Anonim

A internet é um recurso incrível, cheio de lugares para ir, coisas para explorar, aprender, experimentar e interagir. Também está cheio de personagens nefastos tentando pegar o que você tem. Assim como na vida real, existem aqueles que não pensam em tirar vantagem de alguém apenas para ganhar dinheiro rapidamente ou porque isso faz com que se sintam bem. É algo que todo usuário da Internet precisa se proteger.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Um dos principais vetores de ataque que esses desonestos usam é o malware. O malware ou software malicioso é secretamente instalado no computador e fará uma de várias coisas.

Pode:

  1. Capture seus logins e senhas e envie-os de volta ao hacker.
  2. Integre seu computador a uma botnet para ser usada para fins criminais.
  3. Mostre publicidade em janelas pop-up ou redirecione pesquisas legítimas da web para outros sites (adware).
  4. Abra seu computador para outros vírus, como um cavalo de Tróia.
  5. Criptografe seus dados e desbloqueie-os somente depois que você pagar (ransomware).

Como o malware é entregue?

Links Rápidos

  • Como o malware é entregue?
  • Não é tão ruim
  • As cinco principais ferramentas gratuitas de remoção de malware
  • BitDefender Antivirus Free Edition
  • Malwarebytes
  • Pesquisa e destruição do Spybot
  • Avast Free Antivirus
  • Antivírus gratuito Ad-Aware +
  • Uma observação sobre essas ferramentas gratuitas de remoção de malware

O malware pode ser entregue de várias maneiras. Ele pode se disfarçar como um software legítimo que você baixa, ser vinculado a um email de spam e baixado uma vez aberto, estar contido em um anúncio de site infectado e em alguns outros métodos. Esses métodos mudam o tempo todo, portanto, é importante manter seu computador protegido, sobre o que é este tutorial.

Não é tão ruim

Antes de entrarmos nas ferramentas de remoção de malware, é importante observar que a Internet não é de todo ruim. Sim, é um pouco como o Oeste Selvagem, pois atrai os incautos. Mas tome algumas precauções básicas e você poderá evitar facilmente 99% dessas ameaças da Internet. Nós os cobrimos antes no Techjunkie, mas eles incluem sempre usar um firewall, sempre ter um programa antivírus em execução e usar algumas regras de bom senso quando estão na rede.

Não baixe nada de que não tenha certeza, não abra links em e-mails de remetentes que você não conhece e sempre use um bloqueador de anúncios. Somente essas três coisas podem impedir a grande maioria dos malwares de infectar seu computador. De resto, você pode usar uma ferramenta gratuita de remoção de malware como uma delas.

As cinco principais ferramentas gratuitas de remoção de malware

As ferramentas de remoção de malware, como o software antivírus, mudam constantemente. O que há de melhor no momento pode não estar dentro de alguns meses, por isso é uma boa ideia verificar as últimas análises para ver qual é o atual rei da cultura. No momento da redação deste artigo (novembro de 2016), essas são as principais ferramentas gratuitas de remoção de malware.

BitDefender Antivirus Free Edition

O BitDefender Antivirus Free Edition possui proteção contra malware e spyware. É gratuito como o nome sugere e não o bombardeará com solicitações de registro, compra da versão premium ou qualquer outra coisa. É discreto e apenas continua com o trabalho de proteger seu sistema.

O BitDefender Antivirus Free Edition também obtém bons resultados na maioria dos testes independentes, o que é a marca de um bom pacote.

Malwarebytes

O Malwarebytes está consistentemente entre as dez principais ferramentas gratuitas de remoção de malware, devido à sua eficácia. É um dos melhores por aí em termos de detecção e remoção de malware, spyware, rootkits e outros códigos nefastos. Você precisa executá-lo e atualizá-lo manualmente, mas ele detecta mais códigos maliciosos do que a maioria dos outros pacotes.

O Malwarebytes é simples, eficaz e usa o mesmo banco de dados de assinaturas da versão premium. Essa é a marca de um produto de qualidade.

Pesquisa e destruição do Spybot

O Spybot Search & Destroy luta contra malware há anos e ainda é muito bom no que faz. Não é o mais fácil de trabalhar, graças a uma interface desajeitada. Ele acerta as coisas importantes, o que o protege contra malware. Pode funcionar em segundo plano, alertar para ameaças ou ser executado sob demanda. Isso depende totalmente de você.

O Spybot Search & Destroy também verifica atividade de botnet, evita alterações no arquivo do host e também possui uma ferramenta de exclusão segura de arquivos.

Avast Free Antivirus

O Avast Free Antivirus é outro produto que já existe há anos e tem pontuações consistentes em testes independentes. É um produto simples que faz o que faz muito bem. É leve, rápido e simplesmente funciona. Ele também detecta a maioria dos malwares, vírus e ameaças, oferecendo proteção confiável para o seu computador.

O Avast Free Antivirus também inclui um gerenciador de senhas e um monitor de rede para um pouco mais de segurança.

Antivírus gratuito Ad-Aware +

O Ad-Aware Free Anti-Virus + é outro temporizador antigo que conseguiu se manter relevante e eficaz depois de muitos anos no mercado. Ele pode verificar todos os downloads, monitorar seu sistema em busca de programas suspeitos, verificar spyware e adware e avisá-lo sobre sites potencialmente inseguros usando listas brancas.

O Ad-Aware Free Anti-Virus + é outro produto leve, sem complicações e que continua com seu trabalho. É por isso que está nesta lista.

Uma observação sobre essas ferramentas gratuitas de remoção de malware

Todas as ferramentas mencionadas neste tutorial são boas no que fazem. No entanto, para ganhar dinheiro, alguns outros no mercado incluirão 'extras opcionais' no instalador. É importante não apenas percorrer o instalador para instalar o programa rapidamente, mas ler cada opção primeiro.

Ironicamente, o objetivo das ferramentas de remoção de malware é remover software indesejado. No entanto, alguns instaladores instalam software indesejado. Esse software geralmente não é perigoso, mas é indesejável. Os fabricantes de software recebem uma taxa de indicação toda vez que um desses programas é instalado e é por isso que eles os incluem. Apenas desmarque a caixa no instalador se não quiser experimentá-los.

Caso contrário, use uma dessas cinco ferramentas gratuitas de remoção de malware para ajudar a protegê-lo das piores ameaças da Internet. Eles trabalham incansavelmente para verificar se há códigos maliciosos no sistema e remover qualquer coisa que encontrarem de maneira rápida e eficiente. O que mais você pode pedir do software livre?

Você usa outra ferramenta de remoção de malware? Prefere um que não mencionamos aqui? Conte-nos sobre isso abaixo!

Os 5 principais softwares de remoção de malware necessários para acelerar o seu computador