Steve Jobs, da Apple, era um perfeccionista, ocasionalmente culpado, e um ótimo exemplo dessa espada de dois gumes de um traço de personalidade é o Apple III. Fomos lembrados neste final de semana pelo usuário do reddit wookie4747 do problemático computador Apple III, e a solução oferecida por alguns representantes técnicos da Apple a clientes que enfrentam um dos muitos problemas do sistema: pegue e largue .
O Apple III foi lançado em 1980 como a resposta da empresa aos desejos dos usuários de negócios que precisavam de mais do que o venerável Apple II poderia oferecer. Mas um projeto dificultado pela contribuição do departamento de marketing, e não pelos engenheiros da Apple, como explicou o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, em sua autobiografia de 2007 iWoz , combinada com demandas irracionais de Steve Jobs, produziu um produto com uma infinidade de falhas.
Uma dessas falhas foi o superaquecimento, o que poderia fazer com que alguns chips integrados do sistema se movessem ou se deslocassem à medida que se expandissem. Uma solução óbvia seria a adição de ventiladores e ventilação adequada, mas Jobs odiava os ventiladores relativamente altos encontrados em muitos computadores do dia e não queria estragar o design do Apple III com aberturas feias. Portanto, o Apple III foi enviado sem ventiladores ou ventiladores, contando com um design que utilizava um imenso dissipador de calor de alumínio que formava a base do computador.
Apple III / PC máximo
Sem dissipação de calor adequada, informou a revista de computadores BYTE em 1982, os "circuitos integrados da Apple III tendiam a sair de seus soquetes". Os proprietários dos sistemas afetados começariam a ver dados ilegíveis na tela ou perceberiam que os discos inseridos no sistema sair deformado ou mesmo "derretido".
Esses problemas também afetaram os funcionários da Apple, com um dos primeiros engenheiros da empresa, Daniel Kottke, pegando seu Apple III e batendo-o na mesa por frustração. Para sua surpresa, o computador "voltou à vida".
Os engenheiros de suporte da Apple ofereceram aos clientes Apple III uma solução semelhante:
A Apple recomendou que os usuários que enfrentam problemas com o Apple III levantem o computador duas polegadas e o largem, pois isso colocaria os circuitos no lugar.
Mais tarde, a Apple modificou o design interno da Apple III para adicionar dissipadores de calor adicionais à placa lógica, mas o sistema ainda estava assustadoramente quente.
Outros ajustes no projeto e no software acabaram levando a uma plataforma Apple III relativamente estável, mas nesse ponto a reputação do sistema já estava irreversivelmente danificada. A Apple interrompeu o Apple III em abril de 1984, logo após o lançamento do inovador Macintosh.
Embora não seja recomendável abandonar seus Macs ou iDevices modernos, a sugestão da Apple de "tente abandoná-lo" no início dos anos 80 torna a posição da empresa em outras questões - ou seja, "você está enganado" - muito menos surpreendente.