Anonim

Parece que as versões mais recentes do Windows atendem a usuários de computador menos experientes. Desde o Windows Vista até o Windows 10, houve um grande aumento nas mensagens de aviso sobre qualquer coisa que o Windows detecte como insegura, mesmo que seja mínima. Isso progrediu até o fim, principalmente, da transferência de arquivos na sua própria rede doméstica.

Devido às configurações da Internet, a transferência de arquivos de uma rede para outra pode fazer com que essa mensagem irritante apareça. Continue lendo para ver como desabilitá-lo e como encontrar o endereço IP (Internet Protocol) de um computador, necessário para ajustar essas configurações corretamente.

Verificando o endereço IP

Em algum momento, você precisará inserir o endereço IP do computador na rede que deseja declarar "seguro". Veja como encontrá-lo:

  1. Abra o programa Run clicando com o botão direito do mouse no botão "Iniciar" (no Windows 8, 8.1 e 10). Outra maneira de fazer isso em todas as versões recentes do Windows é pressionando a tecla “Windows” e “R” no teclado.
  2. Digite “cmd” e pressione Enter ou clique no botão “OK”. Isso abrirá o prompt de comando.

  3. Para ver seu endereço IP, digite "ipconfig" enquanto estiver no prompt de comando e pressione Enter. Isso mostra as informações de conexão, com "Endereço IPv4" na parte inferior.

  4. Se você costuma checar tudo, anote seu endereço IP. Você precisará apenas dos três primeiros números (dois números de três dígitos seguidos por um número de um dígito).

Modificando configurações da Internet

Como já mencionamos, você precisará alterar determinadas configurações da Internet para desativar esta mensagem de aviso. Você pode optar por desativá-lo para arquivos provenientes de todos os outros computadores ou de certos computadores da rede. Independentemente da sua decisão, veja como conseguir isso:

  1. Vá para o painel de controle. Para abri-lo, o que você pode fazer em todas as versões recentes do Windows é abrir o Gerenciador de Arquivos (ou Windows Explorer) e começar a digitar “Painel de Controle” na barra de Endereços. A sugestão do Painel de Controle provavelmente aparecerá antes mesmo de você digitar, então selecione-a clicando nela.
    Nota: No Windows 7, você pode acessá-lo ainda mais facilmente clicando no botão "Iniciar" e no menu Iniciar.
  2. No Painel de controle, veja se você está usando o "Modo de exibição por categoria", verificando o canto superior direito da janela. Se estiver, selecione a categoria "Rede e Internet" e abra Opções da Internet a partir daí. Se a opção "Exibir por" estiver definida como "Ícones grandes" ou "Ícones pequenos", as Opções da Internet estarão diretamente acessíveis para você.

  3. Após abrir as Opções da Internet, a janela "Propriedades da Internet" será exibida. Vá da guia Geral para a guia Segurança.

  4. A primeira opção que você encontrará aqui permite alterar as configurações de segurança dos sites de uma determinada parte da sua rede. Clique em "Intranet local" e clique no botão "Sites".
  5. Uma janela "Intranet local" será exibida. No entanto, você não precisa alterar nada aqui; basta clicar no botão "Avançado" para dar um passo adiante.

  6. Outra janela "Intranet local" será exibida. Este solicita que você insira sites para adicionar à sua zona da intranet local, o que significa que o Windows os marcará como seguro. Aqui é onde você deve digitar seu endereço IP.

    Nota: Felizmente, você também pode usar um curinga, o que significa que você deve usar um asterisco (*) para o número final de um endereço IP. Isso incluirá todos os computadores da sua rede local, o que significa que você não precisa digitar os endereços IP um por um.
  7. Clique no botão "Adicionar" para adicionar o site (ou endereço IP) à zona.
  8. Clique no botão "Fechar" para fechar esta janela. Como isso é tudo o que você precisa fazer, clique no botão “OK” nas primeiras janelas “Intranet local” e “Propriedades da Internet” para salvar as alterações.

Alterando os controles de conta de usuário

Outra mensagem de aviso muito semelhante a esta está relacionada ao “Controle de Conta de Usuário” (UAC). O Windows o usa para perguntar se você tem certeza de que deseja permitir que um determinado programa faça alterações no seu computador. Como essa é outra mensagem de aviso que não é muito relevante, você pode alterá-la fazendo o seguinte:

  1. Abra o painel de controle.
  2. Você está procurando contas de usuário no painel de controle. Se você estiver usando o "Modo de exibição por categoria", precisará inserir "Contas de usuário" duas vezes.

  3. Clique no botão "Alterar configurações do controle de conta de usuário".
  4. No menu a seguir, você será recebido com um controle deslizante vertical. Mova-o para baixo para impedir que todos os avisos do UAC apareçam ou para aumentar sua frequência.

    Nota: Desative esses avisos apenas se você for um usuário avançado do computador ou se esses avisos estiverem reduzindo a velocidade do seu computador para um nível inaceitável. Você também pode mover o controle deslizante um passo para baixo no último.

Cuide da sua segurança

O Windows procura ser mais seguro e acessível a usuários menos experientes, e muitas pessoas podem achar suas mensagens de aviso irrelevantes. Se você estiver entre eles, considere seguir estas etapas para dificultar o desencadeamento dessas mensagens.

Você já encontrou essas mensagens de aviso nos momentos mais inoportunos? Informe-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo e também se precisar de ajuda com qualquer outra coisa relacionada ao Windows.

Esses arquivos podem ser prejudiciais ao seu computador - como desativar