Tudo e qualquer coisa podem ser acessados através da internet. Independentemente de procurar empreiteiros em sua área ou pesquisar algo datado há dez anos, você certamente encontrará um recurso on-line confiável. Essa acessibilidade pode tornar a vida mais fácil e conveniente, mas, do outro lado da moeda, também pode se tornar o motivo pelo qual sua segurança será colocada em risco. O mesmo é especialmente verdade quando as crianças estão usando a internet. Sua inocência os torna suscetíveis a violações de dados e outros problemas de segurança cibernética.
Qualquer conteúdo ao qual seus filhos tenham acesso pode contribuir para o desenvolvimento deles. Na maioria das vezes, eles imitavam a violência e o abuso quando o viam na tela. Se você deseja que seus filhos evitem esse tipo de comportamento, preste atenção aos seguintes conselhos de segurança on-line:
1. Defina limites.
Se você permitir que seus filhos tenham tempo de tela ilimitado, aumentará as chances de acessar sites que não deveriam. Eles podem estar assistindo a um desenho animado no YouTube, mas, por causa de um anúncio, podem acabar visitando um site que não é adequado para a idade deles. A solução? Estabeleça limites para quanto tempo eles devem usar seus gadgets. Se seus filhos já frequentam a escola, você pode deixá-los usar seus gadgets por duas horas durante a semana, desde que eles já tenham terminado os trabalhos escolares. Você pode deixá-los usar seus gadgets por mais horas durante o fim de semana.
2. Obtenha um software de monitoramento.
Verificar a atividade on-line de seus filhos pode ser fácil se você é um pai que fica em casa. Mas se você tiver um emprego em período integral e outras responsabilidades, talvez não consiga fazer isso. Se você deseja que seus filhos estejam seguros on-line 24 horas por dia, sete dias por semana, compre um software de monitoramento. Essa pode ser sua primeira linha de defesa, especialmente se seus filhos gostam de usar seus smartphones ao navegar na Internet.
3. Conheça suas senhas.
Além de verificar diferentes conteúdos on-line, as crianças hoje em dia têm suas próprias contas de mídia social, usadas para compartilhar postagens e se comunicar com seus amigos. Normalmente, as crianças conversam com seus amigos através de diferentes bate-papos em grupo on-line. Para conhecer as atividades on-line de seus filhos, peça as senhas deles. Isso inclui as senhas de todos os seus perfis de mídia social e e-mails. Depois de obter essas informações, verifique regularmente suas contas para saber o que estão acessando e postando. Avalie cuidadosamente os bate-papos online também.
Imagem via Shutterstock
4. Ensine-os a proteger sua privacidade.
Todos os seus esforços para proteger a privacidade de seus filhos serão inúteis se eles não fizerem sua própria parte. Claro, você pode estar lecionando sobre os perigos da internet, mas se eles mesmos compartilharem suas informações privadas, nada mudará. Se seus filhos já tiverem idade suficiente para entender as instruções, ensine-os a proteger sua privacidade. Você pode começar dizendo a eles para:
- Nunca forneça suas informações pessoais, como endereço residencial, endereço de e-mail e números de contato pela Internet.
- Nunca abra e-mails ou mensagens pessoais de pessoas que eles não conhecem ou que tenham assuntos obscuros.
- Nunca responda a mensagens ou comentários que sejam desrespeitosos ou perturbadores;
- Nunca se encontre sozinho com uma pessoa que eles só conheceram online.
5. Seja a pessoa certa para eles.
A comunicação é fundamental para garantir que seus filhos estejam sempre seguros online. Depois de estabelecer todas as suas regras, instrua seus filhos a falar com você sempre que encontrarem um conteúdo que os faça sentir desconfortáveis. Eduque-os sobre os prós e contras da World Wide Web e deixe-os falar com você no momento em que alguém os opuser. Garanta a eles que, o que quer que eles digam, você não os exagerará, os culpará ou os castigará, tirando seus privilégios online. Deixe que eles entendam por que você deseja acompanhar todas as atividades on-line.
6. Verifique o histórico de navegação do seu filho.
Depois que seus filhos largarem seus gadgets, verifique o histórico de navegação deles. Dependendo da idade de seus filhos, eles podem não estar cientes de que esse recurso está realmente disponível. Se seus filhos excluirem o histórico de navegação, pergunte casualmente sobre isso. Não fique na defensiva ou zangado com sua abordagem ao falar, mas permita que eles expliquem o lado deles.
Seus esforços podem percorrer um longo caminho
A Internet pode ser uma mina de ouro de informações, mas como pai ou responsável, você sempre deve orientar seus filhos sempre que eles estiverem usando. Você deve direcioná-los para o caminho certo, para que eles possam aproveitar totalmente a Internet sem colocar em risco sua segurança e identidade. Siga as dicas deste artigo para alcançar esse objetivo - apenas verifique se você é consistente e paciente com seus esforços!