Anonim

Você já se perguntou o que é preciso para carregar uma página da web no seu navegador? Dependendo da sua conexão com a Internet, digitar o URL ou endereço em uma página da Web e pressionar o botão “Enter” leva você a essa página da Web quase instantaneamente. Pode ser um processo mais lento em conexões mais lentas, mas você ainda pode acessar uma página relativamente rápido. O que está acontecendo nos bastidores para fazer tudo isso acontecer? Siga abaixo e mostraremos o que está acontecendo!

Comunicação entre servidor e navegador

Em termos leigos, quando você entra em um link na barra de endereços ou clica em um link em uma página, o navegador faz uma solicitação ao servidor em que o endereço está hospedado. A partir daí, os recursos da página são baixados e o navegador os utiliza para renderizar a página e exibir o produto final para você.

É um pouco mais complicado que isso, no entanto.

Uma palavra rápida nos URLs

Quando você digita um URL, como www.google.com, é exatamente isso que está vendo. O computador vê outra coisa. Depois que você digita e pressiona enter, ele viaja através de um DNS (Servidor de Nome de Domínio) e o converte em um endereço IP - algo que o computador pode ler. Portanto, enquanto você vê www.google.com, o navegador aceita isso, passa-o por um servidor DNS e, na verdade, você está se conectando a um dos muitos endereços IP do Google, como 216.58.216.110 . Você poderia digitar 216.58.216.110 na barra de endereços e terminar no mesmo local.

Obtendo uma página da Web no seu navegador

Existem muitas partes móveis para exibir corretamente uma página da web no seu navegador. No entanto, o primeiro passo é a solicitação. Você solicita um servidor da Web quando digita o endereço de um site que deseja visitar, como www.techjunkie.com. Depois de pressionar enter, seu navegador se conecta ao host da web e solicita o download de vários arquivos de texto.

O próximo passo é a resposta do servidor da web. Esta é a etapa em que o servidor realmente fornece os recursos para o navegador. O navegador as solicita (a solicitação) e o servidor as envia (a resposta). No entanto, como um navegador sabe se precisa mais do que apenas um único arquivo? Isso é feito através de algo chamado análise. Em outras palavras, o navegador pega o primeiro documento, procurando por referências a outros arquivos. Se vir uma referência para outro arquivo, ele também será baixado. É muito mais complexo que isso, mas essa é a essência de como ele encontra todos os arquivos necessários.

Em seguida, todas as informações baixadas precisam ser construídas. Ele pega o documento HTML original baixado, bem como todos os recursos relevantes, e cria uma espécie de estrutura ou árvore. Ele criará um DOM (Document Object Map) primeiro, que é essencialmente a estrutura ou o posicionamento dos elementos em uma página. Em seguida, ele cria o Mapa de objetos CSS - a estrutura de como os elementos no DOM são estilizados. Por fim, ele cria a Árvore de Renderização, que basicamente pega o DOM e o Mapa de Objetos CSS, combina-os e cria uma estrutura de como a página é estruturada e estilizada.

E, finalmente, a página é renderizada e exibida para você, o usuário. Também existem muitos cálculos nesta etapa, pois o navegador precisa descobrir o tamanho do layout em relação à sua tela (por exemplo, o tamanho da página será diferente se você estiver em um tablet, smartphone ou computador). Mas, quando isso acontecer, você receberá uma página final e esperançosamente exibida no seu navegador.

O processo é realmente incrível - todos esses pedidos e cálculos acontecem em questão de segundos, dependendo da velocidade da sua conexão com a Internet, é claro. Mas, na maioria das vezes, mesmo que possa haver centenas de arquivos em uma página da Web, o processo acima acontece facilmente em 10 segundos ou menos.

Encerramento

Esperamos que tenhamos explicado claramente como sua conexão com a Internet, o navegador e os servidores funcionam juntos para fornecer páginas da Web diretamente para o seu navegador. Por ter um entendimento mais profundo de como todas essas tecnologias se entrelaçam e funcionam juntas, ele não apenas oferecerá uma melhor apreciação do que está acontecendo nos bastidores, mas também poderá ajudá-lo a solucionar problemas relacionados ao navegador.

É assim que uma página da Web aparece no seu navegador