Este é apenas um pequeno exemplo do que é conhecido como alfabeto fonético da OTAN. Sendo meu pai um operador de rádio amador, quando criança eu o ouvia falar em fonética frequentemente quando operava. Mais tarde, durante minha carreira em TI, descobri que saber falar em fonética é inestimável. Por quê? Porque quando você está no suporte ao computador, você encontra números de série o tempo todo e quando fala um número de série. por telefone, é extremamente improvável que a série seja mal interpretada se for falada foneticamente.
Exemplo: 327BDEP.
"B" soa como "D" soa como "E" soa como "P". Mesmo com uma conversa telefônica clara, as letras podem ser mal compreendidas. No entanto, se você diz isso como "Três Dois Sete Bravo Delta Echo Papa", ninguém vai entendê-lo mal.
Como você pode usar a fonética? Você pode usá-los sempre que precisar ligar para o suporte técnico para qualquer coisa que exija a comunicação de um número de série de qualquer tipo. O representante falando com você realmente apreciará (eu sempre gostei).
Dicas adicionais ao falar números:
Pronuncie demais o número cinco. Declare como "FIE-VUH".
O número nove deve ser pronunciado como "NYNE-ERR".
Notas / curiosidades adicionais:
Não existe (ou pelo menos não deveria existir) coisa como a letra O em um número de série alfanumérico, porque ela é facilmente confundida com o número 0.
As letras que a maioria das pessoas erra são Ftrtrot (alguns dizem "raposa"), novembro (algumas pessoas inventam uma palavra), U niforme (não "unidade") e Victor (não "vitória").
A razão pela qual as letras em inglês são usadas para todas as designações de aeronaves é porque existem apenas 26 letras e é fácil de lembrar.
OW costumava ser William, mas foi alterado para Whisky porque algumas pessoas não conseguiam pronunciá-lo corretamente (ele sairia como “vontade de beber”).
Os usuários fonéticos da velha escola lembram quando O era Opera e K era Kilowatt e M era o México.