Agora, desde então, o Vista realmente melhorou. Muitas torções foram resolvidas. Ainda é uma fera e ainda não gosto muito disso, mas não é o mesmo Vista que foi lançado originalmente para o público e danou o computador de todos. Mas, o fiasco de relações públicas ainda soa aos ouvidos dos consumidores. E os consumidores desconfiam do Windows Vista.
Então, o que a Microsoft faz? Eles tentam enganar seus clientes. E eles fazem isso usando algo chamado Mojave. Era para ser o próximo sistema operacional da Microsoft:
O que as pessoas pensam do Windows Vista® quando não sabem que é o Windows Vista? Disfarçamos o Windows Vista como codinome "Mojave", o "próximo SO da Microsoft", para que pessoas comuns que nunca usaram o Windows Vista pudessem ver o que ele pode fazer - e decidir por si mesmas. Agora decida por si mesmo.
O site Mojave Experiment, da Microsoft, usa uma interface intensiva em Flash para desfilar vários depoimentos em vídeo. Assistir a essas coisas é como um episódio nerd de câmera escondida.
O único problema é que a maneira como eles fizeram isso é um golpe baixo. Aqui está o porquê:
- Isso engana seus clientes . As pessoas não gostam de ser enganadas e ridicularizadas. Tenho certeza de que todas essas pessoas nos vídeos concederam permissão para a Microsoft ter seus vídeos neste site, mas ainda é um truque.
- A Microsoft controlou todos os aspectos do experimento . Os problemas com o Vista surgem quando você instala o equipamento em um PC de usuário final normal. A variedade incrivelmente grande de configurações de hardware no mercado sempre foi um problema para o Windows. Essa é uma das razões pelas quais o OS X da Apple funciona tão bem quanto funciona - porque ele só precisa trabalhar na pequena variedade de hardware que a Apple controla firmemente. Bem, a Microsoft controlava o hardware em que o "Mojave" estava sendo executado. Claro que vai correr bem! Eles se certificaram disso antes de sentar a primeira cobaia na frente dele. Não é o mundo real.
- A Microsoft controlava o sistema operacional . De todas as contas, parece que o "Mojave" estava sendo controlado por um funcionário da Microsoft o tempo todo - e não pelo consumidor real. Então, eles estavam essencialmente em uma demonstração do produto. Isso está muito longe de colocar um usuário final real na frente dele e fazê-lo usá-lo.
- Mau posicionamento . Mais uma vez, a Microsoft disse a essas pessoas que elas teriam um sneak peak no próximo sistema operacional em que estavam trabalhando. É uma informação interna. Agora, honestamente, se você estiver nessa posição, você acha que vai sentar lá e dizer ao funcionário da Microsoft que a coisa é péssima? Não. É da natureza humana. Eles acham que é novo. Eles provavelmente estão se sentindo especiais porque estão conseguindo informações aqui. Eles vão dizer coisas legais.
- Chama seus clientes de idiotas . Sério, se a Microsoft se esforçar para escolher as pessoas que usam o "Mojave" que não tinham pensamentos gentis sobre o Vista, obviamente o que eles estão tentando fazer é gerar esse "momento aha" e fazer o cliente perceber o quão burros eles estiveram o tempo todo. Obviamente, é isso que a Microsoft está pressionando. Eles estão essencialmente chamando seus clientes de idiotas e dizendo que sabem melhor.
No final do dia, a Microsoft pode ter razão. O Windows Vista pode não ser tão ruim quanto alguns dizem. Dizendo que é o próximo Windows ME? Isso está errado. Vista é muito melhor que o Windows ME. O Vista realmente sofre de uma imagem pública ruim que a faz parecer pior do que é.
Mas, na minha opinião, a Microsoft tinha uma maneira realmente ruim de mostrar esse ponto. Isso é algo que você nunca verá a Apple fazer. A Apple é boa em marketing, além de ter um sistema operacional que pode suportar o usuário final.