Cufon é uma biblioteca javascript de substituição de texto. Não tem relação com o sIFR na base de código, mas realiza a mesma coisa sem a necessidade de arquivos Flash. A configuração leva cerca de 5 minutos e você não precisa tocá-lo novamente. Não poderia ser mais fácil e pode ter um grande impacto na aparência do site.
Como funciona
O primeiro passo é enviar sua fonte pelo site da Cufon. Eles processam a fonte em uma fonte SVG (scalable vector graphics). Em seguida, os caminhos são adquiridos processados para VML (linguagem de marcação de vetor), o que aumenta bastante a velocidade do Cufon no IE. Os dados resultantes são então codificados em JSON e passados para uma função definida pelo Cufon para processamento, e é aí que a mágica acontece.
Exemplos Cufon
Primeiro, acesse o site da Cufon e envie seu arquivo de fonte para processamento. Ele cuspirá um arquivo .js para você baixar. Você precisa desse arquivo para que o Cufon traduza o texto na fonte de sua escolha.
Em seguida, inclua o arquivo cufon-yui.js e o arquivo javascript da fonte gerada. Last é apenas agrupar algum texto em uma classe e iniciar uma substituição do Cufon em torno desse nome de classe. Código completo abaixo:
Este é um texto na fonte Molot
Resulta em:
Este é um texto na fonte Molot
Altura da linha Cufon
Há um problema conhecido em todos os navegadores com altura de linha que provavelmente não será corrigido
Cufon.now ()
Recomenda-se que, para uma melhor experiência de visualização no IE, chame a função Cufon.now () logo antes da etiqueta do corpo. Isso cuida de um sinal momentâneo que pode acontecer à medida que a página é carregada e a fonte é carregada.