Anonim

Todo mundo adora um pouco de jogos retrô de vez em quando, certo? Tendo crescido nos anos 90, os jogos antigos de PC da época sempre ocupam um lugar especial em meu coração, e sempre serão algo que eu gosto de jogar. Infelizmente, para os amantes da nostalgia, a tecnologia percorreu um longo caminho desde os dias do sistema operacional Microsoft Disc. Como resultado, a maioria dos jogos mais antigos não é exatamente agradável com o hardware e o software modernos, e executá-los no modo de compatibilidade não costuma ser suficiente.

Digite DOSBox; Uma plataforma de emulação do MS-DOS. Ele permite que você reproduza praticamente qualquer um dos títulos da geração de computação mais antiga, criando um ambiente de software no qual ele virtualiza o ambiente de hardware e aplicativos do passado. Tudo o que você realmente precisa saber é que permite reproduzir títulos mais antigos em sistemas mais novos, verdade seja dita.

Ah, e você provavelmente deve se dar um curso de atualização sobre os comandos do MS-DOS - há um arquivo de bloco de notas do tutorial incluído no arquivo de instalação do DOSBox. Se você está baixando o DOSBox, vale a pena ler.

De qualquer forma, como é o caso da maioria dos aplicativos - principalmente plataformas de emulação - o DOSBox não funciona perfeitamente o tempo todo. Mais comumente, você verá alguns problemas na taxa de quadros e falhas gráficas. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer, mas geralmente é porque seu sistema está exibindo uma taxa de quadros muito alta para o jogo lidar - como resultado, você obtém cortes, pulos e geralmente baixa qualidade de imagem.

Correções de taxa de quadros

Para manter a taxa de quadros de um jogo em um nível gerenciável para o aplicativo, você precisará diminuir o poder do seu sistema. Existem algumas maneiras de fazer isso - primeiro e acima de tudo, você pode tentar alterar a afinidade principal do DosBox ou do jogo que você está tentando executar em um único processador em sistemas com vários núcleos.

A maneira mais fácil de corrigir seus problemas de taxa de quadros, no entanto, envolve uma qualidade conhecida como Ciclos da CPU. Durante a execução de um programa através do DOSBox, ele exibirá os ciclos na parte superior da tela. Primeiro, tente aumentar os ciclos pressionando CTRL e F12. Continue fazendo isso por um tempo. Se você não vê seus problemas desaparecerem, provavelmente o seu jogo está tendo problemas porque a CPU está indo muito rápido para isso. Use CTRL + F11 para reduzi-lo.

Depois de descobrir o 'ponto ideal' para um jogo em particular, você pode abrir o arquivo de configuração do DOSBox e alterar o arquivo de configuração do DOSBox, abrindo “Opções” na pasta DOSBox e alterando o valor que você vê ao lado de “ ciclos. "

Como alternativa, você pode simplesmente acompanhar quais jogos exigem velocidades diferentes da CPU e inserir o comando “ciclos = (valor para o qual você está definindo os ciclos).” Por fim, você pode tentar ativar o salto de quadros. Simplesmente digite frame-skip 1 ou frame-skip 2. Novamente, você pode alterar tudo isso editando o arquivo de configuração (opções do DOSBox) também.

Se, mesmo com todas as opções acima, você ainda estiver com problemas de taxa de quadros, pode ser que seu sistema esteja com problemas para executar o DOSBox devido à falta de recursos de computação. Considere o que outros programas estão executando quando você abre o emulador.

Solução de problemas de exibição

Devido à diferença entre telas de computador antigas e telas modernas, é bastante comum a virtualização do DOSBox apresentar alguns problemas de exibição aqui e ali. Geralmente, você notará que o jogo está tendo problemas para atualizar a tela (levando a várias interrupções) ou simplesmente trava completamente. Você também pode perceber que as imagens na tela parecem distorcidas ou esticadas.

Resolver o problema de 'imagens distorcidas' é bastante simples - basta garantir que a correção da proporção esteja ativada. ("Aspecto") no arquivo de configuração. Quanto à taxa de atualização e problemas de travamento, tente modificar a saída de "Surface" para OpenGL (output = openglnb) ou DirectDraw (output = ddraw). Para fazer isso, abra o arquivo de configuração e procure por "output" na seção SDL do arquivo.

Por fim, como regra geral, você deve executar o arquivo de instalação dos jogos que estiver jogando no DOSBox (geralmente “install.exe” ou “setup.exe”). A razão para isso é que o DOSBox nem sempre define corretamente o modo gráfico para um aplicativo específico. Ao executar o aplicativo por meio do utilitário de configuração, você basicamente garante que ele use o modo gráfico correto.

Problemas na paleta de cores

Os jogos DOSBox geralmente usam uma paleta de cores mais antiga do restante do Windows. Se você o estiver executando como um aplicativo de tela cheia, é provável que o Windows mude para um 'modo de cor' diferente. O problema é que, às vezes, o Windows tem problemas para retornar a esse modo se, por algum motivo, retornar às configurações padrão enquanto o aplicativo estiver aberto. Verifique se você não está executando nenhum programa que 'interrompa' o DOSBox, afastando o foco do aplicativo (como janelas pop-up no software de mensagens instantâneas) e evite alt + tabulação, se você puder ajudá-lo.

Não vou mentir, este artigo não cobre todos os problemas existentes no DOSBox, e tenho certeza de que existem algumas falhas gráficas que não resolvi. Algum de vocês por aí experimentou um problema gráfico que não estava na lista, mande-me uma linha e farei o que puder para ajudá-lo.

Solução de problemas de taxa de quadros e exibição no dosbox