Spam é uma merda. Nós todos sabemos isso. A questão é como pará-lo. Aqueles de nós que usam o Gmail do Google têm muito pouco problema de spam. A filtragem de spam do Google é MUITO boa. Quando eu estava usando o Outlook como meu cliente de email, estava usando o plug-in pago da Cloudmark para combater o spam. Ele supera a filtragem de spam embutida em QUALQUER cliente de email. Mas, desde a mudança para o Gmail, meu problema de spam tem sido ainda menor do que com o Cloudmark. E eu não tenho que gastar um centavo por isso.
Mas e se você não quiser usar um endereço de e-mail do gmail.com? Talvez você esteja usando um endereço vinculado ao seu próprio nome de domínio ou do seu ISP. Você pode não querer mudar. Bem, tenho boas notícias e não, não tem a ver com o meu seguro de carro. No entanto, economizei muito dinheiro em meu problema de spam ao mudar para o Gmail. E não precisei alterar meu endereço de email.
Gmail como um intermediário
O Gmail não é um serviço de email independente da Web. Eles abriram o acesso ao POP3 e, mais recentemente, ao IMAP. Mas esse é o lado do download. E se você já tiver uma conta de email em outro lugar? Bem, o Gmail também pode fazer login em uma conta de email EXTERNA e buscar o email, trazendo-o para o Gmail.
Então, como você pode usar isso para filtrar seu spam?
Obtenha uma conta do Gmail se você ainda não a possui. Em seguida, configure-o para receber e-mails da sua conta de e-mail externa existente. Se você ainda não sabe se vai gostar disso, pode pedir ao Gmail para deixar o email no servidor para não dividir o email entre dois servidores. Agora, com seu e-mail chegando ao Gmail, você pode ativar o acesso POP3 ou IMAP na conta do Gmail e apontar seu cliente de e-mail para fazer o download de e-mails do Gmail. Então, o que você tem é exatamente o mesmo e-mail, proveniente da mesma conta, mas via Gmail.
E o que você sabe, todo o seu spam está sendo filtrado pelo Gmail no processo!
Se você usar o acesso POP3, todo o email será removido dos servidores do Gmail e baixado para o seu cliente. Se você usa o IMAP, seu cliente de email simplesmente espelhará o que está no servidor - uma ótima opção se você desejar um correio totalmente portátil com a mesma aparência, independentemente do computador que você estiver usando.
The Gotcha
Se você possui várias contas de email, esse sistema pode não ser perfeito para você. Embora o Gmail permita que você receba e-mails de mais de uma conta externa, quando chegar ao Gmail, tudo estará em um só lugar. Isso significa que o Gmail funcionará como um funil, enviando todas as suas contas de email por uma única conta de email. Provavelmente, você pode simplesmente usar filtros no lado do cliente para dividir seus e-mails de acordo com o endereço originalmente, mas se você realmente enviar um endereço de e-mail diferente para diferentes arquivos de e-mail físicos, será difícil retirá-lo.
Caso contrário (e para a maioria de vocês), essa é uma maneira muito viável e gratuita de combater o spam no seu endereço de e-mail existente.