Anonim

Se você é novo no ecossistema do Chromebook ou deseja atualizar seu uso diário com alguns truques novos, há muitos segredos ocultos no Chrome OS que você deve aprender quando começar a usar um Chromebook. Embora o sistema operacional possa parecer simples para a maioria dos usuários avançados - afinal, o Chrome OS é "apenas" um navegador da Web - o Google adicionou vários atalhos e ajustes simples ao sistema operacional ao longo dos anos para tornar as coisas um pouco mais simples. todo usuário do Chrome.

Consulte também o nosso artigo Como instalar o Linux em um Chromebook - Um guia completo

Desde pequenos atalhos até grandes mudanças, reunimos algumas das melhores dicas e truques para o seu novo Chromebook abaixo, em nosso mais novo guia.

Atalhos que você deve saber

Links Rápidos

  • Atalhos que você deve saber
    • Atalhos do sistema
    • Atalhos de exibição
    • Atalhos do navegador
    • Utilitários e outros atalhos
  • Truques e ajustes do iniciador
  • Aplicativos e funções do sistema oculto
  • Extensões para todos
  • Em caso de emergência quebre o vidro
  • Somente para usuários avançados

Vamos começar com algo que todo mundo adora: atalhos de teclado! É isso mesmo, apesar de os detratores chamarem o Chrome OS de um simples navegador da Web, o Google está repleto de novidades e atalhos de teclado estão incluídos no mix para se divertir. Claro, você obtém o básico que todos já conhecem, como Ctrl + X, C e V para recortar, copiar e colar, respectivamente, mas existem outros atalhos que a maioria dos novos usuários talvez não conheça? Você aposta que existe - vamos dividi-los.

Atalhos do sistema

Começaremos com alguns atalhos simples para tornar seu uso do Chrome um pouco mais rápido e fácil a cada dia. Embora você não saia do Chromebook com muita frequência, é fácil fazer isso com apenas um clique de Ctrl + Shift + Q. Precisa acessar seus arquivos? Alt + Shift + M abrirá o navegador de arquivos e, se você precisar exibir arquivos ocultos do sistema, Ctrl +. (período) acessará todos os arquivos que o Chrome OS ocultar de você. Você pode até visualizar arquivos no navegador de arquivos, selecionando o arquivo com o mouse e pressionando Space. Se você precisar iniciar rapidamente um dos oito primeiros atalhos de aplicativos em sua prateleira na parte inferior da tela, Alt + (1-8) abrirá o aplicativo numerado correspondente; Alt + 9 abrirá o último aplicativo na sua prateleira. Por fim, se você precisar trocar de usuário no Chromebook, pressione Ctrl + Alt +. (ponto) ou Ctrl + Alt +, (vírgula) para alternar entre os usuários.

Atalhos de exibição

Ocasionalmente, pode ser necessário modificar a exibição do seu computador, mas o menu de configurações pode ser um pouco confuso ou difícil de seguir. Tudo bem; as configurações de tela mais importantes podem ser alteradas apenas pelos atalhos do teclado. O Chrome OS não é o melhor quando se trata de dimensionar para telas de alta resolução, 1080p (ou superior). Pode ser difícil ler texto e ícones no visor. Se você precisar alterar a resolução da tela, toque em Ctrl + Shift e em + ou - para aumentar ou diminuir a resolução conforme necessário. Se você estiver constantemente alterando as resoluções, isso pode economizar muito tempo. Se você não tiver certeza da resolução padrão da tela, toque em Ctrl + Shift + 0 para redefini-la completamente. E mais uma configuração de exibição elegante - se você já abriu um PDF rotacionado incorretamente, conhece a dor de torcer o pescoço ou segurar o dispositivo desajeitadamente para ler o documento. No Chrome OS, não há problema: toque em Ctrl + Shift +

e sua tela girará 90 graus. Continue tocando no atalho para continuar girando ou para retornar à exibição padrão.

Atalhos do navegador

Claro, você provavelmente conhece muitos atalhos do navegador se for um usuário antigo do Chrome, mas devemos mencionar algumas configurações menos conhecidas. Você pode rolar rapidamente para a parte superior ou inferior da página da Web atual pressionando Ctrl + Alt + (seta para cima) ou (seta para baixo), e a página para cima e para baixo pode ser alcançada pressionando Alt / Pesquisa + (seta para cima) ou (seta para baixo) ) Se você precisar aumentar ou diminuir o zoom em uma página específica, Ctrl e + ou - controlarão seu nível de zoom em páginas individuais e Ctrl + 0 redefinirá o nível de zoom. Se você precisar abrir um link em uma nova guia, pressionar Ctrl enquanto clica no link fará exatamente isso, enquanto pressionar Alt enquanto clicar constitui um clique com o botão direito do mouse em um link. Você pode salvar sua página atual como marcador pressionando Ctrl + D e pode encontrar texto específico em uma página pressionando Ctrl + F. Um dos atalhos mais úteis quando você está tentando acessar um URL - digite seu texto na barra de URL e pressione Ctrl + Enter para inserir automaticamente o 'www'. e '.com' de um URL. Mais um atalho do navegador: todo mundo sabe que Ctrl + H abrirá seu histórico, mas se você precisar visualizar seus downloads anteriores, Ctrl + J exibirá a página de downloads no Chrome. Coisas bastante úteis.

Utilitários e outros atalhos

Aqui estão apenas mais alguns atalhos diversos que consideramos realmente úteis. Primeiro, um dos atalhos mais importantes e difíceis de encontrar é a capacidade de capturar capturas de tela no Chrome OS, mas na verdade é bem fácil. Existem duas maneiras diferentes de tirar screenshots. O primeiro, Ctrl +

, fará uma captura de tela de toda a exibição, enquanto o segundo, Ctrl + Shift +

, habilitará um cursor no seu monitor. Arraste o cursor ao redor da área da tela da qual deseja tirar uma foto e a captura de tela parcial será salva na memória do sistema. Outro atalho oculto: os Chromebooks não têm uma tecla maiúscula, com a infame alternância substituída pela função Pesquisar. O Caps Lock não está ausente no Chrome OS; em vez disso, está apenas oculto. Para acessá-lo, mantenha pressionada a tecla Alt e toque no botão Pesquisar. Um pop-up aparecerá no visor, informando que o caps lock está ativado e um ícone aparecerá no painel de informações da sua prateleira até você desativar o caps lock com o mesmo atalho.

E ei, se você esquecer algum desses atalhos - ou quiser aprender os que não mencionamos aqui - basta tocar em Ctrl + Alt +? (ponto de interrogação) para ver um mapa do teclado de todos os atalhos do Chrome OS.

Truques e ajustes do iniciador

Você pode não saber disso, mas, assim como o Android, o Chrome usa um "iniciador" como uma maneira de iniciar aplicativos, páginas da web, jogos e muito mais. O iniciador do Chrome não é tão completo quanto alguns dos lançadores que vimos no Android, mas isso não significa que não haja truques legais que você possa fazer na área de trabalho que não exija o lançamento de outros aplicativos ou Guias do Chrome. Muitas dessas dicas dependem do uso do ícone de círculo para o menu no canto inferior esquerdo da tela. Portanto, se você não se familiarizou com esse menu, também é uma ótima maneira de fazer isso.

Primeiro, o iniciador de aplicativos possui vários recursos ocultos, incluindo o uso do iniciador como calculadora e conversor de unidades. Como a pesquisa do iniciador de aplicativos funciona como uma pesquisa no Google, qualquer um dos truques que você conhece para pesquisar coisas no Google também pode funcionar aqui. Por exemplo, se você precisar verificar rapidamente uma fórmula simples, basta inseri-la no iniciador de aplicativos (que inicia no ícone do círculo no canto esquerdo da sua prateleira ou pressionando o botão de pesquisa no teclado do Chromebook). Você nem precisa pressionar Enter - sua resposta será exibida na caixa central da área de trabalho. O mesmo vale para as conversões de unidades, para que você possa digitar 6, 5 quilômetros em centímetros ou 3 centímetros em centímetros, e sua resposta será exibida sem a necessidade de pressionar o botão de pesquisa. Se você não encontrar sua resposta, pressionar Enter carregará a página dentro do seu navegador, onde você poderá encontrar sua resposta usando todo o poder das funções de pesquisa do Google.

Aqui está outro truque: você pode usar o iniciador de aplicativos para abrir aplicativos com sua voz, semelhante ao que faria no Android. Você precisa habilitar a opção dentro de suas configurações, mas é realmente fácil. Abra seu aplicativo de configurações acessando o menu na central de notificações, no canto inferior direito da tela, e digite "OK Google" na caixa de pesquisa. No cartão correspondente às configurações do seu mecanismo de pesquisa, ative "Ativar 'OK Google' para iniciar uma pesquisa por voz". Enquanto estiver nessa tela, convém ativar os cartões do Google Now para o iniciador de aplicativos. Agora, em vez de pressionar o botão de pesquisa, basta dizer "OK ​​Google" como faria com qualquer telefone, tablet ou dispositivo Google Home para começar a pesquisar. Você nem precisa ter um aplicativo aberto; você pode fazê-lo em qualquer nova guia, no iniciador de aplicativos ou no próprio site do Google. E, assim como em qualquer outro dispositivo, o Google responderá imediatamente, além de exibir os resultados de sua pesquisa na tela do Chromebook.

Mais um truque interessante para o seu iniciador: você pode dividir aplicativos em pastas para facilitar a localização dos aplicativos. Inicie o iniciador de aplicativos pressionando o botão de pesquisa e selecionando "Todos os aplicativos" na lista correspondente. Ao ver a lista de aplicativos instalados, selecione o que você deseja usar para iniciar uma pasta. Arraste e solte o aplicativo em cima de outro aplicativo para criar uma pasta. Para acessar a pasta que você acabou de criar, basta tocar no ícone da pasta com o mouse ou o dedo. Você pode nomear a pasta de dentro deste menu, na parte superior desta tela.

Aplicativos e funções do sistema oculto

Certamente, mencionamos que o caps lock está incluído no Chrome OS - está apenas escondido atrás de um atalho de teclado. Mas existem muitos outros aplicativos e funções ocultas semelhantes, disfarçados ou ocultos no Chrome OS, que podem tornar seu uso diário um pouco mais fácil ou mais avançado. Embora nem todos os usuários precisem desses ajustes, destacamos as três melhores funções ocultas pelo Google que a maioria dos usuários poderá aproveitar. Vamos dar uma olhada.

Nosso primeiro aplicativo oculto: um gerenciador de tarefas. É isso mesmo - apesar de ser baseado em um navegador, o Chrome OS possui um gerenciador de tarefas interno que os usuários podem implantar sempre que uma guia, extensão ou aplicativo Chrome congela e leva seu Chromebook com ele. Coisas bastante úteis - por isso é estranho que o Google não fale muito sobre o gerenciador de tarefas. No entanto, está lá, e é realmente muito fácil de acessar quando você souber. Semelhante ao Windows ou MacOS, você inicia o gerenciador de tarefas do Chrome OS com um atalho de teclado: Pesquisa + Esc . Você também pode usar Shift + Esc para iniciar o gerenciador de tarefas, mas receberá um aviso de que o atalho foi movido e não temos certeza de quanto tempo você poderá usar a tecla Shift para obter acesso. O gerenciador de tarefas é iniciado como sua própria janela na área de trabalho e funciona como qualquer outro gerenciador de tarefas. Todas as guias, extensões e aplicativos do Chrome em execução em segundo plano serão exibidos e você poderá classificar com base no uso da CPU, consumo de memória ou em ordem alfabética. Destaque qualquer tarefa que você precise fechar e pressione o botão "Finalizar processo" na parte inferior da janela. Quando terminar o gerenciador de tarefas, saia como faria em qualquer outra janela.

Em seguida: modo convidado. É isso mesmo, você pode entregar seu Chromebook com segurança a qualquer pessoa que precise usar seu laptop, sabendo que eles não terão acesso a nenhum dado, senha ou aplicativo. Como a maioria das dicas de nosso guia, você terá que mergulhar no menu de configurações para começar e selecionar "Gerenciar outras pessoas" em "Pessoas". Nesse menu, você encontrará uma opção para "Ativar navegação de visitante" . ”Basta ligá-lo e é praticamente isso. Agora, ao sair do seu usuário no Chromebook, você encontrará uma opção para carregar o modo Convidado, oferecendo a seus amigos ou familiares uma maneira de navegar na Web ou verificar o e-mail deles sem precisar acessar nenhuma das suas contas ou configurações.

Mais um recurso oculto: embora o Chrome OS tenha uma pasta de downloads dedicada, ele também é sincronizado com o Google Drive, com um link para sua conta do Drive incorporado diretamente no navegador de arquivos. Como a maioria dos Chromebooks possui uma pequena quantidade de armazenamento local, convém alterar o destino de Downloads para sua conta do Google Drive. Ele ainda aparecerá no navegador de arquivos normalmente, e você terá o benefício adicional de poder visualizar seus arquivos em qualquer dispositivo conectado ao Google Drive. Muito arrumado! Para ativar o recurso, abra o menu de configurações novamente e, desta vez, pressione "Mostrar configurações avançadas" na parte inferior da tela. Encontre a seção "Downloads" ou procure-a usando a função de pesquisa na parte superior das configurações. Você verá algumas configurações diferentes; estamos procurando por "Local". Clique no botão "Alterar" no lado direito das configurações e selecione sua pasta do Google Drive ou qualquer pasta dentro do Drive. Você também pode usar esse método para alterar o destino de salvamento para um cartão SD ou microSD.

Extensões para todos

Embora o Firefox tenha popularizado a ideia de usar extensões para adicionar funcionalidade a navegadores antigos e chatos, o Chrome foi o navegador que realmente trouxe essa ideia para a era moderna. Existem tantas extensões de terceiros para o Chrome, que o Google oferece um repositório inteiro de extensões para navegar e adicionar extensões de seu interesse. Seu Chromebook vem com algumas pré-instaladas, mas se você estiver procurando por mais extensões para ajudar com sua navegação diária, confira algumas dessas sugestões abaixo. Eles são fáceis de adicionar e instalar - apenas alguns cliques e pronto!

  • Mel - O mel é uma das nossas extensões de compras favoritas e quase um salva-vidas quando se trata de fazer compras on-line e procurar as melhores ofertas. A Honey pesquisará e aplicará automaticamente qualquer código de cupom que puder ao fazer o check-out em praticamente qualquer site, incluindo Amazon, Walmart, Newegg e muito mais. O aplicativo funciona quase que automaticamente e tem uma média de cinco das cinco estrelas na Chrome Web Store.
  • Desligue as luzes - Não, isso não fará com que o seu computador controle todas as luzes da sua casa. O que ele faz, no entanto, diminui o espaço em branco ao redor do YouTube e de outros reprodutores de vídeo semelhantes, facilitando a exibição do vídeo e a distração. Está desativado por padrão e só é ativado quando você deseja. O aplicativo é super leve e, além do YouTube, funciona com Hulu, Dailymotion e muito mais.
  • LastPass - Quando se trata de segurança, você não pode ter muito cuidado. O LastPass facilita manter todas as suas senhas em um só lugar, gerar senhas aleatórias de qualquer tamanho e combinação de caracteres e preencher automaticamente suas senhas. É um dos melhores gerenciadores de senhas do mercado, em parte porque é fácil de configurar e possui um nível totalmente gratuito.
  • uBlock Origin - Hoje em dia, mais e mais pessoas estão usando bloqueadores de anúncios e é fácil entender por que. Ultimamente, algumas redes de anúncios ficaram um pouco fora de controle, com anúncios grandes em tela cheia impedindo a exibição de conteúdo e outros roubando seus dados pessoais. Embora o AdBlock Plus seja um dos bloqueadores mais populares do mercado, recomendamos o uBlock Origin mais novo e menos conhecido, um bloqueador de anúncios muito mais leve que não consome tanta memória quanto o AdBlock Plus e oferece as mesmas habilidades.
  • Google Translate - Embora você não possa usá-lo com muita frequência, o Google Tranaslate pode economizar muito tempo se você carregar uma página em um idioma estrangeiro ou não reconhecer uma palavra. Ele pode traduzir rápida e facilmente frases individuais e páginas inteiras de texto com apenas alguns cliques, economizando muito tempo e frustração se você não estiver familiarizado com o idioma de origem.
  • Atualmente - Um dos nossos modificadores favoritos de nova guia é Atualmente, que atualiza sua nova página de guia com algumas informações reais que você pode usar para beneficiar sua vida cotidiana. Em vez de links para as páginas mais visualizadas, Atualmente, mostra seu tempo e clima atuais, bem como a previsão estendida para os próximos dias. Atualmente é lindo, com cores brilhantes, tipografia e efeitos visuais como noites estreladas. Se você deseja uma nova aparência para o seu navegador, confira este.
  • Pocket - essa não seria uma lista das melhores extensões para o Chrome sem mencionar o Pocket. Se você é um consumidor ávido de artigos e mídia on-line, o Pocket ajuda a salvar e sincronizar artigos, vídeos e qualquer outra coisa entre seus dispositivos para mais tarde. Você pode salvar artigos para consumo offline, ler artigos em uma visualização de leitura aprimorada e tudo é sincronizado entre seu tablet, telefone e laptop

Em caso de emergência quebre o vidro

Quando você estiver ocupado aprimorando seu Chromebook, acessando arquivos e pastas ocultos e instalando uma tonelada de aplicativos e extensões, pode esquecer que seu Chromebook ainda é um computador, completo com bugs e falhas ocasionais. Embora a maioria deles possa ser corrigida com uma reinicialização simples, às vezes você pode ir um pouco longe demais em sua busca para revolucionar a experiência do Chrome OS, e seu computador precisará de uma redefinição definitiva para voltar ao funcionamento. O Google pensou no futuro, no entanto, e desenvolveu um Chromebook Recover Utility, que pode ajudar se você se deparar com um problema sério. Os Chromebooks não possuem partições de recuperação, como a maioria dos Macs ou PCs - simplesmente não há espaço suficiente no armazenamento flash incluído no seu dispositivo. A boa notícia: é realmente fácil criar um dispositivo de recuperação externo para o seu laptop, e tudo o que você precisa é de um cartão SD ou unidade flash de 4 GB ou mais.

Vá para a Chrome Web Store e pegue o Chromebook Recovery Utility para o seu dispositivo. É um utilitário pequeno e, apesar de não ter uma classificação super alta, a maioria das reclamações ocorre devido a vários problemas, pois os usuários não conseguem usar suas unidades flash específicas, portanto, verifique se o dispositivo é suportado com antecedência lendo algumas das recomendações. Se você já está tendo problemas com seu Chromebook, também pode usar o utilitário em qualquer Mac ou PC. Usando o utilitário, selecione seu modelo ou insira o número do modelo no campo especificado e insira seu dispositivo de armazenamento no computador. O Utilitário de recuperação o guiará através da criação da chave de recuperação e, depois que você a tiver, estará seguro e protegido caso algo aconteça ao seu dispositivo. Se você se deparar com um problema em que o Chromebook está exibindo um erro "O Chrome OS está ausente ou danificado", basta inserir a mídia de recuperação criada com o utilitário e você será guiado pelas instruções de reinstalação do Chromebook.

Embora você talvez nunca precise usar a chave de recuperação para o seu dispositivo, ainda é uma boa idéia manter uma por aí apenas para emergências. Pode ser a diferença entre concluir seu grande trabalho ou apresentação na noite anterior ao vencimento e enfrentar um fracasso ou vergonha no trabalho ou na escola.

Somente para usuários avançados

Se você chegou até aqui neste guia e ainda procura mais ajustes e alterações no seu Chromebook, provavelmente é um usuário experiente em tecnologia que procura algumas funcionalidades extras. Estamos protegendo você. Nosso melhor conselho para obter um uso adicional do seu Chromebook é a instalação do Linux no Chromebook - e temos um guia completo para você conferir aqui ou usando o link na parte superior da página. Instalar o Linux no seu Chromebook é realmente fácil, embora não sem a sua parte justa de riscos. Nosso guia orienta você em todas as etapas, usando um programa desenvolvido por um funcionário do Google chamado Crouton. Seu Chromebook ainda executará o Chrome OS depois que você terminar, mas você poderá entrar em uma distribuição Linux chamada Xfce4. Do jogo ao desenvolvimento, a execução do Linux no seu Chromebook pode mudar a maneira como você usa o dispositivo dia a dia. Portanto, se você estiver pronto para mergulhar, confira nosso guia.

No entanto, não estamos sem dicas. Um que você pode querer conferir: desbloquear seu Chromebook com seu telefone. Os Chromebooks exigem sua senha do Google toda vez que você desbloqueia o dispositivo, o que pode ser irritante rapidamente se você tiver uma senha complicada - ou se você usa o LastPass, como mencionamos acima. Felizmente, o Chrome OS funciona bem com o Android, quase como uma chave para uma fechadura. Abra o menu de configurações e clique em "Mostrar configurações avançadas" na parte inferior da página. Encontre o Smart Lock usando a função de pesquisa e sua configuração para emparelhar seu telefone ao seu Chromebook. Caso contrário, verifique se o Bluetooth está ativado nos dois dispositivos. O processo de configuração leva apenas alguns instantes e, depois disso, você poderá desbloquear seu Chromebook com o desbloqueio do telefone. Observe que você precisa de uma trava no seu smartphone para usar esse ajuste.

Se tudo isso não for suficiente para satisfazer sua necessidade de novos recursos, temos mais um truque na manga: os canais do Chrome. Como o Chrome OS é atualizado ao mesmo tempo que a versão do navegador, você pode alterar sua versão do Chrome da mesma forma, sem precisar instalar nenhum software adicional. Além do canal estável padrão, o Google oferece canais Beta e Desenvolvedor, que trazem novos recursos não testados e, em alguns casos, muitos bugs. Se você estiver pronto para dar as boas-vindas aos problemas com os benefícios, abra a tela de configurações e clique em "Sobre o Chrome OS" para visualizar as informações do sistema. Clique em "Informações detalhadas detalhadas" na parte inferior do painel e você será solicitado a alterar a versão do Chrome que está usando. Se você está se perguntando o que é cada versão, o Google faz um bom trabalho dividindo cada canal aqui. A versão curta ”

  • Estável: uma versão totalmente testada do Chrome, atualizada a cada 2-3 semanas, com pequenas alterações e a cada 6 semanas, para grandes alterações.
  • Beta: permite que o usuário teste as próximas alterações enquanto permanece com baixo risco. A versão beta é atualizada todas as semanas, com grandes atualizações a cada 6 semanas, até um mês antes do Stable.
  • Desenvolvedor: o mais novo dos novos recursos, mas muito testado e altamente instável. O desenvolvedor é atualizado uma ou duas vezes por semana.

Recomendamos apenas mudar para a versão Beta; o canal Developer é um pouco mais instável do que muitos usuários gostariam. Depois de fazer a alteração, o Chromebook será reiniciado na versão mais recente. Seu Chromebook só será apagado se você mudar para uma versão mais estável (ou seja, Developer para Beta ou Beta para Stable). Lembre-se disso antes de ir direto para a edição Developer.

***

Os Chromebooks podem ter iniciado como dispositivos simples, executando um navegador e nada mais. Mas, sem o conhecimento da maioria dos usuários, o Google tem trabalhado duro, modernizando e refinando o Chrome OS em um sistema operacional sério em que qualquer pessoa pode usar e encontrar prazer e produtividade. Desde a adição de atalhos sérios de teclado e sincronização com o Google Drive, para desbloquear seu computador usando o telefone e instalando o Linux para alguns usos sérios de desenvolvimento, os Chromebooks nunca foram uma escolha melhor para quem tem orçamento limitado. O Chrome OS fornece um ambiente estável e seguro para navegar, assistir vídeos e digitar documentos, mas também permite que a flexibilidade se torne uma máquina de desenvolvedor completa e até execute jogos baixados do Steam. Eles podem ter começado como dispositivos baratos e apenas para navegadores, mas o Chrome OS está apenas evoluindo - e não mostrou sinais de parada.

Dicas e truques para seu novo chromebook