Anonim

Para otimizar seu sistema operacional e reduzir os custos de licenciamento, a Microsoft decidiu omitir o suporte nativo à reprodução de vídeo em DVD do Windows 8. Com cada vez menos computadores e dispositivos remetidos com unidades ópticas integradas, a empresa assumiu que os usuários realmente queriam jogar Os DVDs no Windows 8 podem fazê-lo através de um software complementar ou de terceiros. Veja como provar que a Microsoft está certa e começar a reproduzir seus filmes favoritos no sistema operacional mais recente de Redmond.
Existem várias opções para restaurar o recurso de reprodução de DVD no Windows 8: o Windows 8 Media Center Pack, software comercial de reprodução de DVD ou software livre de código aberto.

Pacote do Windows 8 Media Center

Além de omitir a reprodução de DVD, a Microsoft também separou a interface e os recursos do Windows Media Center de todas as versões padrão do Windows 8. Para obter o Windows Media Center (e, por extensão, o suporte à reprodução de DVD), você precisará do Windows 8 Pro. Se você tiver apenas a versão padrão do Windows 8, poderá atualizar para a versão Pro diretamente no Windows.


Primeiro, vá para Painel de controle> Sistema e segurança> Adicionar recursos ao Windows 8 . Se você já possui uma chave de produto do Windows 8 Pro, pode inseri-la aqui. Caso contrário, selecione “Quero comprar uma chave do produto online” e conclua o processo de compra para obter uma chave do produto Windows 8 Pro.

Depois de atualizar para o Pro, volte à tela "Adicionar recursos ao Windows 8" e opte por adquirir o Windows 8 Media Center Pack por US $ 9, 99. Depois de instalado, você terá acesso ao aplicativo e à interface do Windows Media Center e poderá reproduzir DVDs de vídeo de dentro do aplicativo.

Software de reprodução de DVD comercial

Antes de escolher esta opção, verifique se o seu computador ainda não possui um software de reprodução de DVD de terceiros. Muitos fabricantes que fornecem computadores com unidades ópticas incluem algum tipo de software de DVD, como o Cyberlink PowerDVD ou o Corel WinDVD. Embora a versão fornecida com os PCs seja geralmente muito básica, ela pode fazer o trabalho menos com a simples reprodução de DVD.


Se você ainda não possui nenhum software de DVD, consulte uma das várias opções de software comercial de terceiros, incluindo os mencionados PowerDVD e WinDVD, além do Arcsoft Total Media Theatre. Os preços variam de US $ 50 a US $ 100, e a maioria das versões desses aplicativos também decodifica Blu-rays e arquivos de vídeo digital.
Se você tiver o Windows Media Center instalado, essas opções comerciais também serão integradas diretamente à sua interface. Caso contrário, eles incluem suas próprias interfaces de reprodução apropriadas.
Essa é de longe a maneira mais cara de adicionar reprodução de DVD ao Windows 8, mas essas opções comerciais também são geralmente fáceis de usar e oferecem a maior funcionalidade.

Software livre

Embora ocupando uma área cinza legal, existe um software livre que pode decodificar DVDs comerciais e reproduzir o vídeo não onerado. O exemplo mais popular e, sem dúvida, o melhor deste tipo de software é o VLC. O VLC é uma ferramenta de reprodução de mídia para todos os fins, disponível para quase todos os sistemas operacionais de desktop atualmente em uso. Ele pode lidar com arquivos codificados no Windows Media, Apple Quicktime, DivX, Flash e muito mais. Obviamente, ele também reproduz DVDs de vídeo, embora sua interface não seja tão elegante quanto suas contrapartes comerciais.

Depois de instalar o VLC, insira seu DVD na unidade óptica do computador, inicie o aplicativo e selecione Mídia> Abrir disco. Escolha o tipo de disco óptico que você está tentando reproduzir, verifique se a sua unidade óptica está selecionada no campo “Dispositivo de disco” e pressione “Reproduzir” na parte inferior da janela para iniciar o disco.

Fazendo a escolha certa

Se você já possui o Windows 8 Pro, gastar US $ 10 no Windows Media Center não é uma má opção. Além da reprodução de DVD, você também pode conectar um sintonizador de TV ao vivo e ter acesso a uma interface agradável para visualizar fontes de vídeo on-line e organizar sua biblioteca de mídia.
Se você deseja ir além dos DVDs e reproduzir Blu-rays (ou se acha que vai querer no futuro), uma opção comercial pode ser a melhor aposta. Eles são caros, com certeza, mas atualmente são a única maneira legal de reproduzir vídeo comercial de Blu-ray em um PC.
Por fim, se você deseja uma solução rápida e gratuita ou também deseja reproduzir uma variedade de arquivos de mídia digital, o VLC é o caminho a seguir. Sua interface pode não ser a mais bonita e pode não ter todos os recursos sofisticados, mas você não pode vencer de graça.

Três maneiras de reproduzir dvds no windows 8