Anonim

Não há nada mais irritante do que configurar um novo computador, instalar uma nova placa gráfica ou usar um novo monitor apenas para que ele fique lá piscando para você. A computação gráfica deve ser nítida e qualquer tremulação deve ser rápida demais para que o olho seja detectado. Se você estiver vendo o monitor tremendo, aqui estão algumas maneiras de pará-lo.

Se você já viu imagens de arquivo de Wall Street ou de algum lugar que usava telas de CRT, saberá realmente do que se trata a cintilação da tela. Agora estamos acostumados a telas LCD ou LED cristalinas, qualquer pequena perturbação na tela é instantaneamente detectável e instantaneamente irritante. Felizmente, existem algumas maneiras de corrigi-lo.

O que causa a tremulação da tela?

Links Rápidos

  • O que causa a tremulação da tela?
  • Pare de tremular o monitor no Windows
    • Verifique as conexões
    • Atualize ou altere o driver gráfico
    • Use o modo de segurança do Windows
    • Verifique seus aplicativos
    • Verifique sua taxa de atualização
    • Verifique sua placa gráfica
    • Teste e verifique o monitor

Uma tremulação na tela é caracterizada por um breve desbotamento do preto na tela como um piscar de olhos. A tela fica escura por talvez uma fração de segundo e depois volta ao normal. Isso pode ser regular, a cada poucos segundos ou intermitente, de vez em quando.

Existem algumas coisas que podem causar uma tremulação na tela. Eles incluem uma tela com defeito, cabo HDMI com defeito, driver gráfico antigo ou com erro, programa ou aplicativo incompatível, erro do Windows ou até mesmo uma placa gráfica com superaquecimento. Na maioria das vezes, é algo simples e, com alguns testes simples, você pode identificar rapidamente o que está causando o flicker.

Pare de tremular o monitor no Windows

A primeira ordem do dia é detectar se é o hardware do computador, o sistema operacional ou um programa que está causando a intermitência do monitor. A maneira mais fácil de fazer isso é abrir um aplicativo básico do Windows, como o Painel de Controle ou o Gerenciador de Tarefas, e observar as oscilações no local.

Se o Gerenciador de Tarefas não piscar, é outro programa que está causando o problema. Se o Gerenciador de tarefas ainda piscar, é provável que haja um driver de hardware ou gráfico. Se apenas começou a acontecer, reinicie o computador para ver se ele ainda pisca. Se não, você está bem. Caso isso aconteça, passe para a próxima etapa de solução de problemas.

Verifique as conexões

Sua primeira verificação após uma reinicialização é verificar o (s) cabo (s) do monitor e o cabo de alimentação do monitor. Certifique-se de que estão totalmente encaixados e parafusados ​​na placa e no monitor. Se o cabo já estiver totalmente encaixado, troque-o por outro e teste novamente. O cabo de alimentação não terá parafusos de fixação, portanto, verifique se está totalmente encaixado e se não se move.

Atualize ou altere o driver gráfico

Se você estiver usando um driver gráfico mais antigo, atualize-o para a versão mais recente. Se você acabou de atualizar seu driver, tente reverter para uma versão anterior. Você deve usar o DDU Uninstaller para remover completamente o driver antigo primeiro, a fim de eliminar qualquer possibilidade de que ele esteja causando a oscilação do monitor.

O DDU Uninstaller é um aplicativo pequeno que pode remover completamente todos os remanescentes de um driver mais antigo. Ele inicializa o computador no modo de segurança, remove todos os arquivos do driver e reinicia no modo normal, pronto para você instalar um novo.

Use o modo de segurança do Windows

O Modo de Segurança do Windows é um ambiente de solução de problemas muito útil, pois carrega apenas o núcleo do Windows e muito pouco mais. Se você executou todas as tarefas acima, inicialize no modo de segurança e veja se sua tela pisca lá. Caso contrário, é um problema de driver ou programa. Nesse caso, é provável que seja um problema de configuração física ou de monitor.

  1. Selecione o botão Iniciar do Windows.
  2. Selecione Configurações e Atualização e segurança.
  3. Selecione Recuperação no painel esquerdo e Inicialização avançada.
  4. Clique em Reiniciar agora.

Isso o inicializará no modo de segurança.

Verifique seus aplicativos

Embora incomum agora, alguns aplicativos já causaram tremulações na tela. Por experiência anterior, sei que o Norton AV já havia interferido nas telas. Se você instalou um programa ou aplicativo imediatamente antes da tela começar a piscar, desative ou desinstale-o e teste novamente. Se você atualizou o Windows pouco antes de tudo mudar, desinstale essa atualização e teste novamente. O software é mais comumente a causa do que o hardware.

Verifique sua taxa de atualização

A taxa de atualização do monitor é uma medida da rapidez com que cada pixel do seu monitor é atualizado ou atualizado. Os monitores têm taxas de atualização nativas nas quais funciona melhor e o driver gráfico deve usar isso por padrão. Se isso mudou, pode causar tremulação no monitor.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Sistema e Vídeo.
  3. Vá até Configurações avançadas de exibição e selecione-o.

Se você possui um monitor de 60Hz, a taxa de atualização listada deve ser de 59 ou 60Hz. Se você possui monitores de 100Hz ou 120Hz, a taxa de atualização deve ser muito próxima, se não for a mesma.

Verifique sua placa gráfica

É raro que um problema físico com uma placa de vídeo cause oscilações, mas não seja impossível. Eu vi em primeira mão como um cartão superaquecido tremeluzia ao se desligar para evitar superaquecimento e, em seguida, ligava novamente quando esfriava.

Desligue o seu PC e abra-o. Verifique se o cartão está totalmente encaixado e travado no lugar. Verifique se não está coberto de poeira e limpe-o com cuidado, se estiver. Verifique se as aberturas de exaustão do resfriador também estão livres de poeira e detritos e se pode extrair calor da parte traseira do cartão livremente. Se você usar resfriamento a água ou de terceiros, monitore as temperaturas para garantir que o cartão não esteja superaquecendo.

Teste e verifique o monitor

Os monitores são bastante confiáveis ​​agora, mas é possível que seja uma falha de hardware que está causando o problema. Se você tiver o luxo de um monitor sobressalente, troque-o e teste novamente. Caso contrário, verifique todas as configurações do monitor e redefina para os padrões, pois eles parecem bem. Se você já trocou o cabo, verificar o monitor é sua tarefa final.

Se você estiver usando um laptop, poderá conectar um monitor externo a ele e usá-lo em vez da tela do laptop para solucionar problemas. Conecte um monitor externo usando HDMI ou VGA e diga ao Windows para usar o monitor externo quando solicitado.

A solução de problemas de um monitor trêmulo é um processo de eliminação. É mais fácil começar com os culpados mais prováveis ​​e seguir para as possibilidades mais envolvidas. Se você seguir todas as dicas aqui, deverá ter identificado o que está causando o seu monitor piscar e pará-lo.

Dicas para impedir que o monitor pisque no Windows