O Spotlight é uma ótima maneira de encontrar e iniciar praticamente qualquer aplicativo ou arquivo no seu Mac. Mas e se você não tiver certeza do arquivo que está procurando ou se apenas deseja descobrir onde ele está localizado? Embora seja simples abrir um arquivo via Spotlight, não há maneira óbvia no Spotlight para mostrar a localização de um arquivo. Aqui estão duas maneiras rápidas de revelar a localização de um resultado de pesquisa do Spotlight.
Visualizar localização do Spotlight com chave de comando
Ao navegar pelos resultados da pesquisa Spotlight no OS X Yosemite, toque e segure a tecla Command no teclado e você verá uma prévia do caminho do resultado abaixo do lado direito da janela. Dependendo da complexidade do caminho do arquivo, isso pode ser difícil de ler, mas pelo menos dará uma dica sobre a localização do arquivo, e é particularmente útil ao lidar com arquivos com nomes semelhantes ou idênticos.
Observe que esse truque funciona apenas para arquivos e aplicativos que possuem um caminho tradicional no Finder. Não funcionará para itens contidos em outros aplicativos, como resultados de Contatos, Eventos do Calendário ou Favoritos do Safari.
Revele a localização do resultado do Spotlight no Finder
Se a visualização do caminho de um resultado do Spotlight não for suficiente para ajudá-lo a determinar sua localização ou se você deseja explorar a pasta na qual o resultado reside (por exemplo, você está procurando um arquivo de projeto e deseja ver quais outros arquivos associados pode estar na mesma pasta), você pode pedir ao Spotlight para revelar a localização do resultado no Finder.
Simplesmente destaque o resultado desejado no Spotlight, mantenha pressionada a tecla Command e pressione Return (ou mantenha pressionada a tecla Command e clique duas vezes no resultado). Normalmente, pressionar Retornar abrirá o arquivo ou iniciará o aplicativo, mas adicionar a tecla Command ao mix abre uma nova janela do Finder mostrando a pasta que contém o resultado da pesquisa Spotlight.
Versões anteriores do OS X
Nossos exemplos e capturas de tela lidam com a versão atual do OS X (na data desta dica), Yosemite. Nas versões mais antigas do OS X, antes da grande reformulação do Spotlight em Yosemite, você também pode usar essas dicas, mas o primeiro método funciona de maneira um pouco diferente.
Destacar um resultado do Spotlight e manter pressionada a tecla Command em versões mais antigas do OS X mostrará uma visualização do resultado em uma janela pop-up à esquerda. Se o arquivo tiver um título, ele será exibido na parte inferior da visualização, mas se você esperar um momento, o título irá rolar para cima, revelando o caminho do arquivo na unidade do seu Mac. Esse breve atraso antes de ver a localização do resultado o torna um pouco menos conveniente que o Spotlight em Yosemite. No entanto, o segundo método de manter Command e pressionar Return funciona da mesma forma que Yosemite, revelando o resultado em uma nova janela do Finder.