Anonim

Sua área de trabalho está uma bagunça? Existem janelas em cima de janelas em cima de quem sabe o quê? Talvez você esteja sempre procurando mais espaço na tela. Pode parecer que essas coisas são todos sintomas de um problema-chave na maneira como as interfaces gráficas de computador lidam com janelas, e são. A maioria dos gerenciadores de janelas é totalmente ineficiente. Os gerenciadores de janelas lado a lado são uma solução possível.

O que é um gerenciador de janelas lado a lado

Links Rápidos

  • O que é um gerenciador de janelas lado a lado
    • Gerenciadores de janelas flutuantes
  • Quebrando o espaço
  • Navegação
  • Gerentes de janela superior
    • Linux
      • i3wm
      • BSPWM
      • Xmonad
      • AwesomeWM
    • OSX
      • ChunkWM
      • Ametista
    • janelas
      • bug.n
      • AquaSnap
  • Acessórios e ferramentas
    • Polybar
    • Lemonbar
    • Rofi
    • URxvt
    • Vim
    • Dunst
  • Pensamentos finais

Um gerenciador de janelas lado a lado tem uma abordagem diferente para organizar janelas. Em vez de janelas aparecerem em qualquer lugar, elas ocupam qualquer espaço disponível. À medida que você abre mais janelas, o espaço da tela é dividido matematicamente para maximizar com eficiência.

Por exemplo, se você abrir um programa em uma área de trabalho em branco, ele preencherá automaticamente a tela inteira. Então, se você abrir outro, ele será aberto próximo ao anterior, preenchendo metade da tela. A partir daqui, as coisas ficam específicas para qual algoritmo o gerenciador de janelas usa. Neste exemplo, no entanto, você pode assumir que ele se comportará como o gerenciador de janelas do i3. Se for esse o caso, a próxima janela será aberta ao lado das outras, dividindo a tela em terços. Essa tendência vai continuar.

Provavelmente isso não parece muito bom, mas você pode organizá-los e reorganizá-los a qualquer momento. Isso inclui a porcentagem da tela que eles ocupam. Você pode dividir a tela em quartos, com cada lado da tela dividido ao meio na horizontal. Na verdade, você pode organizar a tela da maneira que desejar.

A maioria dos gerenciadores de janelas lado a lado, especialmente em sistemas Linux, também usa áreas de trabalho. Os espaços de trabalho criam telas virtuais, geralmente até dez. Você pode definir janelas para abrir em áreas de trabalho específicas e áreas de trabalho para abrir em monitores específicos.

Com um gerenciador de janelas lado a lado, você tem total controle refinado sobre o layout das janelas nas telas.

Gerenciadores de janelas flutuantes

A princípio, pode parecer que os gerenciadores de janelas lado a lado são muito menos convenientes do que seus colegas flutuantes. Parece natural arrastar uma janela pela tela, certo?

A maioria dos gerenciadores de janelas lado a lado é lado a lado por padrão, mas suporta a flutuação para instâncias em que lado a lado não é prático. Você pode alternar a flutuação quando quiser. Ao alternar uma janela flutuante para o modo flutuante, você pode usar os controles do teclado para redimensioná-la e fazer com que ela se comporte com o calor que você esperaria.

Um dos grandes benefícios dos gerenciadores de janelas lado a lado é sua capacidade de personalizá-los. Como você configura seus próprios controles, pode se adaptar rapidamente a um fluxo de trabalho que achar confortável.

Você já tentou organizar janelas e mantê-las organizadas com um gerenciador de janelas flutuante? Não funciona bem, se é que existe. Portanto, você pode obter um comportamento flutuante de um gerenciador de janelas lado a lado, mas não funciona ao contrário.

Outra grande vantagem vem dos controles e navegação do teclado. Não é necessário usar o mouse para navegar pelo gerenciador de janelas lado a lado. Tudo o que você faz pode ser tratado através de teclas de atalho. Você pode até mapear teclas de atalho para iniciar todos os aplicativos mais usados.

Quebrando o espaço

Existem diferentes métodos de revestimento. Normalmente, o lado a lado é tratado por um algoritmo. Geralmente, qualquer algoritmo lado a lado é apenas um método padrão que você pode substituir manualmente. Portanto, não é uma prioridade escolher um gerenciador de janelas que ladrilha uma maneira específica. Você sempre pode substituí-lo.

Você já andou através dos ladrilhos i3. Ele continuará dividindo a tela igualmente em uma direção. Você pode alternar entre ladrilhos horizontais e verticais a qualquer momento. Ajuda a organizar suas janelas. Essa é provavelmente uma das maneiras mais simples de ladrilhar.

A próxima maneira que os gerenciadores de janelas interceptam é através de um algoritmo de árvore binária. É usado pelo BSPWM. Um algoritmo de árvore binária mudará automaticamente de uma janela para a outra, quebrando a janela focada ao meio. Portanto, a primeira janela terá a tela cheia. A segunda janela aparecerá ao lado da primeira, ocupando metade do espaço total. A terceira janela dividirá o espaço da segunda janela ao meio. A quarta janela dividirá a terceira e assim por diante.

Por fim, você possui gerenciadores de janelas lado a lado manuais. Isso força você a especificar o local da sua próxima janela por padrão.

Certamente existem outros algoritmos por aí, mas esses são os mais comuns que você encontrará.

Navegação

A navegação em um gerenciador de janelas lado a lado é diferente, dependendo do gerenciador de janelas e de como você o configurou. Muito tem a ver com a sua configuração, no entanto. Uma coisa que todas as configurações têm em comum é uma tecla "Mod". Essa chave permite que o gerente da viúva saiba que você está usando um comando em vez da chave simples. Normalmente, a tecla "Mod" é Alt ou a tecla Windows.

A maioria dos usuários do gerenciador de janelas lado a lado prefere o Vim como base de suas configurações, usando as teclas h, j, ke el junto com o Mod para se mover. Para subir, pressione k. Para descer, pressione j. H é deixado e eu estou certo. Em seguida, você adicionaria outra tecla como Shift à mistura para alterar a posição dessas janelas.

Mod e um número geralmente se movem entre os espaços de trabalho. Pressionar a tecla mod e o número 1 levaria você ao espaço de trabalho 1. “Mod + 8” seria o espaço de trabalho 8. Você entendeu.

Há muito mais configurações que você pode fazer. Lembre-se de que, com a maioria dos gerenciadores de janelas lado a lado, nada está fora dos limites. Você pode criar suas próprias combinações de teclas de atalho para praticamente qualquer coisa.

Gerentes de janela superior

Há uma quantidade insana de gerenciadores de janelas lado a lado por aí. Eles são bastante leves e simples, então muitas pessoas os fazem. É melhor escolher um que seja popular e bem documentado. Dessa forma, você pode ter certeza de que ele ainda está sendo desenvolvido e mantido. Além disso, você terá mais facilidade em encontrar ajuda, caso precise.

Linux

O Linux possui a maior variedade de gerenciadores de janelas lado a lado. Eles são mais populares no Linux e mais fáceis de criar para o Linux com o kit de ferramentas de código aberto disponível. Essa é uma amostra muito pequena; portanto, se você tem um favorito que não está listado aqui, é apenas porque o objetivo aqui é ser o mais simples possível e não sobrecarregar os novos usuários.

i3wm

Se você está no Linux e nunca usou um gerenciador de janelas lado a lado, escolha i3. É super popular, fácil de usar e a documentação é ótima. Você não ficará desapontado.

O i3 tende a funcionar bem com muitos programas e acessórios externos. Ele também usa um arquivo de configuração de texto simples, fácil de ler para novos usuários e pessoas sem experiência em programação.

BSPWM

O BSPWM é um gerenciador de janelas lado a lado ultra leve e que usa o particionamento de tela de árvore binária por padrão. Ele não vem muito pronto para o uso, esperando que você configure tudo ao seu gosto.

O BSPWM também usa uma configuração de script de shell que é bastante fácil para os usuários do Linux entenderem, mas não é a melhor para iniciantes.

Também é importante observar que o BSPWM espera que você traga seus próprios aplicativos de suporte, como uma barra de status e um iniciador. Existem muitas opções excelentes por aí, mas você precisa encontrá-las.

Xmonad

Xmonad é um pouco diferente. Todo o gerenciador de janelas é escrito em Haskell, assim como a configuração. Isso significa que você precisa conhecer pelo menos um pouco de Haskell para configurar o Xmonad.

Essa não é uma ótima opção para novos usuários, mas se você é um programador e está procurando uma opção que permita personalizar sua área de trabalho usando o código real, o Xmonad é uma boa opção.

AwesomeWM

Se você estava procurando algo que vem com "baterias incluídas", como o i3, e usa programação para configurações como o Xmonad, o AwesomeWM pode ser o que você está procurando.

O AwesomeWM vem completo com sua própria barra de status e pode lidar com muitas coisas por padrão. Ele usa a linguagem de script Lua para sua configuração. É uma linguagem de programação mais simples, mas ainda oferece muitas opções para configurar o AwesomeWM.

OSX

O OSX é um sistema semelhante ao Unix e é o favorito dos desenvolvedores. Não é exagero ver por que as pessoas querem gerentes de janelas lado a lado. Embora ele não tenha tantas opções quanto o Linux, ainda existem alguns gerenciadores de janelas sólidos para o OSX.

ChunkWM

ChunkWM é um projeto relativamente novo. É o novo nome de um antigo favorito, KWM. O ChunkWM usa um esquema de particionamento binário por padrão e depende de configurações simples de texto sem formatação.

Você pode instalar o ChunkWM no OSX usando o homebrew e configurá-lo a partir daí. O próprio ChunkWM é escrito principalmente em C ++ e Objective-C ++, por isso é tão rápido e responsivo quanto você encontrará.

Ametista

Ametista é outra ótima opção para OSX. O objetivo é ser mais parecido com o Xmonad, mas está escrito principalmente em Swift, por isso se encaixa bem no ecossistema da Apple.

Não se preocupe muito em configurar a Amethyst. Ele sai da caixa com controles inteligentes que facilitarão a navegação e o uso.

janelas

O Windows não é exatamente o melhor lugar para coisas como gerenciadores de janelas lado a lado. Ele foi desenvolvido para funcionar da maneira como foi projetado e não aceita muito bem a personalização. Dito isto, existem algumas boas opções que podem oferecer alguns dos benefícios de um WM lado a lado no Windows.

bug.n

O Bug.n é um gerenciador de janelas lado a lado de estilo tradicional para Windows. É um script que você pode adicionar para fazer com que a área de trabalho padrão se comporte como um gerenciador de janelas lado a lado. Este script adiciona layouts lado a lado, bem como teclas de atalho para navegação também.

O Bug.n suporta mosaicos, bem como flutua como os gerenciadores de janelas de mosaicos do Linux. Ele também replica a funcionalidade da área de trabalho dos gerenciadores de janelas lado a lado do Linux.

Por ser fortemente direcionado ao teclado, o bug.n é uma opção melhor para alguém familiarizado com a navegação pura no teclado; caso contrário, será um pouco esmagador.

AquaSnap

O AquaSnap é um excelente meio termo para usuários do Windows que procuram a maioria dos recursos de um gerenciador de janelas lado a lado sem a necessidade de se comprometer totalmente com um.

Como o nome sugere, ele permite encaixar janelas nos cantos e organizar um layout com facilidade. Não é um gerenciador de janelas lado a lado completo, e não lado a lado automaticamente. Ele permite que você clique e arraste as janelas para redimensioná-las, mantendo o layout de lado a lado.

Acessórios e ferramentas

Existem alguns programas adicionais que combinam muito bem com os gerenciadores de janelas lado a lado. Eles ajudam a aprimorar a funcionalidade do gerenciador de janelas e ajudam a personalizar as coisas ao seu gosto.

Polybar

A Polybar é uma barra de status que foi projetada para funcionar com o i3 e o BSPWM, mas certamente pode ser aplicada a outras pessoas. Essa barra de status é fornecida com a funcionalidade mínima básica incorporada para muitas coisas. Isso facilita a introdução. Felizmente, ele também permite que você configure e substitua qualquer funcionalidade que desejar. O Polybar é totalmente compatível com scripts, portanto, se você tem conhecimento sobre scripts Bash, pode realmente se divertir um pouco com ele.

Lemonbar

Lemonbar é outra barra de status semelhante à Polybar. Este é ainda mais minimalista que o Polybar e não vem com muito para começar. Você precisa criar a funcionalidade você mesmo. Também é totalmente capaz de script, portanto, mais uma vez, você realmente não tem limitações.

Rofi

Rofi é um iniciador de aplicativos mínimo. Você pode mapeá-lo para uma tecla de atalho e usá-lo para iniciar qualquer programa digitado. O Rofi lembra os programas que você procura e os lista em uma lista recente / mais usada.

Você também pode personalizar a aparência do Rofi, para que ele corresponda à sua área de trabalho. Não é muito difícil através do arquivo Xresources no Linux.

URxvt

URxvt, ou Rxvt-Unicode, é um emulador de terminal. Você não precisa necessariamente usar um emulador de terminal específico ou outro com um gerenciador de janelas lado a lado, mas é melhor usar um mais mínimo que não esteja vinculado a nenhum ambiente gráfico específico. O URxvt se encaixa nessa descrição.

Como um bônus adicional, o URxvt é super configurável. Você pode personalizá-lo para praticamente qualquer aparência. Isso inclui cor, texto e plano de fundo.

Vim

O Vim não tem muito a ver com os gerenciadores de janelas lado a lado, mas quando você se encontra usando um, você quer fazer mais e mais da linha de comando. Por isso, Vim é seu amigo.

Vim é um editor de texto super poderoso. É provavelmente o melhor editor de texto do mundo. Tem uma quantidade absolutamente insana de plugins disponíveis que o tornam capaz de ainda mais.

Dunst

Se você passou do mínimo com um gerenciador de janelas lado a lado, provavelmente ainda deseja notificações na área de trabalho. Se você deseja que as notificações possam ser personalizadas para corresponder à nossa área de trabalho, use o Dunst. Dunst é um sistema de notificação leve que você pode personalizar facilmente através de uma configuração de texto sem formatação. Altere o tamanho, a cor e o texto das notificações que você recebe.

Pensamentos finais

Os gerenciadores de janelas lado a lado não são para todos. É preciso muita paciência e ajuste para se acostumar a navegar usando apenas o teclado. Vai parecer desajeitado e desagradável no começo, mas se você continuar, poderá perceber que é muito mais rápido e eficiente.

Também é importante lembrar que os gerenciadores de janelas lado a lado são melhores no Linux que no OSX e no Windows, e o OSX é muito melhor que no Windows. Tem tudo a ver com sua linhagem Unix. Se você decidir usar um gerenciador de janelas lado a lado, espere que a maioria dos aplicativos adicionais e suporte se concentre no Linux.

Se tudo isso ainda não o assustou, você pode mudar a maneira de pensar em usar um computador e gostar muito mais dele.

Gerenciadores de janelas lado a lado e por que você deve usar um