Anonim

Existe uma ferramenta dentro do OS X chamada Automator. O Automator é um utilitário muito subvalorizado que acompanha o OS X. É uma daquelas coisas que eu gostaria que viesse com o Windows, mas, infelizmente, não. O Automator é um utilitário que permite criar um fluxo de trabalho, uma série de ações de software que seu computador executará e depois executá-lo. Isso permite que seu computador funcione automaticamente para você - daí o nome.

O que eu gosto no Automator é como ele realmente é uma maneira de programação WYSIWYG. Ele permite que um não programador crie essencialmente scripts que farão com que o computador faça as coisas por você. Com o Windows, você pode usar o VBScript e criar arquivos em lote, mas isso está além das habilidades da maioria (incluindo eu). Existem utilitários para Windows que funcionam de maneira semelhante ao Automator, mas não são baratos. Por exemplo, um programa chamado Automise para Windows fornece um ambiente para a criação de scripts, mas é mais complicado e custa US $ 195. Isso é mais do que todo o sistema operacional OS X. Pelo contrário, o Automator é fornecido com o OS X e é muito fácil de usar.

Para usar o Automator, você ainda precisará pensar como um programador. Você não precisará entrar na codificação real (a menos que queira criar alguns fluxos de trabalho do Automator seriamente poderosos acoplando-os ao AppleScript), mas precisará aplicar um pouco de lógica para colocar as ações na ordem certa . Essencialmente, o Automator fornece uma lista de ações. Você combina essas ações em fluxos de trabalho significativos que realizam algo. Usar uma ação é um simples arrastar e soltar na área de trabalho. Você define alguns parâmetros na ação e ela está em vigor.

Para ilustrar meu primeiro uso do Automator, mostrarei as etapas que usei para criar um fluxo de trabalho projetado para baixar meus backups do banco de dados do servidor para o Mac. Em seguida, mostrarei como usar o CRON para executar esse fluxo de trabalho automaticamente. No meu caso, eu executo esse fluxo de trabalho todas as noites para ter sempre backups aqui no meu Mac. CRON é o serviço do sistema operacional que é fornecido em todos os sistemas operacionais UNIX, projetado para executar as coisas em determinados momentos. É muito comumente usado em servidores Web que usam um sistema operacional baseado em UNIX. Bem, o Mac OS X também é baseado no Unix, por isso também usa CRON.

No meu exemplo, usei meu cliente de FTP Transmit para executar a transferência de arquivo real. Aqui está como eu faço isso.

  1. Arraste a ação "Iniciar aplicativo" para a área de trabalho. No menu suspenso desta ação, selecionei Transmit (meu cliente FTP).
  2. Arraste a ação "Sincronizar pasta" para a área de trabalho. No meu caso, o Transmit vem com essa ação e a coloca no Automator. Portanto, a ação é programada especificamente para trabalhar com o Transmit. Especifiquei o nome do servidor, o login, a pasta no lado local para o qual quero fazer o download, a pasta no site remoto (meu servidor) onde estão os backups e a direção da sincronização (Download).
  3. Em seguida, arrasto a ação "Sair do aplicativo" para a área de trabalho e selecione Transmitir.
  4. Eu salvo o trabalho como um fluxo de trabalho. Você pode clicar no botão "Executar" no Automator para testar o fluxo de trabalho e visualizar os resultados. Eu faço isso e vejo que o fluxo de trabalho funciona. Legal.
  5. Em seguida, desejo executar esse fluxo de trabalho via CRON. Você pode configurar tarefas cron através da linha de comando, mas eu instalo e inicio o CronniX, um programa que fornece acesso ao CRON por meio da interface gráfica usual.
  6. Eu uso o seguinte comando para executar o fluxo de trabalho: automator /Users/davidrisley/Documents/Workflows/GetDatabaseBackups.workflow/Contents/document.wflow Observe que você precisa colocar "automator" no comando para que o sistema saiba como abrir o arquivo . Além disso, embora o documento "fluxo de trabalho" apareça como um arquivo no Finder, na verdade é o que é chamado de "Pacote". Se você clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Visualizar Conteúdo do Pacote”, verá que na verdade ele consiste em vários arquivos. Portanto, você precisa se aprofundar nele e acessar o script real para executá-lo via CRON.
  7. Configure-o para executar sempre que quiser.
  8. Você Terminou.

Aqui está uma captura de tela do Automator com o fluxo de trabalho acima. Observe a biblioteca de ações no lado esquerdo, todas arrastáveis ​​para a área de trabalho para criar uma ampla variedade de fluxos de trabalho diferentes.

Observe que todo esse procedimento exige que você tenha algo pronto em seu servidor para fazer backup. Se você está pegando os arquivos do site, tudo bem. Se você deseja obter backups de banco de dados, é claro que precisará de algo no servidor que faça dumps de banco de dados e coloque esses arquivos no sistema de arquivos do servidor.

O Automator é capaz de algumas coisas realmente poderosas. Esse fluxo de trabalho é realmente muito básico, mas foi útil para mim.

Então, algum de vocês está usando o Automator? Eu estaria interessado em seus comentários sobre o que você fez com isso.

Usando o automator para fazer backup do seu servidor