Anonim

A barra de endereço (também conhecida como "Omnibox") no Google Chrome é o local central para não apenas navegar para URLs conhecidos, mas também para realizar pesquisas rápidas na Web. Normalmente, digitar uma consulta na barra de endereços do Chrome iniciará uma pesquisa na Web com seu mecanismo de pesquisa preferido (Google, por padrão). Mas você também pode configurar o Chrome para salvar atalhos de pesquisa específicos do site, que permitem pesquisar instantaneamente em um determinado site sem precisar visitar o site primeiro. Veja como configurá-lo.

Por que a pesquisa específica do site?

Os usuários geralmente desejam pesquisar informações em toda a Web, e é isso que uma pesquisa normal do Google permite fazer. Mas às vezes você já sabe que as informações que está procurando estão localizadas em um site específico e deseja restringir sua pesquisa apenas a esse site. Os exemplos incluem a pesquisa de produtos na Amazon, a pesquisa de estatísticas esportivas na ESPN, a tentativa de encontrar o programa perfeito na Netflix ou até a pesquisa de uma dica aqui no TekRevue .
Portanto, a maioria dos sites possui suas próprias caixas de pesquisa internas, que permitem pesquisar qualquer coisa, mas limitam os resultados à correspondência do conteúdo no domínio do site. O TekRevue possui uma na barra lateral à direita (ou no menu suspenso, se você estiver visualizando esta página em um dispositivo móvel). O Chrome permite que você utilize essa pesquisa interna para criar um atalho que você pode usar diretamente na barra de endereços do Chrome.

Configurar um mecanismo de pesquisa personalizado do Chrome

Para começar, navegue usando o Chrome até o site para o qual deseja configurar um atalho de pesquisa e localize a caixa de pesquisa interna do site. No nosso exemplo, estamos usando o TekRevue , mas as etapas são as mesmas para a maioria dos sites com caixas de pesquisa internas.


Em seguida, clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada nos usuários de Mac) na caixa de pesquisa interna do site e selecione Adicionar como mecanismo de pesquisa no menu de contexto.


Uma nova janela será exibida no meio da tela solicitando que você configure o novo mecanismo de pesquisa personalizado. Para a maioria dos sites, você deve deixar o campo URL sozinho, mas pode alterar os campos Nome e Palavra-chave, descritos abaixo:

Nome: este é o nome do seu mecanismo de pesquisa personalizado do Chrome. É o que aparecerá na barra de endereço quando você iniciar a pesquisa personalizada específica do site (descrita abaixo) e ajudará você a identificá-la depois de adicionar vários mecanismos de pesquisa personalizados. Você pode dar o nome que desejar, mas recomendamos que você escolha o nome do site que está configurando com uma pesquisa personalizada, que em nosso exemplo é "TekRevue".

Palavra-chave: essa é uma opção importante, pois você digitará na barra de endereços do Chrome para informar ao navegador que você está prestes a iniciar uma pesquisa personalizada específica do site. Faça um resumo, para que você não precise digitar o nome completo de um site para acionar uma pesquisa, e memorável. No nosso caso, usaremos "tr", abreviação de TekRevue.

Quando tudo estiver definido com seu nome e palavra-chave, pressione OK para salvar seu novo mecanismo de pesquisa personalizado específico do site.
Agora, vá até a barra de endereços do Chrome para testar seu mecanismo de pesquisa personalizado. Para usar o mecanismo de pesquisa personalizado específico do site, digite a palavra-chave que você escolheu anteriormente e depois pressione a tecla Tab do teclado. No nosso caso, digitaremos “tr” e pressionaremos Tab. Você verá o cursor pular para a direita e uma nova caixa azul será exibida, informando que você está pesquisando no site configurado anteriormente.


Agora você pode digitar qualquer consulta, pressionar Enter ou Return no teclado e, em vez dos resultados normais do Google, o site configurado abrirá sua própria página de pesquisa interna e exibirá os resultados correspondentes da sua consulta. Em nosso exemplo, vemos a página de resultados de pesquisa do TekRevue exibindo correspondências para a consulta “Apple Watch”. Da mesma forma, se você tivesse configurado a Amazon como seu mecanismo de pesquisa personalizado, veria uma página de resultados da Amazon.

Gerenciar e remover mecanismos de pesquisa personalizados do Chrome

Você pode criar quantos mecanismos de pesquisa personalizados específicos do site quiser, lembre-se de usar palavras-chave exclusivas para cada um. Se você quiser ver todos os seus mecanismos de pesquisa personalizados ou remover um criado anteriormente, clique com o botão direito do mouse na barra de endereços do Chrome e selecione Editar mecanismos de pesquisa.


Aqui, você verá uma lista dos mecanismos de pesquisa padrão das principais empresas de pesquisa na Web na parte superior e uma lista de todos os seus mecanismos de pesquisa personalizados na parte inferior. Passe o cursor sobre um dos mecanismos de pesquisa personalizados para editá-lo, torná-lo o padrão no Chrome ou removê-lo.

Transforme seus sites favoritos em mecanismos de pesquisa personalizados do Chrome