A Wikipedia é uma enciclopédia livre, aberta e editável que qualquer pessoa no mundo pode mudar. Todas essas mudanças são rastreadas pelo histórico de edições da Wikipedia e agora dois programadores criaram uma maneira de representá-las visualmente.
Stephen LaPorte e Mahmoud Hashemi criaram o “Mapa de Alterações Recentes da Wikipedia”, uma ferramenta que usa JavaScript, serviços de geolocalização e as alterações recentes que a Wikimedia fornece para editar as edições de artigos da Wikipedia por usuários não registrados em tempo real no mapa mundial. Os Srs. Laporte e Hashemi optaram por limitar o rastreamento do mapa a usuários não registrados devido a uma crença (apoiada por uma pesquisa de 2007) de que essa classe de usuários tem menos probabilidade de fazer edições "produtivas" nos artigos. A Wikipedia é autopoliciada por sua base de usuários, portanto, descobrir e corrigir alterações imprecisas ou inadequadas é de grande importância.
O projeto ainda está em desenvolvimento e atualmente controla apenas artigos em inglês, alemão, russo, japonês, espanhol, francês e indonésio da Wikipedia. Os interessados em aprender mais podem conferir o blog dos programadores e o código fonte está disponível no github para os mais tecnicamente inclinados.
Mesmo se você não for um usuário ou editor da Wikipedia, assistir as mudanças, e ver em quais tópicos certas partes do mundo parecem interessadas, pode ser um prazer que pode consumir boa parte do seu dia. Confira.