Anonim

O bloqueio de anúncios agora é essencial para todos os usuários da Internet. Ele retira o poder das redes de publicidade e permite que você especifique exatamente a que publicidade on-line você está exposto e a qual deseja permitir. Hoje, testei dois dos bloqueadores de anúncios mais populares no uBlock Origin vs Adblock Plus - Quais são os melhores blocos?

Consulte também o nosso artigo Adblock vs Adblock Plus - Qual é o melhor desempenho?

A publicidade não é novidade, mas passou de uma mídia passiva, onde éramos livres para ignorá-la, para uma mídia mais agressiva, que tenta chamar nossa atenção. Como alguém que escreve para um site de tecnologia, tenho um relacionamento misto com publicidade on-line. Essencialmente, ele paga minhas contas, portanto é necessário que eu possa fazer o que eu amo fazer. Por outro lado, algumas redes de publicidade são melhores que outras e a qualidade e a intrusividade dos anúncios diferem enormemente. Isso afeta a experiência do usuário, que por sua vez me afeta.

O caso do bloqueio de anúncios

Acredito firmemente em permitir que sites com anúncios bem comportados continuem anunciando. Eles precisam do dinheiro e merecem uma pequena receita para ajudar a manter as luzes acesas. Também acredito que os sites que apresentam anúncios irritantes ou intrusivos merecem tê-los bloqueados. Somente batendo nelas na carteira alguma coisa mudará.

A publicidade online tem algumas despesas gerais. A página da web é maior e leva mais tempo para carregar. Os anúncios gráficos requerem mais recursos para exibição e consomem mais RAM. Em um computador decente, isso não fará diferença, mas em um dispositivo móvel afeta a experiência do usuário. Em um celular usando dados de celular, isso é sentido ainda mais.

Depois, há o risco de malware. Exemplos de redes de publicidade sendo hackeadas para veicular anúncios infectados são muitos. Isso significa que, se você permitir publicidade on-line, precisará ter um scanner de malware e antivírus em execução no seu computador o tempo todo. Indiscutivelmente, você deve executá-los o tempo todo, mas os anúncios são outro vetor de risco que não poderíamos fazer.

Então, das duas extensões de navegador que bloqueiam os anúncios, qual é o melhor, uBlock Origin ou Adblock Plus?

Origem do uBlock

O uBlock Origin é uma extensão do navegador para Chrome, Firefox e Safari. É gratuito e de código aberto e foi lançado em 2014. O desenvolvedor é independente e não aceita doações de nenhuma empresa ou corporação para manter a imparcialidade. Esta extensão foi projetada para oferecer proteções semelhantes ao Adblock Plus e ao usar menos recursos do sistema.

A interface do usuário é mínima e, para a maioria dos usuários da web, tudo bem. Clique no pequeno ícone de escudo no navegador e você verá um grande botão azul de energia que mostra se o uBlock Origin está ativo ou não. Você pode fazer uma busca detalhada, se desejar, e adicionar sites a uma lista de permissões (dica: TechJunkie) e configurar a extensão ainda mais, se desejar. O uBlock Origin funciona imediatamente, portanto, nenhuma configuração é realmente necessária.

O uBlock Origin pode usar filtros de terceiros, se desejar, mas isso vem com uma sobrecarga no processo. Essa sobrecarga é atenuada um pouco pela economia de recursos que a extensão fornece ao não veicular publicidade.

Para o usuário médio, o uBlock Origin é uma extensão de instalação e esquecimento. Instale-o em todos os navegadores, verifique se está ativado e deixe-o funcionar. Nenhuma configuração é necessária, a menos que você queira adicionar filtros extras de terceiros.

Adblock Plus

O Adblock Plus é aparentemente o bloqueador de anúncios mais popular do mercado. Originalmente projetado para usar o popular Adblock, ele rapidamente o ultrapassou e se tornou o 'bloqueador de anúncios' para Chrome, Firefox, Safari, Opera e a maioria dos outros navegadores. Há também um plug-in Android para bloqueio de anúncios para celular.

O Adblock Plus não é totalmente imparcial, mas não oculta o fato. Ele foi vinculado a empresas que fornecem 'publicidade aceitável' e lista de permissões algumas delas por padrão. Acho que não há nada errado com isso, pois ensina aos anunciantes que anúncios bem comportados são bons, mas anúncios intrusivos não. Espero que essa mensagem acabe se espalhando.

Quando você acessa as Opções do Adblock Plus, verá a opção "Permitir publicidade não intrusiva" está marcada por padrão. O Adblock Plus difere do uBlock Origin por não bloquear todos os anúncios. Ele foi projetado para bloquear apenas anúncios intrusivos, como pop-ups, enquanto permite a entrada de outros anúncios. Tudo bem e não tenho nenhum problema em ver anúncios sensatos, mas isso significa que estou carregando esses anúncios e potencialmente exposto a qualquer anúncio infectado por malware. Além disso, a experiência de navegação é mantida.

Para a maioria dos usuários, o Adblock Plus também é uma extensão para instalar e esquecer. Convém verificar a lista de filtros e desmarcar a opção de anúncio não intrusivo, mas não é necessário fazer mais nada.

Então, qual é o melhor?

Na minha opinião, o uBlock Origin faz o melhor trabalho de bloquear anúncios. É uma extensão de ignorar, não possui acordos com redes de anúncios ou permite 'anúncios aceitáveis' e tem a opção de usar muitos filtros de terceiros diferentes. Melhor ainda, o uBlock Origin possui muito pouca sobrecarga de recursos, economizando muito tempo de memória e processador ao bloquear anúncios.

Então você usa o uBlock Origin ou o Adblock Plus? Tem uma opinião diferente? Você sabe o que fazer.

Origem do ublock vs adblock plus - quais blocos melhor?