Você já se perguntou como testar a conexão entre computadores na sua rede? Talvez você tenha uma seção da sua rede que parece ter baixo desempenho. O seu NFS é lento? O Iperf3 pode ajudá-lo com tudo isso.
O Iperf3 é uma ferramenta de código aberto que permite analisar o tráfego de rede e testar a largura de banda da sua rede. Ele conta com um cliente e um servidor para testar a conexão entre eles. Porém, isso não é um problema, porque o Iperf3 está disponível em quase todos os sistemas operacionais, incluindo dispositivos móveis.
Obter o Iperf3
Links Rápidos
- Obter o Iperf3
- janelas
- Linux
- Teste sua conexão
- Executar um servidor
- Mais opções
- Exploração madeireira
- Tempo
- Bytes
- Pensamentos finais
Você precisará obter o Iperf3 antes de poder testá-lo. Ele está disponível gratuitamente no site do projeto, portanto, obtê-lo não será um problema. Este guia abordará Linux e Windows, mas o processo é semelhante em outras plataformas.
janelas
Acesse o site Iperf3 e baixe a versão mais recente para Windows. Ele virá em um arquivo zip, portanto você precisará extraí-lo. Você pode extraí-lo em qualquer lugar, mas verifique se é conveniente. Você precisará acessá-lo no prompt de comando.
Depois de extraí-lo, você precisa acessá-lo na linha de comando. Clique no menu Iniciar e use a função de pesquisa para abrir o prompt de comando.
Quando o prompt estiver aberto, você precisará alterar os diretórios para o local em que extraiu o exe do Iperf3.
C:> cd C: PathToYourZip
A partir daí, você pode executar o iperf3.exe. Você pode anexar os sinalizadores e passar informações a ele enquanto executa o comando.
O restante deste guia fará referência ao comando como iperf3, mas você provavelmente precisará incluir a parte .exe.
Linux
Instalar o Iperf3 no Linux é muito fácil. Você só precisa usar o seu gerenciador de pacotes. Distribuições diferentes chamam iperf ou iperf3, portanto, certifique-se de escolher a correta.
Teste sua conexão
O site do Iperf possui uma lista de servidores públicos que você pode usar para testar o Iperf e sua conexão. Comece usando um desses para ter uma ideia da ferramenta.
$ iperf3 -c iperf.scottlinux.com
O sinalizador -c especifica que você deseja executar o Iperf como um cliente e está passando o servidor ao qual deseja se conectar.
Executar um servidor
Para testar sua conexão com um dos computadores em sua própria rede, você precisa executar o Iperf como um servidor. Na sua forma mais básica, é super fácil. Basta usar a bandeira -s.
$ iperf -s
Agora, você pode tentar se conectar a ele a partir de outro computador na sua rede.C: PathTo> iperf3.exe -c 192.168.1.110
Se você deseja manter o servidor em execução em segundo plano, o Iperf possui um sinalizador para executá-lo como um daemon.
$ iperf3 -s -D
Se você estiver no Linux, poderá executar o Iperf como um serviço na inicialização.
$ sudo systemctl enable iperf3
Mais opções
Existem algumas outras coisas convenientes que você pode fazer com o Iperf para alterar como ele se comporta e torná-lo mais conveniente para você.
Exploração madeireira
Primeiro, se você estiver executando o Iperf como um servidor daemonizado, provavelmente desejará registrar a atividade desse servidor.
$ iperf3 -s -D --logfile /path/to/iperf.log
Toda a saída do servidor do Iperf será direcionada para o seu log.
Tempo
Você provavelmente deseja controlar por quanto tempo o Iperf é executado. Na verdade, faz diferença. Você pode fazer isso adicionando o sinalizador -t e dizendo ao Iperf por quantos segundos deseja que ele seja executado.
$ iperf3 -c 192.168.1.110 -t 60
Nos testes deste guia, um teste de 60 segundos mostrou maior largura de banda que o teste padrão. Definitivamente, é algo a considerar ao testar sua rede.
Bytes
O tempo não é a única maneira de controlar a duração dos seus testes. Você pode especificar a quantidade de bytes que seu cliente envia. Esteja ciente, porém, de que são bytes . Os números que você precisará especificar serão grandes.
$ iperf3 -c 192.168.1.110 -n 1000000
Pensamentos finais
O Iperf é super fácil de usar. Agora você tem todos os conceitos básicos para começar a testar as conexões entre diferentes dispositivos. Se você precisar de mais ajuda, o comando de ajuda do Iperf está muito bem documentado.
$ iperf3 -h
Lembre-se sempre de realizar vários testes e testar o máximo de pontos possível entre os dispositivos, para restringir áreas problemáticas específicas da sua rede. Pode ser algo tão óbvio e impactante quanto um switch, ou pode ser apenas um adaptador WiFi ruim. O Iperf pode ajudá-lo a restringir isso.