Anonim

Era uma vez o WriteRoom. Na verdade não. Era uma vez, havia o TextEdit. Então, os desenvolvedores individuais decidiram que o TextEdit tinha muitos botões, então eles começaram a desenvolver uma versão "livre de distrações". Foi quando o WriteRoom apareceu. Desde então, os desenvolvedores independentes descobriram maneiras de melhorar as ferramentas existentes. O Byword e o iA Writer trouxeram simplicidade, enquanto o OmmWriter trouxe um ambiente diferente ao processo.

Agora há um novo participante na rua. Seu nome é digitado . O aplicativo é desenvolvido pela Realmac Software (Clear, Ember, RapidWeaver) e tem como objetivo misturar o OmmWriter com o Byword com alguns ajustes no design.

desenhar

Digitado para Mac tenta ser mínimo, mas faltam muitos elementos sem distrações aos quais estou habituado no Byword e outros. Em pequenas áreas, ele não fornece foco, mas distrai o usuário com alterações desnecessárias no tamanho da fonte, um cursor colorido e um menu lateral que aparece quando o mouse é movido, entre outras coisas.

Digitado não é feio, no entanto. É bastante agradável, na maior parte. No esquema de cores branco padrão, você pode ver a área de trabalho embaçada por trás do plano de fundo. A transparência é sempre um recurso bem-vindo em qualquer aplicativo e adiciona uma boa dimensão adicional ao Digitado. É algo que você não encontrará no Byword, no TextEdit ou no iA Writer. Isso pode ser porque é considerado uma distração. Embora eu não a veja como uma distração, acho que não ajuda na minha produtividade. Eu prefiro um plano de fundo simples. O esquema de cores arenosas tem um pouco menos de translucidez, e o esquema escuro não possui nenhuma, o que é apropriado. Felizmente, você pode desativar a translucidez completamente nas Preferências do aplicativo, o que também impede que a interface fique muito atrasada.

Visualizações dos três esquemas de cores do Typed.

Alguns elementos do design do Typed são um pouco demais. Um cursor maior é desnecessário - tira o meu foco da linha atual - e um cabeçalho que é três vezes o tamanho da fonte do corpo é apenas irritante. A pior parte dessas duas coisas é que não há como desativá-las. Digitado tem uma opção para desativar o "Layout responsivo", mas as proporções de tamanho da fonte permanecem as mesmas - você só pode alterar o tamanho de tudo. Pior, não há tamanho "intermediário". Existem apenas três tamanhos e seis fontes. Nenhuma personalização.

Você consegue identificar o texto destacado no modo escuro do Digitado?

Nas áreas em que o design não é exagerado, simplesmente não é suficiente. O modo escuro, por exemplo, tem muito pouco contraste nas palavras ou frases selecionadas. Se algo for selecionado e você desviar o olhar por um segundo, é bastante difícil encontrá-lo novamente, especialmente quando é algo pequeno.

Digitado apresenta um layout responsivo, mas o aplicativo não é tão útil em larguras estreitas.

Quanto ao recurso de layout responsivo, não é realmente necessário. Se você estiver no modo de tela cheia - ou "Zen" -, a janela terá apenas um tamanho. Caso contrário, é improvável que você queira redimensionar a janela, pois ela se torna inutilizável quando é estreita.

Escrita ("Digitação")

Como a Apple pode dizer, “Escrever é o que faz de um aplicativo de escrita um aplicativo de escrita”. Isso faz a pergunta: quanto melhor é digitado do que todos os outros editores sem distrações? Digitado é uma combinação de Byword (interface) e OmmWriter (sons e "Modo Zen"). Em teoria, é uma ótima ideia. Ambos os aplicativos são os melhores da categoria - prefiro a interface do Byword ao invés do OmmWriter, mas gosto do conjunto de recursos exclusivos do OmmWriter.

Para responder à pergunta, escrevi este artigo inteiro em Digitado. Devo dizer que não foi a experiência mais agradável. De fato, nem foi uma boa experiência. Eu esperava que o Typed tivesse algo único quando se tratava de escrever, mas a única coisa que notei ao usar o aplicativo foi o cursor pesado e a interface incrivelmente complicada.

Digitado fornece apenas opções limitadas de tipo e tamanho de fonte.

No começo, tive dificuldade em me ajustar ao tamanho da fonte grande, então mudei. Tentei o modo escuro, mas quando selecionei algo para adicionar um link a ele, tive dificuldade para ver o que havia selecionado anteriormente. Depois que me familiarizei com as coisas e comecei a escrever, procurei nos menus por atalhos. Existem os habituais ( CMD + I para itálico e CMD + B para negrito ) e depois existem outros especiais para os títulos. Os níveis de cabeçalho 1 a 6 podem ser criados com o CMD + 1-6 e o texto pode ser retornado ao corpo com o CMD + 0 . Isso é bacana, mas, além disso, o Typed não oferece nenhum atalho exclusivo.

Isso é realmente tudo o que há para escrever em Digitado. Quando você estiver pronto para exportar, as coisas ficam um pouco confusas. Você pode usar a pilha de compartilhamento no menu suspenso à esquerda ou 'Exportar para' no menu Arquivo. Tentei a pilha de compartilhamento, mas ela tem apenas algumas opções: Copiar como HTML, Correio, Mensagens e AirDrop. Existem mais opções disponíveis se você ativá-las (CloudApp ou Droplr), mas se desejar exportar algo como HTML ou RTF, precisará usar o menu Exportar para, e essas são as duas únicas opções nesse menu.

As opções do Typed para exportar ou compartilhar seu conteúdo também são limitadas e confusas.

Se você deseja exportar como PDF (o que, sejamos honestos, algumas pessoas ainda o fazem), na verdade você precisa ir para a caixa de diálogo Imprimir e salvá-la como PDF, o que eu acho bobo. Além desses três formatos (HTML, RTF e solução alternativa em PDF), não há outras opções de exportação. O Byword oferece publicação de Word, LaTeX e até de blog de forma nativa; portanto, a oferta da Typed é escassa em comparação.

Quanto aos bugs, encontrei alguns estranhos enquanto escrevia em Digitado. Quando chego ao meio de uma linha, a linha abaixo da que estou digitando se contorce (muito irritante e acontece em todas as linhas). Além disso, o mouse aparecerá magicamente no lado esquerdo da tela de vez em quando e a barra superior aparecerá e desaparecerá no modo janela. Esses são erros que, com sorte, serão resolvidos pela Realmac ao longo do tempo, mas não deixam uma ótima primeira impressão do Typed.

Sons

A melhor parte do Typed foram os sons, e isso não significa muito, porque você pode encontrar facilmente sons semelhantes em vários aplicativos Web e Mac gratuitos. Gostei mais da cena da chuva. Foi uma trilha sonora agradável de se escrever e tirou minha mente dos vários erros que encontrei ao longo do caminho.

Typed oferece uma trilha sonora de oito cenas sonoras para o Modo Zen.

As outras cenas sonoras estavam bem, mas achei a maioria irritante ou mínima demais. As cenas do céu, chuva e oceano eram as melhores.

Maior é melhor?

Em sua forma atual, o Typed simplesmente não vale o preço pedido de US $ 25. Noizio, um aplicativo gratuito que fornece uma trilha sonora pacífica, combinada com o Byword, é uma escolha muito melhor. Embora o Typed não ofereça uma experiência única, eu teria esperado pelo menos uma experiência consistente. Não encontrei nada disso. Typed está em todo o lugar, desde sua fonte personalizada desagradável, que é uma combinação de Lato e Gentium Book (ambos de código aberto), até sua estranha trilha sonora.

Minha coisa favorita sobre o aplicativo foi o Modo Zen. Isso fez parecer um pouco especial. Mas ainda não é suficiente, especialmente pelo preço. O Byword é muito superior, especialmente se você estiver executando um blog.

Dito isto, um fator claramente a favor da Typed é que a Realmac é uma empresa estabelecida com uma boa reputação e oferece uma política de devolução de seis meses sem perguntas, para software. Isso, juntamente com a avaliação gratuita de 7 dias, deve facilitar para quem ainda está curioso sobre o Typed experimentar o aplicativo sem muita preocupação.

O que eu gosto

  • Modo Zen
  • Interface de visualização

O que eu não faço

  • Interface transparente e atrasada
  • Modo escuro de baixo contraste
  • Cursor de tamanho grande
  • Insetos

O Typed for Mac (US $ 24, 99) já está disponível na loja online Realmac. Requer o OS X 10.9 Mavericks ou mais recente. A versão revisada é o Typed 1.0.1, a atualização mais recente disponível no momento da publicação.

Digitado para mac oferece uma experiência de escrita inconsistente e com bugs