Anonim

Quando o Apple OS X Leopard (10.5) foi lançado, um dos maiores pontos de marketing foi a inclusão do Time Machine.

O Time Machine é o programa de backup que é ativado automaticamente ao usar o OS X e faz backup de todos os arquivos no seu Mac automaticamente em um disco rígido externo. Se você quiser uma versão antiga de um arquivo específico, localize o arquivo no Finder e ative o Time Machine. Você fará uma caminhada gráfica no tempo (na foto à esquerda), onde poderá encontrar a versão antiga do arquivo que deseja e restaurá-la.

Mas você sabia que o Windows Vista tem algo parecido com isso? Sim, ele faz e é chamado Shadow Copy.

O Shadow Copy está embutido em todas as versões do Windows Vista, embora apenas o Vista Business, Enterprise e Ultimate tenham a configuração da GUI necessária para trabalhar com ele no Explorer. Mas, a idéia é que ele permita que você navegue no tempo e restaure um arquivo de um ponto de restauração anterior. A cópia de sombra é mais ou menos a substituição da restauração do sistema no Windows Vista. Se você estiver executando o Vista, ele será executado por padrão como um serviço do Windows.

Usando o Shadow Copy, você pode restaurar um único arquivo com relativa facilidade. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no arquivo que deseja restaurar. Você também pode clicar com o botão direito em uma pasta inteira. Em seguida, escolha “ Restaurar versões anteriores ” no menu de contexto. Você verá uma lista de datas para as quais possui pontos de restauração para o arquivo. Clique em Abrir para vê-lo como estava naquele dia. Para restaurar, basta pressionar Restaurar .

Se você não estiver executando uma versão do Vista incorporada à GUI, ainda poderá usar o sistema baixando um utilitário chamado ShadowExplorer. Usando esse programa, você pode navegar para um ponto de restauração específico no menu suspenso da data, encontrar o arquivo ou a pasta que deseja restaurar e selecionar Exportar .

Um equivalente à máquina do tempo? Não.

No Mac, o Time Machine faz backup a cada hora. No Windows, ele cria pontos de restauração em um agendamento definido por você. Geralmente uma vez por dia. Qualquer arquivo que você deseja restaurar precisaria estar vinculado a um ponto de restauração. Um ponto de restauração é exatamente isso - um conjunto inteiro de arquivos para o seu computador, para que você possa restaurar tudo. Portanto, dada a natureza, isso certamente não é a Máquina do Tempo. O Time Machine da Apple é muito mais fácil de usar e muito mais completo nos backups realizados.

Além disso, o Time Machine está configurado para fazer backup em uma unidade externa. O Windows Shadow Copy cria pontos de restauração no disco rígido do sistema. Isso acaba com o argumento geralmente porque a falha no disco rígido é um dos motivos mais comuns para esse tipo de sistema.

Portanto, o Shadow Copy certamente nunca deve ser o seu substituto para uma boa política de backup de dados. Para usuários de Mac, o Time Machine pode ser sua política de backup e você não precisa se preocupar com isso além disso.

Máquina do tempo - no Windows Vista?