Anonim

Este guia é para qualquer pessoa que possua um monte de arquivos, sejam eles fotos, MP3s, documentos ou qualquer outro tipo de arquivo que seja necessário e que classifique rapidamente a data rapidamente.

Existe apenas uma maneira correta de colocar a data em um nome de arquivo. Quando digo "data em um nome de arquivo", quero dizer que o título real do arquivo tem a data.

O formato que você deve usar para formatar a data sempre é:

  1. Ano de quatro dígitos
  2. Traço
  3. Mês de dois dígitos ou mês de um dígito com zero à esquerda
  4. Traço
  5. Dia do mês com dois dígitos ou dia do mês com um dígito inicial e zero
  6. Sublinhado
  7. Descrição do arquivo em letras minúsculas com palavras separadas por sublinhados (opcional, mas mais compatível)

Aqui está um exemplo:

2009-03-27_my_document.doc

Agora vou explicar por que essa é a estrutura de formatação de data adequada para os nomes de arquivo.

Ano de quatro dígitos

Você faz isso para não confundir um ano com um mês. Se você tem uma data escrita como 08-07-08, é 7 de agosto de 2008 ou 8 de julho de 2008 ? Você não pode dizer.

"Isso não importa, eu sempre uso mês / dia / ano."

Importa porque nem todo mundo usa mês / dia / ano.

Mês de dois dígitos ou mês de um dígito com zero à esquerda

Um mês de dois dígitos é suficiente para entender. Por exemplo, dezembro é 12.

Um mês de um dígito, como maio, é 5. Mas você não escreve assim. Você adiciona um zero à esquerda, para que seja escrito como 05.

Por quê?

Porque alguns sistemas operacionais não listam arquivos em ordem numérica adequada sem o zero inicial. O Windows XP e todas as versões anteriores anteriores fazem isso.

Exemplo: você possui 10 arquivos DOC de 0 a 10. Os dígitos únicos não possuem zeros à esquerda.

Isso será exibido no XP no Windows Explorer como:

0.doc
1.doc
10.doc
2.doc
3.doc
4.doc
5.doc
6.doc
7.doc
8.doc
9.doc

Observe que o 1 e o 10 estão em cima um do outro. Por que o XP faz isso? Porque 1 vem depois de 0, antes de 2 e de todos os outros números. XP está passando apenas pelo primeiro caractere que "vê".

Até o Windows Vista e 7 ainda fazem isso ao listar arquivos fora da interface do Windows Explorer (como uma caixa de diálogo Arquivo / Abrir).

Segundo exemplo: 00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10

Todos esses números serão listados na ordem correta. 0 sempre vem antes de 1 e, mesmo com a maneira como o Windows lista os arquivos, ele absolutamente não está errado; é por isso que você faz.

Dia do mês com dois dígitos ou dia do mês com um dígito inicial e zero

Você faz isso exatamente pelo mesmo motivo do mês.

Sublinhado

O sublinhado (esse caractere: _) é necessário porque as datas já usam traços. O uso de sublinhados fornece uma dica visual clara sobre o que é um descritor e o que é uma data.

Além disso, você usa sublinhados porque tentar enviar um arquivo pela Internet com um espaço literal resultará em% 20 ou apenas falhará na tentativa de transferência. Uma substituição deve ser usada para o espaço para evitar isso. Sublinhado é isso.

Descrição do arquivo em letras minúsculas com palavras separadas por sublinhados

Como dito acima, isso é opcional. Você usa letras minúsculas para o caso de precisar fazer o upload de uma linha de comando via FTP. Nos casos em que há letras maiúsculas e minúsculas, erros podem ser facilmente cometidos - especialmente se for um título de arquivo longo. Se você souber que todas as letras são minúsculas, isso diminui significativamente os erros de digitação.

Por que ano / mês / dia e não ano / dia / mês?

Ano / Mês / Dia é uma formatação big endian adequada e segue o padrão internacional ISO 8601. Ano / dia / mês não. Você pode ver mais informações aqui sobre isso, se quiser.

Ok, então eu sei um monte de coisas sobre a formatação de data nos arquivos agora. Por que eu deveria me importar?

Você deve cuidar de três boas razões.

Primeiro e mais óbvio, facilitará o gerenciamento de seus arquivos, independentemente do sistema operacional usado. E se você planeja continuar com o XP por mais algum tempo, isso é obrigatório devido à maneira como ele lista os arquivos que começam com dígitos.

Segundo, como o mundo está ficando menor a cada dia, é provável que você troque arquivos com alguém do outro lado mais cedo ou mais tarde, se ainda não o fizer. O uso do padrão big endian reconhecido internacionalmente elimina toda e qualquer confusão sobre o que realmente representa um formato de data.

Terceiro, além de os arquivos serem classificados corretamente, independentemente do sistema operacional usado, eles também serão classificados independentemente do site que você usar. Você usa o Windows SkyDrive, o Google Docs, FTP comum ou outro meio de armazenamento online? Você poderá classificar muito mais facilmente usando a formatação de data adequada nos títulos dos seus arquivos.

Não seria mais fácil classificar por data de modificação ou data de criação?

Não necessariamente porque pode adicionar muitos passos repetitivos.

No Windows (XP / Vista / 7), duas colunas que podem ser adicionadas pelo Windows Explorer são Data de modificação e Data de criação . No entanto, para visualizá-las, você precisa estar no modo de exibição Detalhes ao visualizar arquivos.

A Data de modificação geralmente está lá por padrão, mas a Data de criação não está; portanto, você deve adicioná-la clicando com o botão direito do mouse em uma coluna para ver tudo o que está disponível e escolher Data de criação para que possa ser vista.

Exemplo do Windows XP:

Para chegar a esse ponto, foram necessários cinco cliques apenas para ver essas coisas.

  1. Visão
  2. Detalhes
  3. Clique com o botão direito do mouse na coluna
  4. Data Criada
  5. Clique para classificar por data de criação

Você pode ter que fazer isso repetidamente - principalmente no XP - porque esse modo de exibição pode não ser "lembrado" pelo Windows. Pode ficar muito frustrante rapidamente.

Adicionar a data ao título do arquivo elimina a necessidade de fazer isso.

Onde o uso de formatação de data como esta em títulos de arquivo seria mais útil?

Três instâncias vêm à mente:

  1. Fotos
  2. Documentos
  3. Transmissões de áudio ou vídeo datadas

Existe alguma maneira de automatizar o processo de renomear vários arquivos com a data como esta?

Absolutamente. A ferramenta que você precisa é Renomear mestre para Windows. Veja como usar esse software para modificar quantos arquivos você quiser - de uma só vez - com a data de criação na frente:

1. Inicie Renomear mestre.

2. Remova todas as etapas existentes. Isso é feito facilmente, clicando em Editar e em Limpar opções de renomeação , desta forma:

3. No RM, navegue até a pasta onde estão os arquivos. Faça isso usando o Navegador de pastas à esquerda do aplicativo. Se você não o vir, pressione CTRL + B enquanto usa o Rename Master.

4. Clique no botão Nova etapa e, em seguida, em Adicionar ao início / término , desta forma:

5. Adicione o seguinte em:? Dc: FYYYY-MM-DD? _

Sim, eu sei que parece estranho, mas funciona. Se parece com isso:

Certifique-se de selecionar “no início” e “no nome”, como mostrado acima.

6. Clique no botão Nova etapa novamente e escolha Substituir nome / frase , assim:

7. Defina a etapa com esta aparência e siga as etapas com cuidado:

Ao lado de "Substituir o", selecionamos a frase . Isso ativará os outros campos.

No campo diretamente à direita da frase , clique dentro e pressione a barra de espaço uma vez para adicionar um espaço. Você não pode ver isso na captura de tela acima, porque um espaço obviamente não pode ser visto.

No campo diretamente à direita de, digite um sublinhado (esse caractere: _).

8. Clique na guia Caso e caracteres curinga , marque Substituir definições de configuração e marque a opção para minúsculas , desta forma:

9. Compare o nome com a coluna Novo nome para garantir que as alterações apropriadas serão feitas.

Acima é exatamente o que queremos. O melhor exemplo é "New OpenDocument Text.odt".

Como você pode ver na coluna Novo nome , ela será alterada para:

2009-09-23_new_opendocument_text.odt

A data de criação do arquivo é adicionada usando a formatação de data adequada. Todos os espaços são substituídos por sublinhados e as letras maiúsculas são alteradas para minúsculas.

Depois disso, basta clicar neste botão:

(Localizado na parte inferior de Renomear mestre)

..e é tudo o que há para isso.

Lembre-se sempre de prosseguir cuidadosamente com a renomeação de arquivos, especialmente para grandes quantidades deles. Preste muita atenção à coluna Novo nome em Renomear mestre ao usar o software, porque o que você vê lá é exatamente o que os arquivos serão renomeados para literalmente. Então, se parece errado, está errado. Corrija-o antes de pressionar o botão renomear na parte inferior.

Notas finais para usuários do Vista / 7

Como você sabe, são necessárias permissões de arquivo para renomear arquivos em locais específicos. O RM pode não funcionar corretamente se você tentar modificar os arquivos aos quais não tem acesso adequado. Para superar isso, renomeie os arquivos que você localizou em uma pasta específica criada na área de trabalho ou em uma pasta específica criada em Meus Documentos. O RM deve funcionar sem problemas ao renomear arquivos desses locais. Lembre-se de criar uma pasta específica para fazer isso, para que você não renomeie mais nada por engano.

O melhor guia para formatação de data adequada em nomes de arquivo