesmente ainda não terminou. Dito isso, informe-nos nos comentários abaixo se você estiver tendo problemas e faremos o possível para verificar se há uma maneira de corrigir o problema no VLC.

***

O VLC é um dos melhores reprodutores de vídeo disponíveis atualmente e a inclusão dos recursos do Chromecast na plataforma apenas a tornam uma experiência melhor para todos os envolvidos. Embora não seja perfeito e tenha alguns problemas, é um forte começo para um recurso que esperamos que melhore ao longo do tempo. Ainda assim, as limitações que existem agora podem ser bastante frustrantes, especialmente quando as coisas quase funcionam, mas não chegam lá. Manteremos este guia atualizado com todas as melhorias que vierem com as próximas versões do VLC 3.x. Ainda assim, é bom ver que esse recurso tão esperado foi lançado, e acreditamos que nossos leitores também estejam muito felizes com isso.

Usando vlc com chromecast