O que exatamente é uma instalação "persistente"?
Com uma inicialização normal do Live-CD do Ubuntu, você não pode salvar as configurações da sessão ao sair do sistema operacional. E se você inicializar o pendrive a partir de uma imagem de CD transferida (como uma criada usando o utilitário Unetbootin), isso não salvará suas configurações também porque o sistema operacional ainda está no modo Ao vivo na inicialização.
Uma instalação persistente no pen drive permite salvar as configurações da sessão ao vivo.
Eu queria experimentar toda essa instalação persistente para ver como funcionava. Aqui está o que tenho para relatar.
Dos tutoriais para instruções de instalação persistentes na Internet, os do pendrivelinux.com funcionam melhor, sem dúvida. O tutorial que segui é a instalação persistente do Ubuntu Ubuntu 8.04.1 a partir do Live CD.
Eu direi de antemão que isso exige uma tonelada de coisas na linha de comando. Não há absolutamente nenhum envolvimento da GUI, nenhum clique e arrastamento, nada disso. Terminal é seu amigo neste. ????
Se você seguir as instruções da letra , faça-o lentamente para não pular nada, ele funciona.
Aqui está o que tenho a relatar sobre minha experiência com uma instalação USB persistente.
O bom e o mau
atuação
Notavelmente mais lento. A inicialização leva mais tempo, o desligamento leva mais tempo, a operação geral é mais lenta, etc. Esta não é uma maneira rápida de executar o Ubuntu. E mesmo se você usou uma variante como o Kubuntu ou o Xubuntu, ainda é lento.
Ele realmente salva suas configurações?
Sim. Para um teste, configurei uma conexão sem fio e instalei o plugin Flash no navegador Firefox. Na reinicialização, estava tudo lá quando voltei ao sistema operacional. Muito legal. Ele também salvou todas as outras configurações (para o gerenciador de janelas, fontes, etc.)
É seguro?
Não. Você perde uma grande parte da segurança do Linux ao inicializar dessa maneira. Como ainda é tecnicamente um modo ativo, o sistema não solicita senha no login. Na verdade, nem sequer pede para você entrar, o Ubuntu apenas vai direto para a área de trabalho.
Se alguém pegasse seu pendrive e o inicializasse, sim, eles acessariam todas as suas coisas. Facilmente.
Esta é uma instalação verdadeira?
Não. Embora seja verdade que suas configurações são salvas e você pode operar o sistema normalmente, um modo ao vivo é um modo ao vivo, não importa como você o utilize. É chamado de "modo ao vivo" por um motivo (na verdade, vários motivos).
É possível instalar uma instalação completa do Ubuntu em um pendrive?
Contanto que ele tenha mais de 2 GB, sim. Um stick de 2 GB é apenas um pouquinho pequeno demais para uma instalação completa, de acordo com o instalador do Ubuntu (por literalmente alguns MB). Portanto, se você pegar um cartão de 4 GB, sim, poderá instalar uma versão completa.
Sim, existem maneiras de obter uma instalação completa do Ubuntu em um pendrive de 2 GB, no entanto, você teria que fazer isso sem usar o instalador nativo do Ubuntu. Em outras palavras, seria uma dor, na melhor das hipóteses, fazê-lo funcionar. Além disso, a execução de uma distribuição completa do tamanho de um CD em 2 GB simplesmente não é inteligente, porque você garante que o seu espaço acabe rapidamente.
Se você deseja uma instalação completa do Linux em drives de 2 GB ou menos, considere o Puppy Linux ou o Damn Small Linux, que podem ser transferidos para o pendrive USB com capacidade de inicialização via Unetbootin.