Algumas semanas atrás, eu estava na sala do laptop navegando na Internet. Você sabe, o tipo casual e inútil de navegar na Web porque o que está na TV é menos interessante. Acabei no Facebook e estava rastreando alguns dos meus velhos amigos de infância.
Nem todos os meus velhos amigos estão no Facebook, então eu me perguntei se poderia encontrá-los de qualquer maneira. Especificamente, eu estava procurando um velho amigo de infância que morava na casa ao lado da minha quando eu tinha menos de 10 anos de idade. Coloquei meu chapéu de detetive, trabalhei e acabei encontrando o registro de prisão de meu amigo.
Sim, ele obviamente seguiu o caminho errado na vida. Mas, a lição da perspectiva da tecnologia é exatamente quanta informação pode ser encontrada online. É bastante ameaçador, na verdade. Aqui está como eu o encontrei:
- Usando o Google Maps, localizei a casa em que cresci. Em seguida, rolei até a casa ao lado e obtive o endereço.
- Eu procurei nos registros de propriedades do condado e encontrei a venda daquela casa. Acontece que as pessoas que a família do meu amigo venderam a casa ainda a possuíram. Mas, o registro de venda tinha o novo endereço para o qual meu amigo se mudou.
- Eu procurei nos registros de propriedades daquela casa no condado ao norte da minha. Encontrei um registro de transferência de propriedade dos dois pais para apenas um deles. Então, venha descobrir, os pais do meu amigo se divorciaram. O pai ainda é dono da casa.
- Eu fiz uma pesquisa no Google pelo nome completo do meu amigo e acabei em uma pequena notícia local sobre sua prisão por um assalto em casa.
- Fui ao site do escritório do xerife do condado, onde eles publicam registros de prisão. Com certeza, uma busca por esse nome encontrou seu registro completo de prisão, onde ele trabalha, seu endereço (que por acaso era o mesmo do pai).
Encontrei uma ex-namorada minha encontrando o nome de casada no Classmates.com, depois a encontrei com esse novo nome no Facebook.
Às vezes você atinge um beco sem saída. Eu estava tentando encontrar outro amigo meu. Lembrei-me apenas do primeiro nome dela. Mas lembro-me da vizinhança geral da casa dela porque costumávamos ir a uma festa lá. Usando o Google Maps Street View, naveguei nas proximidades da área e acredito ter encontrado a casa em que ela morava. Parece certo, pelo menos no Street View. No entanto, uma pesquisa nos proprietários leva a um nome completamente diferente do qual não me lembro. Tenho certeza de que é a casa certa, mas cheguei a um beco sem saída e nunca a encontrei.
O ponto é, no entanto, que com um pouco de investigação e da Internet, você pode encontrar muitas informações por aí.
Isto é uma coisa boa? É motivo para ser paranóico?
Pessoalmente, não me incomodo com isso. Tudo o que procurei era uma questão de registro público. Na medida em que pude obter informações de qualquer site de mídia social, essas informações foram postadas voluntariamente.
Você já encontrou alguém usando a Internet? Você teve sucesso?