Anonim

Desde sua introdução em 1988, o Photoshop se tornou o padrão do setor para edição e manipulação de fotos em bitmap. De fato, de várias maneiras, o Photoshop se tornou um verbo em si mesmo, referindo-se ao produto e ao ato de editar e alterar imagens para alterar a aparência de algo. Nas quase três décadas desde o lançamento do Photoshop, o programa evoluiu e se tornou mais fácil de usar e repleto de mais recursos do que a maioria dos usuários sabe o que fazer. Atualmente em sua 18ª versão no Windows e Mac e disponível como parte da plataforma Creative Cloud da Adobe, o Photoshop evoluiu e mudou mais vezes do que podemos contar, com sua última reinvenção envolvendo uma série de aplicativos da marca Photoshop em plataformas móveis como Android.

Veja também o nosso artigo 5 maneiras de abrir um arquivo PSD sem o Photoshop

Se você é novo no mundo da edição de fotos, o Photoshop pode ser um aplicativo aterrorizante. O produto certamente tem um pouco de curva de aprendizado, especialmente se você estiver mergulhando no software sozinho, sem tutoriais ou orientação da sala de aula. É aí que os aplicativos móveis entram em jogo. Embora esses produtos para dispositivos móveis sejam menos potentes que seus irmãos mais velhos baseados em desktop, para a maioria dos fotógrafos apenas começando, usar o Photoshop em seus smartphones ou tablets pode ser a melhor maneira de aprender a plataforma. A plataforma móvel para Photoshop da Adobe expandiu-se nos últimos anos, tornando-se mais uma suíte do que qualquer outra coisa. Até o momento, existem quatro aplicativos da marca Photoshop na Play Store da Adobe, cada um com seus próprios recursos, funções e usos exclusivos.

Com os diferentes aplicativos, pode ser difícil saber por onde começar e o que usar. Para isso, testamos os quatro aplicativos para Android, aprendendo para que cada aplicativo é usado e quais são necessários para a melhor experiência de edição de fotos no Android. Se você deseja aplicar filtros, retocar uma selfie, esboçar uma ilustração ou mesclar suas fotos, há um aplicativo do Photoshop para você. Este é o seu guia para o mundo do Photoshop no Android, com todas as vantagens e desvantagens do uso de software em telas pequenas e plataformas móveis. Detalharemos cada aplicativo, o que é oferecido de graça e com uma associação paga da Creative Cloud e se você deve ou não manter o aplicativo no telefone. Vamos começar.

Adobe Photoshop Express

Apesar da tag "Express", a maioria dos usuários que procuram o aplicativo padrão "Photoshop para Android" está realmente procurando o Photoshop Express, o aplicativo padrão oferecido pela Adobe para editar fotos em uma plataforma móvel. O Photoshop Express é uma versão básica do Photoshop, mais semelhante aos editores de fotos para dispositivos móveis, inclusive no aplicativo de galeria do seu telefone ou no Instagram, do que a versão para desktop do Photoshop. No entanto, isso não torna o Photoshop Express uma má escolha para uso nas suas necessidades de edição de fotos. Desde que você aceite as limitações em vigor para usuários que não são membros da Creative Cloud, o Photoshop Express pode lidar com a maioria das suas técnicas de edição. Vamos dar uma olhada no aplicativo principal do conjunto de aplicativos móveis da Adobe.

Primeiras coisas primeiro - depois de um rápido tutorial mostrando exemplos do que o aplicativo móvel pode fazer, incluindo remover nevoeiro e ruído de suas fotos e editar arquivos Adobe RAW diretamente no seu dispositivo, o aplicativo é aberto no menu principal. Este menu exibe quatro opções: Câmera, Galeria, Creative Cloud e CC Library. Os dois últimos podem parecer semelhantes, mas a opção Creative Cloud mostra arquivos .PSD carregados do computador principal, enquanto a opção Biblioteca mostra a biblioteca de ativos coletada na versão para desktop do Photoshop. Verdade seja dita, esses dois são ótimos menus se você for um assinante da Creative Cloud - mais sobre esses recursos exclusivos posteriormente - mas, a menos que você seja um usuário comum do Photoshop, provavelmente continuará editando fotos da câmera e da biblioteca . A opção de câmera é aberta diretamente no visor da câmera do seu sistema - basicamente, qualquer aplicativo que você configurou para ser sua câmera padrão, é o que você verá aqui. O Photoshop permite tirar uma foto, visualizá-la antes de salvar em sua galeria e, em seguida, abre a foto diretamente em seu conjunto de edição. Isso facilita a aplicação de efeitos a uma foto que você acabou de tirar sem precisar encontrá-la na sua biblioteca depois do fato. Obviamente, nem sempre será algo que você deseja fazer (algumas situações não permitirão que você tenha tempo para editar a foto naquele momento), mas é uma ótima opção. O Gallery, sem surpresa, opera como a maioria dos outros aplicativos de edição do mercado hoje, permitindo que você selecione uma foto que você tirou anteriormente, aplique filtros, efeitos e recortes e exporte a imagem final.

Depois de ter sua foto para edição, o Express oferece uma ampla variedade de opções para efeitos e edição, principalmente voltadas para o público móvel, buscando compartilhar imagens em plataformas como Instagram, Facebook e Snapchat. Em vez de oferecer o conjunto robusto de ferramentas que o Photoshop CC oferece no Windows e Mac - máscaras, camadas, ferramentas de caneta, etc. - o Photoshop Express se concentra em edições rápidas e sujas que permitem que você tire sua foto nas redes sociais o mais rápido possível. possível. Considerando como uma versão completa do Photoshop CC, um aplicativo que, sem dúvida, precisa da delicadeza e sutileza de um mouse, funcionaria em telas sensíveis ao toque, não surpreende muito do que faz do Photoshop o aplicativo de edição de fotos deixado aqui, mas esse é o sacrifício que você fazer mover um aplicativo para dispositivos móveis.

Então, o que você pode fazer no Express? Depois de selecionar sua foto, capturando uma foto ou selecionando uma na sua galeria, você será direcionado para a interface de edição no aplicativo. Na parte inferior da tela, você encontrará todos os menus do Photoshop Express. Da esquerda para a direita: filtros, corte e rotação, controles deslizantes e efeitos, redução de olhos vermelhos, molduras e bordas e retoques. Na versão gratuita do Express, a maioria deles é limitada de uma maneira ou de outra. Por exemplo, enquanto o Express oferece uma grande variedade de filtros, a maioria deles está bloqueada no serviço de assinatura da Adobe. A Adobe faz um bom trabalho destacando quais filtros você pode ou não usar, com as categorias "Normal" e "Grátis" aparecendo na parte superior. Tudo além dessas categorias, no entanto, terá um pequeno ícone CC no canto superior direito do filtro, identificando esses filtros como bloqueados. Você pode visualizar a aparência da sua foto, mas a exportação da foto solicitará que você faça o login com seu Adobe ID.

O mesmo vale para a maioria das outras categorias. Os controles deslizantes e a guia de efeitos apresentam os seletores Reduzir Luminância e Reduzir Ruído de Cor, muito badalados, além de uma opção para remover o nevoeiro de suas fotos com o Defog, mas os três estão ocultos atrás de uma parede de pagamento. Opções básicas como clareza, nitidez, exposição e contraste estão disponíveis gratuitamente, mas o uso dos recursos avançados do Express exigirá o login com um Adobe ID - e mesmo assim, parece que os filtros são gratuitos por um tempo limitado. Não está claro como usar esses recursos permanentemente sem pagar por uma assinatura da Creative Cloud; esses recursos costumavam ser adquiridos por meio de um pagamento único no aplicativo, mas as compras no aplicativo foram removidas da Play Store. A próxima opção parece estar pagando por uma assinatura de Fotografia pela Creative Cloud, que administra US $ 9, 99 / mês aos usuários e também oferece aos usuários o Photoshop CC e o Lightroom CC no seu computador desktop. Esse é um preço alto a pagar por quem procura um software de edição de fotos relativamente simples em seu telefone, mas para outros que já estão pagando pela versão desktop do Photoshop, é necessário ter o aplicativo móvel completo fornecido gratuitamente com a assinatura. bom toque. Para quem não deseja editar fotos no Photoshop ou no Lightroom, no entanto, outro serviço de assinatura de US $ 9, 99 / mês pode ter um preço muito alto.

Fora do corte e rotação, redução do efeito de olhos vermelhos e retoque - todos esses são recursos relativamente básicos que funcionam conforme o esperado, com o retoque funcionando especificamente como uma versão simplificada da ferramenta Spot Healing Brush Tool no Photoshop CC - todos os outros categoria no Express tem algum tipo de recurso por trás do paywall de assinatura. O que, é claro, levanta a questão: esses recursos valem a pena? Isso depende principalmente de como você se sente em pagar por um aplicativo móvel, mas em nossos testes, o Photoshop Express possui alguns recursos surpreendentemente impressionantes aqui, especialmente para um aplicativo móvel. Os filtros premium fazem um bom trabalho ao editar automaticamente sua foto de maneira estilística, mas se você estiver procurando realismo em suas edições, os filtros premium não fornecerão nada do que os filtros não pagos não fornecerão. Os filtros de tom duplo são bem legais, permitindo que você mude automaticamente a cor de uma foto de uma maneira que pareça ótima (cores padrão e cores menos vibrantes estão aqui), e alguns dos outros filtros variados, como Twilight e Cinematic, são produzidos efeitos muito legais, mas ainda são apenas filtros - nada revolucionário.

São as outras adições de software que são impressionantes o suficiente para considerar o pagamento pelo aplicativo. Alguns dos controles deslizantes avançados, como desembaçar e reduzir o ruído da luminância, podem parecer limitados em seu escopo - com que frequência você tira fotos durante dias de neblina - mas a capacidade de reduzir o ruído de imagens com pouca luz é impressionante por si só. A imagem de exemplo incluída nos estrelinhas durante o crepúsculo é incrível e, embora o desembaçamento não elimine totalmente o nevoeiro da imagem, os resultados ainda são surpreendentes. Testamos os redutores de ruído em uma foto escura da cidade de Nova York à noite e, embora os resultados não fossem tão impressionantes quanto o exemplo de brilho, definitivamente foi um longo caminho para reduzir o ruído na imagem, perdendo apenas um pequeno quantidade de nitidez e detalhes nas linhas das árvores na imagem. Novos quadros também foram incluídos nos recursos de aplicativos premium, mas não havia nada de extraordinário aqui que você não pudesse encontrar em nenhum outro lugar.

Aqui está o que se resume: O Photoshop Express é um impressionante aplicativo de edição de fotos para smartphones e tablets. Não é, de forma alguma, um substituto para a versão desktop do Photoshop CC. Você não verá editores de fotos profissionais movendo seu fluxo de trabalho dos iMacs e MacBook Pros para dispositivos Android ou iOS. Mas não é isso que o Photoshop Express está tentando ser. O Express quer ser exatamente o que está escrito em seu nome: a melhor maneira de editar suas fotos o mais rápido possível, fazendo com que pareçam fantásticas e prontas para serem compartilhadas com vários dispositivos. É por isso que você pode alternar rapidamente entre a foto original e a foto alterada diretamente no aplicativo. É por isso que o maior recurso do aplicativo não são controles deslizantes de cores ou ferramentas de caneta - são filtros predefinidos, definidos apenas por quanto ou quão pouco você deseja que o filtro afete sua foto. É por isso que o botão de exportação não existe no aplicativo, substituído por um ícone de compartilhamento, onde você pode salvar na sua galeria ou compartilhar instantaneamente no Facebook, Instagram, Google Fotos e qualquer outro aplicativo compatível com a interface de compartilhamento integrada ao Android.

O Photoshop Express pode não ser a versão completa do Photoshop para Android que alguns usuários procuram, mas você não pode culpar um aplicativo por abraçar o que realmente é: um excelente editor de fotos para dispositivos móveis que se baseia nos mesmos objetivos e efeitos que vimos em softwares de manipulação de fotos semelhantes. A diferença aqui - além do requisito de uma assinatura do serviço Creative Cloud da Adobe para usar os recursos avançados do aplicativo - é o poder do Photoshop em ativar o aplicativo. A capacidade de retoque, por exemplo, é muito melhor do que qualquer outra versão de aplicativos concorrentes na Play Store e outras funções pagas, como reduzir o ruído de fotos coloridas ou cheias de luz e desfigurar imagens tiradas em dias com mau tempo. não estão disponíveis em nenhum outro lugar. O Photoshop Express não está tentando ser o Photoshop CC - está tentando fornecer aos usuários móveis as funcionalidades de que precisam, sem os serviços do Photoshop que não se traduzem bem em uma experiência móvel, como máscaras e efeitos individuais em camadas. Para a maioria dos usuários do Android, o Express representa o meio termo perfeito entre algo como o próprio editor de fotos do Instagram e um manipulador baseado em desktop como o GIMP. Fácil de usar, rápido de aplicar e com compartilhamento instantâneo incorporado ao aplicativo. Se você deseja apenas um editor de fotos para o seu telefone, este é o melhor.

Adobe Photoshop Fix

Se o Photoshop Express representa uma visão do Photoshop para o típico editor de fotos de smartphones, o Photoshop Fix - junto com o Mix abordado abaixo - representa o que a maioria dos usuários do Photoshop CC desejaria em um aplicativo móvel. O Fix é preenchido com ferramentas, efeitos e diversos elementos extraídos diretamente do Photoshop CC, incluindo pincéis e patches de correção que permitem editar e corrigir manchas e artefatos na imagem diretamente do telefone. Todo o sistema parece funcionar bem com um dispositivo habilitado para toque, mas recomendamos o uso de uma caneta, se você tiver uma disponível (mesmo as canetas baratas na Amazon fariam o trabalho melhor que o seu dedo, embora imaginemos que os dispositivos Note da Samsung seriam perfeito para esse tipo de aplicativo). Se você fez o download do Express procurando ferramentas de distorção, correção e clone, o Fix pode ser o melhor aplicativo para você - mesmo que seu escopo seja limitado.

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Fix - e todos os outros aplicativos da marca Photoshop fora do Express - é o requisito para uma conta Adobe ID. Você pode fazer login usando as credenciais da sua conta do Google ou do Facebook, mas isso simplesmente criará seu Adobe ID usando as credenciais fornecidas pelo serviço de entrada que você escolher. Depois de fazer login, você terá acesso a todos os recursos do aplicativo, embora tenhamos dificuldade em saber se o aplicativo é totalmente gratuito para os usuários ou se uma avaliação é ativada se a sua conta não estiver vinculada a uma conta. Assinatura da Creative Cloud (pelo que vale a pena, a conta que usamos está vinculada ao pacote "Todos os aplicativos", o que significa que tínhamos acesso a todos os recursos do aplicativo). Depois de ativar sua conta (que também ativará o Mix e o Sketch), você obtém acesso aos exemplos apresentados pela Adobe para aprender como cada uma das funções do aplicativo funciona. As duas fotos de exemplo fornecidas pelo aplicativo fazem um bom trabalho ao mostrar o poder e as limitações do aplicativo.

Usando essas duas imagens de exemplo - exibindo um hidroavião e o rosto de uma mulher, respectivamente - vamos ver o que Fix pode ou não fazer. Cada exemplo funciona como uma amostra dos dois principais usos da correção: retoque criativo e retoque de retrato. Ambos são os principais usos do Photoshop - especialmente o retoque de retrato -, portanto, não é surpresa que o Fix os coloque na frente e no centro do aplicativo. A abertura de qualquer demonstração oferece as mesmas ferramentas criativas, permitindo que você experimente como elas afetam pessoas e objetos em suas fotografias. Em nossos testes, consideramos essas ferramentas muito mais poderosas do que as que vimos no Photoshop Express, embora qualquer pessoa que queira modificar cores em uma imagem deseje manter o Express no dispositivo - ele lida com cores, contraste e exposição muito melhor do que Consertar.

As ferramentas Fix fornecem que você está listado na parte inferior da interface do usuário de edição, como vimos anteriormente no Photoshop Express. Algumas guias parecem copiar recursos do aplicativo móvel principal do Photoshop, incluindo cortar e ajustar, que possuem funções quase idênticas. É a adição de ferramentas como liquefazer, curar, suavizar e desfocar, que fornecem aos usuários de Fix novas experiências para editar suas fotos. Liquify, por exemplo, permite distorcer, inchar e girar sua fotografia para o conteúdo do seu coração. Alguns desses recursos podem parecer inutilizáveis ​​- na verdade, quantas vezes você deseja girar o centro da sua imagem em uma confusão de cores e fluxo - mas a opção para fazê-lo, bem como deformar sua imagem com cuidado e devagar, se um pedaço de algo precisa ser ajustado, é realmente importante.

O mesmo vale para a guia de recuperação, sem dúvida um dos recursos mais importantes da versão para desktop do Photoshop CC e um componente enorme que falta no aplicativo tradicional do Photoshop Express. A recuperação no Photoshop Fix não oferece a mesma experiência que o aplicativo CC padrão, mas fornece aos usuários do Android uma maneira fácil de remover manchas e outros erros nas imagens do telefone sem precisar usar um computador. A adição das ferramentas de reparo local, correção e carimbo de clone facilita a manipulação da imagem como você achar melhor. Você pode modificar o tamanho e a dureza da sua ferramenta pincel, facilitando a manipulação de imagens grandes e pequenas e a remoção de pequenas manchas sem destruir o restante da fotografia. Ainda recomendamos o uso do aplicativo padrão do Photoshop para qualquer reparo sério para publicação, seja em papel ou online, mas essas três ferramentas de reparo facilitam a alteração de sua foto sem muito esforço por parte do editor.

Ferramentas como pintura, que permite modificar a cor da fotografia com sobreposições, e desfocagem, que coloca um borrão em qualquer lugar que você pinta ao longo da tela, tudo contribui bastante para fazer com que o Photoshop Fix pareça uma ferramenta de edição de fotos mais poderosa do que Photoshop Express, e até certo ponto, isso faz muito sentido. O Photoshop Fix não parece um aplicativo projetado para entrar e sair como o Express. Até a capacidade de alterar o tamanho e a forma do pincel inevitavelmente torna o processo mais lento, mais deliberado e focado do que o oferecido pelo Express. Você precisa ter alguma confiança em sua capacidade de editar fotos, algum conhecimento básico sobre o que o Photoshop foi projetado para fazer, a fim de usar o Fix em todo o seu potencial. E embora o aplicativo não corresponda exatamente aos filtros e lentes de cores rápidas oferecidos pelo Express, ele também se aproxima muito das habilidades oferecidas pela versão desktop do Photoshop CC. Apesar de o Express ser o aplicativo muito mais popular - com uma contagem de downloads 50 vezes maior que o Fix -, é óbvio que, para usuários que buscam a experiência móvel mais próxima da edição de fotos em computadores, a solução não é de todo. É o Photoshop Fix.

Adobe Photoshop Mix

A maioria dos usuários provavelmente poderá usar uma combinação do Photoshop Express e Photoshop Fix para recriar a experiência típica do Photoshop no dispositivo Android. O Express pode lidar com a edição de cores, filtros e efeitos especiais, como remover ruído e névoa das imagens automaticamente, enquanto o Fix pode lidar com a manipulação de imagens - remover manchas e artefatos, alterar a aparência do assunto da foto e corrigir quaisquer interrupções na própria imagem. O Adobe Photoshop Mix tenta preencher o terreno ausente descoberto entre esses dois aplicativos. Com suporte para camadas independentes, a capacidade de cortar objetos, bordas de penas e alterar a aparência de recursos independentes em uma imagem e misturar opções obtidas diretamente do Photoshop CC, este é o aplicativo para usuários cujas necessidades são ofuscadas pelo Express e Fix . De longe o mais complicado dos quatro aplicativos desta lista, o Photoshop Mix tem um poder incrível por trás - assumindo, é claro, que você é alguém que pode se beneficiar desse poder. Vamos dar uma olhada.

Ao contrário do Express and Fix, o Mix não existe para corrigir ou manipular suas imagens atuais. O Mix é muito mais útil para designers gráficos, com o conceito geral sendo usado para combinar elementos de diferentes imagens, cores e outros recursos para criar algo totalmente novo. Curiosamente, o Mix é o único dos quatro aplicativos da marca Photoshop que inclui tutoriais a partir do momento em que você abre o aplicativo, oferecendo explicações sobre como cada uma das ferramentas funciona no aplicativo (especialmente útil para os novos da família de produtos Photoshop) . Como o Fix, o Mix exige que uma conta do Adobe ID entre e comece a usar o aplicativo, embora, da mesma forma, você ainda possa usar suas contas do Google e do Facebook para fazer login mais rapidamente.

Logo de cara, abrir um dos tutoriais ou aplicativos de exemplo apresentará um sistema totalmente novo para a coleção móvel do Photoshop: camadas. As camadas desempenham um papel importante na maioria dos produtos Adobe, usados ​​no Adobe Animate, Illustrator, Photoshop, Premiere, After Effects e em muitos outros aplicativos para criar um design visual, independentemente de consistir em imagens em movimento ou estáticas. A Adobe fez um trabalho decente ao converter as camadas para um dispositivo móvel pronto para o toque. Em vez de oferecer ao aplicativo um menu separado para visualizar suas camadas, pequenas caixas contendo uma camada preenchem o lado direito da tela. Cada camada pode ser manipulada diretamente, permitindo decisões independentes de design em cada aspecto da sua imagem.

Não se trata apenas de camadas - o Mix faz um ótimo trabalho na tradução de elementos clássicos do Photoshop em pequenos dispositivos baseados em toque. As camadas podem ser ocultas ou exibidas com um único botão, permitindo uma experiência em tela cheia e uma maneira melhor de provar seu projeto concluído sem a necessidade de exportar várias cópias de imagens. O aplicativo apresenta "Looks", um recurso exclusivo para celular portado do Express que atua como filtros em seu projeto, facilitando a alteração rápida da aparência da foto em escala global e baseada em camadas rapidamente. Funciona bem o suficiente, embora certamente não seja tão poderoso quanto algumas das ferramentas de edição que vimos na versão para desktop. O Photoshop Mix também permite várias opções de corte diferentes, incluindo a capacidade de aplicar penas e bordas da camada de cada camada. Essa é uma ferramenta clássica do Photoshop que nunca vimos em nenhum dos outros aplicativos para dispositivos móveis. Por isso, estamos felizes em vê-la aparecer aqui.

A maior adição ao Mix, em termos de recursos de portabilidade da versão desktop do Photoshop, são as opções de mesclagem para camadas independentes. Qualquer pessoa que tenha usado o Photoshop para compor imagens em conjunto tem alguma familiaridade com as opções de mesclagem, que estão constantemente disponíveis no canto do aplicativo, permitindo alterar como duas camadas interagem e se misturam. Assim como no Photoshop CC, o Photoshop Mix permite modos de mesclagem como Escurecer, Multiplicar, Tela, Sobreposição, Softlight e muito mais. Aqui está o que o torna melhor do que o modo de área de trabalho: no Mix, o aplicativo fornece uma pequena miniatura de como a imagem aparecerá com o modo selecionado. Isso torna muito mais fácil para os novos usuários do Photoshop saber como as opções de mesclagem funcionam no aplicativo, enquanto os usuários de desktop precisam aplicar cada modo para ver como isso afeta a imagem.

Esses certamente são alguns recursos avançados, ainda mais do que o que vimos no Photoshop Fix, mas isso também levanta uma questão importante: para quem é esse aplicativo? Embora seja o único dos quatro aplicativos da marca Photoshop a incluir um tutorial - possibilitando aprender como o aplicativo funciona - ele também atende a uma necessidade de nicho para edição de fotos em movimento que não podemos ver a maioria dos usuários normais querendo manter o Mix no telefone. A idéia é legal, assim como a tecnologia por trás disso, mas as pessoas comuns não querem ou precisam compor imagens em movimento, e a maioria dos editores de fotos deseja esperar até ter o controle de um mouse e teclado antes eles começam a trabalhar em um novo projeto. Apesar da tecnologia impressionante, ele realmente nos deixa imaginando para quem é esse aplicativo.

Esboço do Adobe Photoshop

Enquanto o Photoshop Express, Fix e Mix pegam elementos clássicos do Photoshop CC e os constroem em aplicativos móveis separados, cada um com seu próprio objetivo específico de existir. O Sketch, por outro lado, se afasta mais do caminho do Photoshop e se aproxima muito mais de um aplicativo como o Illustrator, apesar do nome do Photoshop no título. Como o Fix e o Mix, o Sketch utiliza ferramentas tiradas diretamente do Photoshop na área de trabalho, desta vez com foco em pincéis e outras ferramentas que são frequentemente usadas no Photoshop e no Illustrator para fins de design gráfico. Olhando para o Sketch de um ponto de vista puramente fotográfico, fica claro que o aplicativo tem muito menos funcionalidade para a maioria do que algo como Fix ou Mix, mas, independentemente disso, pode valer a pena ter de qualquer maneira o seu telefone.

Primeiras coisas primeiro: apesar das semelhanças em utilidade com o Illustrator, o Sketch é marcado com o título do Photoshop, levando-nos a acreditar que, assim como o Photoshop, o Sketch trabalha com gráficos de bitmap em vez de vetor. Isso significa que, diferentemente do Illustrator, você não poderá redimensionar seus desenhos posteriormente sem perder a qualidade. O aplicativo não apresenta nenhum tipo de exemplo de esboço, embora alguns tutoriais sobre ferramentas de personalização e configurações de pincel possam ser visualizados tocando na seção "Tutoriais" no painel lateral do aplicativo. Em vez disso, a página principal é aberta com duas guias: seus projetos e esboços da comunidade. A visualização de esboços da comunidade permite que você veja no que os outros estão trabalhando, e existe um sistema de classificação para dar polegares para cima ou para baixo em cada desenho. Como qualquer rede social, você também pode comentar ou compartilhar a imagem e também visualizar informações sobre o artista, sobre e tags para cada imagem. Obviamente, você não pode copiar ou recriar a imagem (a maioria dos trabalhos na seção da comunidade é coberta por direitos autorais, a menos que o artista os rotule de outra forma), mas o trabalho no Sketch é impressionante.

Pode ser óbvio, mas é óbvio que o Sketch foi feito para ser usado com uma caneta e uma tela grande. Os desenhos que você encontrará na seção da comunidade do Sketch não foram feitos sem ferramentas profissionais. Você não pode usar o dedo para criar um retrato com aparência profissional, não importa o quão bom você seja. Se você deseja criar obras de arte incríveis, convém procurar um dispositivo como a série Note da Samsung, ou talvez tablets como o Nvidia Shield Tablet, com suporte para opções de caneta personalizadas. Uma opção barata de terceiros da Amazon pode funcionar também, mas você deseja a exatidão que obtém de estiletes específicos que funcionam com seus próprios dispositivos.

Depois de iniciar um projeto, você se encontrará em uma interface semelhante à que vimos no Fix and Mix. No lado direito da tela, você encontrará camadas, permitindo combinar e misturar estilos de pincel e tinta sem precisar se preocupar muito em desenhar uma peça importante da sua arte. À esquerda, você verá sua exibição de ferramentas e estilos de tinta, cada uma com suas próprias subcategorias acessíveis, mantendo o dedo pressionado na tela para acessar a lista de pincéis, tanto no aplicativo quanto criados na sua biblioteca. Se você usa o Creative Cloud, a capacidade de sincronizar facilmente seus pincéis diretamente do seu PC para o seu telefone através da nuvem é uma excelente adição. Alguns pincéis também possuem recursos adicionais, como o pincel, que tem a capacidade de alternar entre mesclar e pintar em um traçado. Facilita a criação de trabalhos com aparência profissional, sem a experiência da pintura da vida real.

O Sketch também inclui as ferramentas de linha e forma, permitindo adicionar linhas, formas básicas e polígonos diretamente à sua imagem. Essas são ferramentas bastante populares no Photoshop CC, portanto, não é surpresa vê-las aparecer em um dos aplicativos móveis da Adobe, mesmo que limitados ao Sketch. Não incluído: a ferramenta caneta, permitindo que você faça linhas retas soltando pontos na imagem. Não estamos surpresos ao ver isso faltando em uma experiência móvel - provavelmente seria uma ferramenta difícil de usar, mesmo com uma caneta -, mas, no entanto, vale a pena notar sua ausência. O aplicativo permite que você armazene imagens do Adobe Stock, facilitando a implementação de fontes externas em seu projeto, e adicionar camadas de tinta e imagem é super fácil. As camadas do esboço também têm modos de mesclagem específicos, que podem ser encontrados acessando o menu da camada com uma pressão longa no ícone de cada camada individual, no lado direito da tela.

Quando você termina de trabalhar no seu projeto dentro do Sketch, o aplicativo facilita a exportação do projeto diretamente do Sketch para o Photoshop e o Illustrator. Ao contrário dos outros aplicativos nesta lista, o Sketch possui um botão de upload dedicado em sua barra de tarefas, facilitando o upload de seus desenhos e esboços para outros aplicativos da Adobe para edição na área de trabalho. Você pode salvar sua imagem em sua galeria, publicar o desenho final no Behance, o próprio showroom da Adobe para trabalhos criativos on-line, salvar como um arquivo PSD (Photoshop) dentro da Creative Cloud, enviar para o Photoshop CC, Illustrator CC ou compartilhar com qualquer outro aplicativos no seu telefone, facilitando a publicação do seu trabalho como você achar melhor.

Obviamente, a pergunta ainda permanece: isso é realmente digno de ser um aplicativo da marca Photoshop? Embora o programa seja composto por vários recursos variados do Photoshop, a maioria dos usuários não poderá colocá-los para funcionar de maneira digna. É quase impossível usar o sketch sem um painel grande, uma caneta dedicada e muito e muito tempo. Embora o aplicativo seja excelente para qualquer usuário que procura um programa baseado em arte para ser usado em qualquer lugar, a maioria dos fotógrafos no Android deseja algo com mais utilidade do que o Sketch oferece.

O que você deve usar?

Bem, isso realmente depende. Apesar de todos os quatro aplicativos pertencerem ao mesmo ramo da marca Photoshop, Express, Fix, Mix e Sketch atendem a indivíduos e mercados diferentes. Há algum cruzamento no apelo do público, mas o aplicativo correto para você pode ser completamente diferente para outra pessoa. Dito isso, examinar os quatro aplicativos acima realmente mostra as diferenças de apelo do mercado e, se você ainda não tem certeza de qual aplicativo do Photoshop é ideal para você e seu dispositivo Android, aqui está o nosso guia para você.

  • Fotógrafos comuns, todos os dias: são as pessoas tirando selfies de seus amigos e postando-as no Facebook, Twitter e Instagram. Ou talvez tirar fotos de paisagens e arquitetura durante as férias. Esses são os consumidores médios, que desejam uma ótima foto sempre e pouco ou nenhum ajuste para torná-la ainda melhor. Ainda mais, essas são as pessoas que não se consideram fotógrafos. Se você nunca usou o Photoshop para desktop e se enquadra nessa categoria de usuários básicos do smartphone todos os dias, o Photoshop Express é o aplicativo para você. O Express é semelhante a qualquer outro aplicativo de edição de fotos que você usou na Play Store, mas com mais opções e mais poder do que nunca. Possui poderosas ferramentas de edição que são simultaneamente fáceis de usar, como a ferramenta de retoque do Express e a redução de olhos vermelhos. Para tirar o máximo proveito do aplicativo, você terá que pagar por uma assinatura da Adobe, mas achamos que os usuários gratuitos também gostarão do aplicativo. E como bônus, você não precisa de um Adobe ID para usar o aplicativo.

  • Usuários experientes do Photoshop: esses usuários tiram fotos semelhantes à categoria média de fotógrafos acima. Eles não são pagos pelo seu trabalho, mas amam o seu hobby, e a evolução das câmeras dos smartphones tornou muito mais fácil tirar fotos fantásticas em movimento. Obviamente, levar o trabalho deles para o Photoshop para editar ou retocar ainda é frustrante, geralmente feito em casa ou dias após as fotos serem tiradas. Para os usuários que amam a idéia de poder editar em qualquer lugar, sem levar um laptop com eles o tempo todo, confira o Photoshop Fix e o Photoshop Mix . O Fix fornece o poder de retocar e editar suas fotos em qualquer lugar, com borrões e outras ferramentas diretamente do Photoshop CC, enquanto o Mix oferece o poder de camadas e ferramentas de bordas no seu dispositivo Android. Ele não funcionará inteiramente como um substituto do Photoshop, mas é um aplicativo sólido e sempre em movimento para você.

  • Amantes de canetas: se você é fã de desenho, rabiscos, arte ou qualquer outra coisa que não esteja usando a câmera, mantenha uma caneta à mão para o seu telefone - incorporado como a série Note da Samsung ou uma caneta de terceiros da Amazon ou Best Buy - O Photoshop Sketch o manterá ocupado por horas, com ferramentas profissionais para dar vida às suas visões, uma quantidade extensa de pincéis, canetas e lápis e suporte interno para enviar sua arte ao Photoshop CC e Illustrator CC . O Sketch realmente funciona melhor se você é um usuário da Creative Cloud, mas se gosta de criar arte e está procurando um ótimo aplicativo de desenho para seu smartphone ou tablet, o Sketch é um dos melhores por aí.

  • Fotógrafos avançados: essas são as pessoas que trabalham dia após dia com a fotografia. Eles tiram fotos com o smartphone, mas também carregam uma câmera DSLR ou mirrorless para quando um trabalho sério deve ser feito. Eles são clientes da Adobe há anos, muito antes da Creative Cloud e da ascensão do smartphone, mas como agora pagam anualmente pelo acesso a todos os aplicativos da Adobe, desejam aproveitar ao máximo sua experiência em CC. Para esses criadores, convém pegar os quatro aplicativos . Sério, o Photoshop para dispositivos móveis é uma suíte poderosa, mas apenas se você estiver disposto a reunir todos os quatro aplicativos. O Express é o menos útil para essa categoria, pois as opções de "aparência" e filtro não interessam a esse público. Mas o poder do Fix and Mix, combinado com as opções de pincel incorporadas ao Sketch e as habilidades de compartilhamento do Express, tudo isso resulta em um agrupamento amplamente coeso de aplicativos, mesmo que sejam necessários quatro aplicativos para criar o Photoshop no celular quase completo dispositivos.

O poder do pacote Photoshop da Adobe em plataformas móveis nunca foi tão grande como agora e, embora seja impressionante ver como os aplicativos cresceram ao longo dos anos, realmente aproveitando a forma como os smartphones e tablets avançados se tornaram, ainda não há um verdadeiro substituto para o Photoshop de desktop em dispositivos móveis. Porém, a combinação dos quatro aplicativos pode ajudar bastante a tornar a experiência muito mais agradável. Mix, Fix e Sketch têm alguns dos recursos extraídos diretamente do Photoshop CC e, embora a separação dos aplicativos certamente dificulte a criação desses recursos, não é impossível. Talvez no futuro, a Adobe reconsidere seus planos para o Photoshop em dispositivos móveis, mas, por enquanto, o trabalho entre vários aplicativos - com a maioria necessária de login no Adobe ID - é a situação que a Adobe nos forneceu. E, embora inconveniente, também permite que todos, desde novos usuários do Photoshop até profissionais experientes, obtenham as ferramentas de que precisam, proporcionando uma experiência o mais simples ou complexa possível.

Usando o photoshop no android: o guia completo