O MS-DOS Editor é um editor de texto baseado em DOS que vem com o Windows XP Home and Professional de 32 bits (além de praticamente todas as outras versões do Windows anteriores a ele.)
Como o bloco de notas só pode lidar com arquivos pequenos; Às vezes, o editor é usado como substituto do bloco de notas. É uma interface de usuário de texto; cujo esquema de cores é ajustável. O Editor pode editar arquivos com até 65.279 linhas e até aproximadamente 5 MB de tamanho. O editor também pode abrir arquivos no modo binário.
A janela pode ser dividida ao meio em dois painéis. Eles podem ser usados para exibir dois arquivos em uma única janela ou partes diferentes do mesmo arquivo. O Windows manteve esse programa e o arquivo de programa manteve sua extensão de arquivo .com, da versão original do DOS no MS DOS 3.1; embora na realidade seja um arquivo .exe.
Existem duas maneiras de acessar este programa: A primeira é digitando "edit" em uma linha de comando. O segundo, e o mais conveniente, é criar um ícone na área de trabalho. Veja como fazer isso:
1. Localize o arquivo "Edit.com" na pasta
% systemroot% WindowsSystem32
Onde% systemroot% é a sua unidade do sistema. (Geralmente C :)
2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e clique em "Criar atalho" para criar um atalho para ele.
3. Arraste e solte o atalho na área de trabalho.
4. Clique com o botão direito do mouse no ícone do atalho, selecione "Propriedades" na caixa suspensa, selecione a guia "Programa" e verifique se a caixa de seleção "Fechar ao sair" está marcada.
5. Clique em OK
Sempre que precisar usar o editor do MS-DOS, basta clicar no atalho da área de trabalho e o programa será ativado. Para fechá-lo, clique no X no canto direito ou clique em "Sair" no menu do arquivo.