Anonim

O que é o Volumio?

Links Rápidos

  • O que é o Volumio?
  • O que você precisará
  • Piscar a imagem
  • Coloque junto
  • Configurando o Volumio
  • Usando Volumio
    • Configurações
  • Pensamentos finais

Volumio é um tocador de música, mas certamente é mais do que isso. Volumio é um sistema operacional de música. Ele transforma um PC normal ou um dispositivo incorporado menor, como um Raspberry Pi, em uma potência de reprodução de áudio personalizada, criada especificamente para aproveitar ao máximo sua coleção de mídia.

O Volumio não é como o Kodi ou qualquer um dos sistemas operacionais de mídia baseados nele. Volumio deve funcionar como o cérebro de um sistema estéreo. Ele lida com o gerenciamento de bibliotecas, tocando rádio na Internet, importando músicas de fontes em rede e servindo tudo isso a partir de uma interface web elegante.

O Volumio se torna disponível para qualquer pessoa na sua rede local, tornando-o super conveniente para o uso diário e o melhor reprodutor de música para festas. Qualquer pessoa com um telefone e acesso ao seu Wi-Fi pode escolher a próxima música, quase como uma jukebox comum. Obviamente, isso significa que o Volumio também aproveita ao máximo os controles sem fio. Você não precisa estar na mesma sala que o seu music player. Você pode até tirar proveito do Volumio do exterior, se o seu WiFi chegar.

Se você está preocupado com a qualidade do áudio, não fique. O Volumio foi projetado com audiófilos em mente. Claro, o Raspberry Pi não possui o melhor som integrado, mas não há nada que o impeça de conectá-lo a um DAC de alta qualidade. De fato, Volumio quase espera que você faça exatamente isso.

O que você precisará

Há muitas opções a serem levadas em consideração ao configurar seu sistema de som. Este não é o lugar para debater sobre as configurações dos alto-falantes. Existem alguns itens essenciais essenciais que você precisará se quiser configurar o Volumio.

  • Raspberry Pi (versão anterior 3)
  • Cartão MicroSD para o sistema operacional
  • Cabo Ethernet
  • Alto-falantes e cabo auxiliar
  • Opcional: DAC
  • Cabo de alimentação compatível com Raspberry Pi

Piscar a imagem

Depois de ter todos os ingredientes para sua nova configuração, você precisará fazer o download da imagem do disco Volumio e enviá-la para o cartão MicroSD. Primeiro, vá para a página de download do Volumio e faça o download da versão mais recente do Raspberry Pi.

Quando o download terminar, descompacte a imagem. Na verdade, é um arquivo bastante grande, por isso pode levar alguns minutos para ser concluído. Você precisa da imagem não processada que termina na extensão .img.

Em seguida, você precisará de uma maneira de exibir a imagem no seu cartão SD. Existe uma ótima ferramenta multiplataforma, Etcher, que você pode usar. Baixe a versão mais recente do seu sistema operacional e instale-a.

Insira o seu cartão SD no seu computador e abra o Etcher. Selecione sua imagem Volumio recentemente descompactada. Depois, escolha seu cartão SD. Quando tudo estiver correto, clique no último botão para gravar sua imagem no cartão. Quando o Etcher terminar, você pode retirar o cartão do seu computador.

Coloque junto

O Volumio foi projetado para ser usado em uma rede. Isso inclui sua configuração inicial. Infelizmente, não há como se conectar ao WiFi sem uma interface gráfica primeiro, então você precisará usar uma conexão com fio para a configuração inicial.

Coloque seu cartão SD no Pi. Em seguida, conecte seus alto-falantes e outros componentes de áudio que você está incluindo na configuração. O Volumio perguntará se você está usando um DAC na configuração. Conecte seu cabo Ethernet para conectar seu Pi à sua rede. Quando tudo estiver no lugar, conecte o Pi.

Levará alguns minutos para o Raspberry Pi se configurar e redimensionar suas partições. Seja paciente. Enquanto espera, abra um navegador da web no seu computador e navegue até a interface de administração do roteador. Encontre a lista de dispositivos na sua rede. Muitas rotas tornam a primeira página que você vê. Fique atento a uma entrada do Volumio na lista. Pode ser necessário atualizar algumas vezes antes que ele apareça. Quando finalmente aparecer, abra uma nova guia no seu navegador e navegue até o endereço IP do seu Pi.

Configurando o Volumio

Você chegará ao início da configuração do Volumio, em uma página solicitando que você defina seu idioma. Escolha o que funciona melhor para você.

A próxima tela solicita que você defina um nome de host para o seu Raspberry Pi. O padrão é Volumio. Este nome de host também será usado como o endereço da web do seu Pi na rede. Lembre-se de que você precisará configurar esse host nos outros dispositivos para usá-lo no lugar do endereço IP.

Depois disso, você será solicitado a configurar sua saída de áudio padrão. Aqui, Volumio pergunta se você está usando um DAC. Nos dois casos, defina a saída padrão que você deseja usar. Não se preocupe se você quiser mudar essas coisas mais tarde. Você pode facilmente.

Neste ponto, você pode configurar sua rede. Se você usa um Raspberry Pi 3, deve ver uma opção para configurar o WiFi aqui. Conecte-se à sua rede Wi-Fi e salve tudo. Dessa forma, você não precisará do fio novamente após esta configuração inicial.

Volumio assume que você usará uma unidade de rede ou um dispositivo USB para armazenar suas músicas. Se você estiver usando um NAS ou outro tipo de compartilhamento de música, insira as informações aqui. Você deve clicar no botão "Opções avançadas", pois permite controlar a qual tipo de compartilhamento você está se conectando.

Depois de conectar-se com êxito a um compartilhamento de música, você verá uma mensagem informando que seu banco de dados está sendo atualizado. Você também verá seu compartilhamento de música listado.

Por fim, você verá uma mensagem de sucesso e poderá concluir a configuração.

Usando Volumio

Volumio tem três seções básicas. O primeiro é o que você verá imediatamente após a configuração inicial. Essa é a tela de reprodução. Ele mostra qual música está sendo reproduzida no momento e permite ajustar o volume.

À esquerda da tela de reprodução, você verá o botão para procurar mais músicas. O Volumio se concentra principalmente em sua própria biblioteca de músicas, mas também possui recursos para rádio na Internet. Há uma ampla variedade de fontes para streaming de conteúdo.

Quando você clica nas diferentes visualizações da sua biblioteca de músicas, o Volumio fornece uma lista das suas músicas acompanhadas de gráficos. O layout do artista exibe imagens de suas bandas favoritas, enquanto a exibição do álbum mostra a arte do álbum.

O botão à direita mostra sua fila. Quando você seleciona uma música para tocar, ela é adicionada à sua fila. Você pode salvar sua fila a qualquer momento para transformá-la em uma lista de reprodução. Você pode adicionar músicas à sua fila sem reproduzi-las imediatamente, clicando nos três pontos empilhados à direita da lista de faixas.

Configurações

Você pode acessar o menu de configurações do Volumio clicando no ícone de engrenagem. O Volumio permite que você reconfigure tudo o que você configurou durante a configuração inicial, e você pode lidar com tudo isso a partir da interface da web.

Clique e dê uma olhada, mas a maioria é auto-explicativa. A guia "Sistema" é provavelmente a mais importante. Ele permite que você atualize sua instalação do Volumio e evite que desatualize.

A guia "Rede" também é bastante importante. Lá, você pode se conectar a uma nova rede WiFi, se necessário. Você também pode modificar as configurações de rede do seu dispositivo.

A "Reprodução" permite alterar sua saída de áudio. Se você modificar seu sistema de som, é aqui que atualiza o Volumio.

Você também pode adicionar novas fontes de música. É para isso que serve a guia "Minhas músicas". Você pode gerenciar suas fontes de música lá. Também fornece informações sobre sua biblioteca de músicas.

Pensamentos finais

Você pode ver que o Volumio é uma excelente opção para gerenciar e reproduzir sua coleção de músicas na sua rede. Você não precisa estar ligado ao seu computador ou transportar um laptop para tocar sua música. O Volumio permite que você aproveite ao máximo o sistema de som que desejar convenientemente na sua rede. Com o Volumio e o seu Raspberry Pi, qualquer reprodutor de música se torna muito mais inteligente.

Transforme seu raspberry pi no melhor reprodutor de música com volumio