Acabamos de receber nosso kit de teste Thunderbolt 2, incluindo um Pegasus2 R4 e quatro SSDs de 1TB Samsung 840 EVO. Estamos trabalhando em uma revisão completa que analisa várias configurações e cenários de uso, mas queríamos compartilhar alguns dados iniciais sobre desempenho seqüencial usando os SSDs no RAID 0.
Usando o aplicativo DiskTester do Mac Performance Guide, executamos o Sequential Suite por meio do Thunderbolt e Thunderbolt 2. de primeira geração. Nosso dispositivo de teste Thunderbolt de primeira geração era um iMac de 27 polegadas 2011 e o dispositivo Thunderbolt 2 era um Mac Pro de 6 núcleos 2013 . Nos dois casos, o Pegasus2 foi conectado diretamente ao Mac, sem outros dispositivos ou displays na cadeia.
Como nossos quatro SSDs devem ser capazes de saturar facilmente a largura de banda do Thunderbolt de primeira geração, esperamos um aumento de desempenho decente. Não obteremos a largura de banda máxima teórica de 2.560 MB / s, mas estamos procurando um aumento notável que fará valer a atualização cara do Thunderbolt 2.
Em termos de gravação, o Thunderbolt 2 possui uma vantagem notável em vários tamanhos de transferência. Com tamanhos de transferência de 1 megabyte ou mais, os usuários podem esperar um aumento de 40 a 60% no desempenho seqüencial em comparação com a mesma configuração do Thunderbolt de primeira geração.
As leituras, embora ainda sejam melhores em todos os casos, não revelam uma melhoria tão grande no desempenho. Os tamanhos pequenos de transferência são 7 a 23% mais rápidos com o Thunderbolt 2, enquanto os tamanhos grandes de transferência obtêm uma melhoria de cerca de 40% no máximo.
Com velocidades de gravação de pico de 1318 MB / se leituras de pico de 1303 MB / s, o Pegasus2 com uma configuração SSD RAID 0 oferece realmente um desempenho forte. Mas temos que admitir que estamos um pouco decepcionados e examinaremos mais os gargalos no controlador e na configuração RAID do dispositivo. Velocidades superiores a 1 gigabyte por segundo estão disponíveis há muito tempo via PCIe e soluções RAID internas, por isso esperamos encontrar uma maneira de obter um pouco mais de velocidade com essa configuração atraente.
Fique atento para uma revisão mais completa do Pegasus2, incluindo benchmarks usando discos rígidos tradicionais e outras configurações padrão de RAID. Se você tem alguma idéia ou sugestão para áreas que gostaria que investigássemos, envie um e-mail.