Anonim

O macOS cria um arquivo .DS_Store em todas as pastas exibidas no Finder. Esse arquivo armazena metadados sobre o conteúdo dessa pasta, bem como personalizações do usuário para itens como tipo de exibição e tamanho do ícone.
Esses arquivos .DS_Store ficam ocultos para você no macOS, para que não desorganizem as visualizações de sua pasta. Mas em ambientes com sistema operacional misto, os arquivos .DS_Store podem se tornar um problema. Isso ocorre porque o seu Mac cria esses arquivos mesmo para locais de rede compartilhados. Portanto, se você estiver compartilhando um NAS em seu escritório com pessoas que usam PCs com Windows, elas poderão ver subitamente vários arquivos .DS_Store espalhados pelos diretórios compartilhados (pelo menos, dependendo de como os usuários do Windows tenham suas preferências de exibição configuradas no File Explorer) .

Um arquivo .DS_Store de um Mac visível no Windows.

Você pode excluir manualmente os arquivos .DS_Store sem perder nenhum dado. O único problema é que, quando você procurar uma pasta compartilhada após excluir o arquivo .DS_Store, o Finder voltará ao layout padrão e não se lembrará de nenhum tipo de exibição ou tamanho de fonte personalizado que você tenha definido. Essa abordagem, no entanto, exige que você exclua manualmente esses arquivos sempre que eles aparecerem (e o macOS criará um novo arquivo de substituição sempre que você retornar ao diretório compartilhado). Em vez disso, você pode configurar o macOS para não criar arquivos .DS_Store em compartilhamentos de rede em primeiro lugar.

Parar de criar arquivos .DS_Store

Para configurar o seu Mac para não criar arquivos .DS_Store em unidades de rede compartilhadas, efetue login no macOS, inicie o Terminal e digite o seguinte comando:

os padrões gravam com.apple.desktopservices DSDontWriteNetworkStores -bool TRUE


Depois de executar o comando, salve qualquer trabalho aberto e efetue logout da sua conta de usuário do macOS. Quando você efetuar login novamente, reconecte-se às suas unidades de rede compartilhadas. Os arquivos .DS_Store existentes ainda podem estar presentes e precisarão ser excluídos manualmente, mas o seu Mac não criará novos arquivos .DS_Store enquanto você navega nos diretórios compartilhados daqui para frente.

Petiscos .DS_Store

Como discutido acima, o benefício de impedir que o seu Mac crie arquivos .DS_Store é evitar a confusão de unidades compartilhadas entre usuários do Mac e do Windows. Mas como o macOS oculta esses arquivos por padrão (e até o Windows pode ser configurado para ocultá-los), você só desejará impedir a criação deles se souber que os usuários do Windows os encontrarão. Em um ambiente de rede puramente baseado em Mac, não há necessidade de ocultar arquivos .DS_Store, e isso impedirá que você possa definir preferências de exibição de pasta que persistem entre as sessões.
Mas há outra razão para considerar esse processo: velocidade. Dependendo da velocidade da sua rede, da velocidade do seu armazenamento compartilhado e do número de arquivos e diretórios compartilhados, o uso de arquivos .DS_Store pode realmente tornar as coisas mais lentas enquanto você navega na rede. Isso porque, além de ter que lidar com uma rede potencialmente lenta ou com discos rígidos lentos em um NAS, seu Mac precisa ler e processar potencialmente milhares de arquivos .DS_Store. Nesse caso, os benefícios dos metadados da pasta simplesmente não valem a pena. Lembre-se, porém, de que isso realmente se aplica apenas ao conjunto de circunstâncias mencionado acima. Usuários com dispositivos NAS rápidos em redes gigabit ou mais rápidas não devem ter problemas, a menos que você esteja lidando com um número excepcionalmente grande de diretórios.

Reativar a criação de .DS_Store

Se você usou o comando acima para desativar a criação de arquivos .DS_Store em unidades de rede compartilhadas, poderá reativar a criação desses arquivos com o seguinte comando:

os padrões gravam com.apple.desktopservices DSDontWriteNetworkStores -bool FALSE

Como antes, certifique-se de sair e reconectar suas unidades de rede compartilhadas após executar o comando.

Pare seu mac de criar arquivos .ds_store em unidades de rede compartilhadas