De vez em quando, você encontra um arquivo ISO e pode se perguntar o que fazer com ele. Então, o que é e o que você faz com isso? Pessoas novas em computadores podem não saber., Vou apresentar um arquivo ISO para você. E para aqueles que já sabem sobre ISOs, vou apresentar algumas ferramentas que você pode achar úteis.
O que é um ISO?
Um arquivo ISO é essencialmente um arquivo de imagem do conteúdo de um sistema de arquivos ISO 9600. Que raio é aquilo? Bem, ISO significa Organização Internacional de Padronização, que é o grupo que define os padrões usados em várias indústrias. Um dos muitos padrões que eles definiram é o ISO 9600, que é o padrão usado para armazenar arquivos em um CD-ROM. Portanto, se você conectar os pontos aqui, um arquivo ISO é essencialmente um arquivo de imagem de um CD-ROM e seu conteúdo. É um CD inteiro em um único arquivo com uma extensão de arquivo * .ISO.
Um arquivo de imagem é um arquivo único que, por si só, é uma cópia completa de byte a byte da aparência do conteúdo de um disco. Então, digamos que você tenha um CD-ROM com alguns dados. Você pode criar uma imagem ISO desse disco e esse arquivo ISO seria uma cópia exata do CD-ROM.
ISOs não são apenas para CD-ROMs. São imagens de qualquer disco óptico, incluindo um DVD.
Usa para um ISO
Um arquivo ISO é uma maneira conveniente de:
- Arquivar CD-ROMs em um disco rígido (caso o disco esteja danificado ou perdido)
- Distribua CD-ROMs pela Internet
Algumas pessoas gostam de criar imagens ISO de CDs e DVDs para fins de arquivamento. Por exemplo, se você compra um novo programa de software e ele vem em um CD-ROM, você pode criar uma imagem ISO do disco do programa e armazená-la no disco rígido. Se você perder o disco original, poderá gravar um novo usando o ISO.
Se você deseja distribuir CDs ou DVDs eletronicamente, os ISOs são um bom caminho a percorrer. Você vê isso frequentemente quando várias distribuições Linux. Como o Linux é gratuito, eles o oferecem para download. Bem, como qualquer sistema operacional, ele é instalado no computador via CD. Portanto, você pode simplesmente baixar o arquivo ISO da Internet, gravar seu próprio CD e instalar o programa.
Como fazer um ISO
Existem muitos programas de gravação de CD / DVD que permitem criar arquivos de imagem ISO de um disco. Das muitas opções, algumas são:
- Pasta2ISO - permite criar um ISO para todas as pastas do seu disco rígido
- ImgBurn
- Gravador ISO
- MagicISO - este é o meu favorito atual, mas não é um brinde.
A criação de um ISO varia de acordo com o programa que você usa, mas basicamente se trata de selecionar o disco ou as pastas das quais você deseja criar uma imagem e depois criar a imagem. Você diz ao programa o que chamar de ISO. MagicISO é o que eu uso e você pode criar um ISO de qualquer disco com o clique de um botão.
Usando um ISO sem gravar no disco
Como uma imagem ISO é uma cópia exata de um disco, ela pode ser usada como um CD ou DVD sem precisar realmente estar em um disco. Esse processo é chamado de "montagem" da imagem do disco e pode ser feito com certos utilitários que criam uma unidade de CD-ROM virtual.
Meu favorito é chamado Daemon Tools. Uma vez instalado, você pode “montar” um arquivo de imagem ISO e ele realmente funcionará como se fosse um CD real. Se a imagem do disco tiver um arquivo de execução automática, ele executará a execução automática depois de montada. Funciona completamente como um disco, mas é virtual.
A montagem de arquivos ISO arquivados dessa maneira torna o uso dessas imagens mais rápido. Como o disco rígido é mais rápido que uma unidade de CD-ROM, uma imagem de disco montada proporciona um desempenho mais rápido. Por exemplo, instalar software usando uma imagem montada no Daemon Tools será muito mais rápido do que usar o próprio CD.