Anonim

Com que frequência você atualiza seu smartphone? Para muitos, o ciclo de vida de um telefone é assim: aqui hoje, amanhã se foi. É claro que existem aqueles que sempre querem os mais novos smartphones. No entanto, mesmo aqueles que não são os primeiros a adotar normalmente trocam de telefone a cada dois anos. Vimos um exemplo claro disso quando a Apple lançou seu iPhone 6 e 6+ no ano passado. Quase exatamente um ano após o lançamento do seu antecessor, o iPhone 5 / 5S, o iPhone 6 transformou o 5 em algo para se envergonhar. Muitos usuários do iPhone 5 abandonaram prontamente seus iPhones “antigos” para ter a chance de exibir uma versão mais recente. Infelizmente, a curta fama do Apple iPhone 5 quase acabou.

Para colocar as coisas em uma perspectiva mais ampla, foi dito que até 2016 haverá 2 bilhões de usuários de smartphones no mundo e atualizar esses 2 bilhões de telefones pode potencialmente criar muito lixo eletrônico. Por exemplo, de acordo com o NY Times, somente entre 2006 e 2010, a América jogou fora mais de 85.000 toneladas de telefones celulares, smartphones e pagers. Se você tiver alguma dúvida sobre a magnitude desses números, faça uma simples pesquisa no Google por “telefone celular e lixo” e verifique as imagens retornadas. Eles são realmente impressionantes.

Embora existam opções óbvias para combater o lixo eletrônico; reciclagem, doações para instituições de caridade ou até revenda - você já pensou em simplesmente redirecionar seu telefone antigo?

Três aplicativos que podem transformar seu telefone inteligente em um dispositivo de vigilância por vídeo

Existem vários aplicativos disponíveis na iTunes App Store e no Google Play que transformam smartphones ou tablets antigos em câmeras de vigilância. Três das opções mais populares incluem os aplicativos ManyThing, AtHome Video Streamer e Presence.

Esses três aplicativos oferecem uma ampla variedade de recursos, então vamos compará-los para ajudar você a escolher qual deles deve baixar e experimentar.

Quais dispositivos funcionam com quais aplicativos?

O ManyThing e o Presence podem ser baixados exclusivamente na iTunes App Store e são compatíveis apenas com dispositivos Apple com iOS 6.0 ou posterior. Em geral, esses aplicativos devem funcionar com o iPhone 3GS, iPad 2 ou iPod 5ª geração. Mas não se preocupe, usuários do Android: você também pode transformar seu telefone e tablet Android antigo em uma câmera de vigilância usando Presence ou AtHome. Dessas três opções, apenas Presence e AtHome são compatíveis com dispositivos Android. O AtHome suporta dispositivos Android posteriores à versão 2.3 do Android ou Gingerbread. Você também pode usar o AtHome com dispositivos Apple executando o iOS 5.0 ou posterior. Isso significa que o iPhone 3GS, o iPod 3rd Generation e o iPad 1 podem ser usados. A presença é compatível com o Android 4.0 e mais recente, iOS 6.0 e mais recente e com a maioria dos navegadores da web. Além de poder transformar dispositivos Android antigos em uma câmera de vigilância, o AtHome também pode ser executado em várias plataformas com os dispositivos Apple combinados. Por exemplo, você pode adaptar novamente um dispositivo Apple antigo como sua câmera e usar seu tablet Android atual como controlador / visualizador.

Comparando os recursos

Embora esses três aplicativos transformem smartphones antigos em câmeras de vigilância, eles são realmente muito diferentes na maneira como funcionam.

O ManyThing, por exemplo, possui um sensor de movimento realmente preciso. Quando definido para o nível mais alto, ele detecta até os menores movimentos. Depois de detectar um movimento, você será notificado rapidamente sobre os dispositivos que você configurou como dispositivo (s) do Visualizador. Simultaneamente, a câmera também enviará uma gravação do movimento para a nuvem para que você possa ver o que causou o movimento usando o dispositivo Viewer. Além disso, o ManyThing também oferece zonas de movimento. Por exemplo, digamos que você queira monitorar sua porta da frente, mas há muito tráfego próximo que seria captado e criaria alertas desnecessários. Com o ManyThing, você pode selecionar uma área a ser ignorada, para que a câmera monitore apenas os movimentos que ocorrem na sua porta da frente. Por fim, o ManyThing também possui uma interface da web que permite assistir a todas as gravações armazenadas na nuvem.

Screenshots de aplicativos ManyThing (Crédito: Apple App Store)

Semelhante ao ManyThing, o Presence oferece a capacidade de detectar movimento e gravar imagens. Você pode assistir as gravações na interface da web do PresencePro ou usando outro dispositivo Apple conectado com o mesmo email. Como o ManyThing, você pode usar o Presence para visualizar imagens ao vivo, mas somente através do aplicativo no momento. Ao contrário do ManyThing, a visualização de imagens ao vivo inclui comunicação de áudio bidirecional.

Capturas de tela de aplicativos de presença (Crédito: Apple App Store)

O AtHome Video Streamer funciona de maneira diferente da ManyThing e Presence. O AtHome possui dois aplicativos: AtHome Video Streamer e AtHome Camera. O AtHome Video Streamer transforma seu dispositivo em uma câmera. A câmera AtHome, por outro lado, deve ser instalada no seu dispositivo visualizador. Além de ter dois aplicativos, o AtHome exige uma conexão com câmeras IP existentes em casa, o que pode tornar inutilizável para muitas pessoas que não possuem essas câmeras. Como os outros dois aplicativos, o AtHome oferece detecção de movimento que pode ser configurada de acordo com a sensibilidade desejada. E, como o Presence, também oferece áudio bidirecional. Diferentemente dos outros dois, as notificações podem ser enviadas por email, notificação por push ou ambas. Lembre-se de que o AtHome não oferece uma opção para armazenamento em nuvem. Em vez disso, qualquer filmagem é gravada diretamente no dispositivo visualizador e salva na galeria deste dispositivo. Lembre-se de que isso não afeta o acesso aos recursos do telefone, incluindo a câmera do telefone. O que eu particularmente gosto no AtHome é que as gravações têm registro de data e hora, o que é útil para avaliar possíveis violações de segurança. Também gosto que ele funcione com iPhones e dispositivos Android. Por fim, lembre-se de que, se você estiver procurando pelo aplicativo AtHome na loja de aplicativos do seu dispositivo, o AtHome Video Streamer usa um ícone azul versus um ícone laranja na AtHome Camera.

Capturas de tela do aplicativo AtHome (Crédito: Apple App Store)

Dada essa visão geral dos três aplicativos, qual você acha que é o melhor e qual você experimentaria? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo ou iniciando uma nova discussão em nosso fórum da comunidade.

Nota do Editor: Este artigo foi escrito para PCMech por Vanessa Stanley, uma autora colaboradora do ASecureCam.com. Quando não está escrevendo, gosta de passar tempo com sua família, lendo e comendo vegetais. Ela também é muito apaixonada por segurança e as mais recentes tecnologias.

Transforme seu smartphone antigo em uma câmera de segurança