Anonim

O Spotlight, apresentado pela Apple com o OS X 10.4 Tiger, é uma poderosa ferramenta de sistema que permite pesquisas rápidas e fáceis de todo o seu Mac e de todas as unidades conectadas. Para usuários únicos em Macs seguros, é uma das melhores maneiras de encontrar arquivos, dados de aplicativos e até mesmo iniciar aplicativos. Porém, se você compartilhar seu Mac com outras pessoas ou usá-lo com frequência em locais públicos, convém moderar o alcance do Spotlight. Aqui estão três maneiras de impedir que o Spotlight indexe itens no seu Mac.

Desligue isso

Primeiro, e de maneira mais direta, você pode desativar completamente o Spotlight. Observe que isso também afetará sua capacidade de pesquisar na maioria dos aplicativos da Apple, como Mail e Finder, pois eles contam com a mesma base Spotlight que estamos prestes a matar.
Abra o Terminal em / Aplicativos / Utilitários e digite o seguinte comando para eliminar completamente o Spotlight (você precisará de privilégios administrativos para executar o comando):

sudo launchctl unload -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.metadata.mds.plist

Você notará imediatamente que o Spotlight repentinamente é impotente e retorna apenas as opções genéricas “Pesquisar na Web” e “Pesquisar na Wikipedia” para cada consulta. Na captura de tela abaixo, você pode ver o resultado de uma pesquisa com as configurações padrão (esquerda) e depois de inserir o comando acima (direita).

Portanto, seus arquivos ficam protegidos contra pesquisas não autorizadas, mas, como mencionamos acima, você também não poderá mais procurar e-mails no Mail ou arquivos no Finder. Se você achar que essa etapa foi um pouco demais, digite o comando a seguir para restaurar a funcionalidade do Spotlight.

sudo launchctl load -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.metadata.mds.plist

Observe que, após reativar o Spotlight, será necessário reindexar sua (s) unidade (s), um processo que pode demorar um pouco, dependendo do tamanho das unidades e do número de alterações que ocorreram desde a desativação do Spotlight. Você pode medir o progresso da reconstrução clicando no ícone Spotlight na barra de menus.

Excluir itens usando as preferências do Spotlight

Em vez de desativar tudo, você pode simplesmente excluir determinadas unidades ou pastas do Spotlight usando suas Preferências. Vá para Preferências do sistema> Spotlight> Privacidade . Aqui você pode escolher quais unidades ou pastas excluir do índice do Spotlight (observe que as suas podem estar vazias se você tiver apenas uma unidade no Mac).


A adição de um arquivo ou pasta a esta lista o excluirá e seu conteúdo do Spotlight, o que significa que eles não aparecerão durante uma pesquisa Spotlight ou Finder. Para adicionar itens, você pode clicar no ícone de adição e navegar até a unidade ou pasta que deseja excluir ou simplesmente arrastar e soltar unidades e pastas na lista.


Para remover itens da lista e, assim, torná-los pesquisáveis ​​pelo Spotlight mais uma vez, selecione o item e pressione o ícone de menos no lado inferior esquerdo da lista.
Essa é uma maneira fácil de gerenciar o alcance do Spotlight, mas inclui uma falha crítica: qualquer pessoa com acesso à sua conta de usuário pode simplesmente acessar as Preferências do Spotlight e ver exatamente o que você escolheu ocultar. É como um mapa do tesouro para seus arquivos e segredos particulares. Felizmente, ainda há uma opção final.

Ocultar manualmente pastas usando uma extensão especial

Os métodos anteriores para impedir que o Spotlight indexasse itens no seu Mac cobriam pastas e unidades, mas esse truque funciona apenas com pastas e arquivos. Para impedir que uma pasta ou arquivo específico seja indexado pelo Spotlight, adicione uma extensão “.noindex”.
Como exemplo, temos uma pasta em nossa área de trabalho chamada "Documentos privados" que contém um arquivo chamado "Resultados financeiros do terceiro trimestre.rtf". Por padrão, a pesquisa por essa pasta ou qualquer arquivo dentro retorna um resultado com o Spotlight.


Agora vamos adicionar ".noindex" ao final da pasta Documentos privados ("Documentos privados.noindex"). A pasta e seu conteúdo são imediatamente excluídos do Spotlight e qualquer pesquisa falha ao retornar resultados da pasta.

O benefício dessa abordagem é que esses itens excluídos manualmente não aparecem na guia Privacidade das Preferências do Spotlight, o que significa que aqueles que estão bisbilhotando não poderão localizar facilmente seus dados privados ou confidenciais. No nosso exemplo, a pasta “oculta” estava em nossa área de trabalho, o que ainda seria fácil de encontrar apenas olhando para ela. Na prática, é claro, convém colocar as pastas ".noindex" em algum lugar fora da vista.
Como mencionamos acima, essa técnica funciona com pastas e arquivos, mas recomendamos colocar seus arquivos confidenciais em pastas e aplicar a extensão ".noindex" somente nessa pasta de nível superior. Isso não apenas economiza tempo (você não precisa alterar manualmente as extensões de vários arquivos), mas também evita problemas com as extensões de arquivo de aplicativo padrão.
A maioria dos usuários será melhor atendida usando uma combinação dos métodos 2 e 3: excluindo backups clonados via Spotlight Preferences e ocultando alguns poucos documentos pessoais com ".noindex", por exemplo. Independentemente disso, o Spotlight é uma ferramenta muito poderosa e é bom saber que os usuários têm a capacidade de reiniciá-lo quando necessário.

Três maneiras de impedir que o Spotlight indexe itens no seu Mac