Embora possa parecer estranho para os usuários mais jovens de Mac, aqueles que estão na introdução original do OS X em 1999 podem se lembrar de algo chamado Modo de Aplicativo Único . Inicialmente destinado a ser o método padrão de gerenciamento de aplicativos no cliente OS X, então emergente da Apple, o modo de aplicativo único enfatizava o foco na multitarefa e ocultava automaticamente todas as janelas de aplicativos abertas quando um novo aplicativo era lançado a partir do Dock.
Steve Jobs demonstrou o modo de aplicativo único para desenvolvedores antes do lançamento do sistema operacional, mas o feedback foi tão negativo que a Apple decidiu abandonar o modo em favor do método tradicional de várias janelas, multitarefa que conhecemos e amamos hoje. Mas o código do modo de aplicativo único permanece oculto no OS X, até as últimas versões do desenvolvedor do OS X Yosemite, e pode ser facilmente ativado com um simples comando Terminal.
Para ativar o modo de aplicativo único, inicie o Terminal e digite o seguinte comando:
os padrões escrevem com.apple.dock single-app -bool true; Killall Dock
Se os primeiros desenvolvedores do OS X odiavam o modo de aplicativo único, por que alguém iria querer usá-lo hoje? A resposta rápida a essa pergunta é que, quando se trata da maioria dos proprietários de Mac, não vale a pena ativar o modo de aplicativo único. Embora o modo de aplicativo único permita multitarefa para vários aplicativos se você abrir ou alternar para outro aplicativo por outro método que não seja o Dock, a maioria dos usuários de Mac confia no Dock para o gerenciamento de aplicativos e logo se cansam de ver as janelas atuais minimizadas sempre que um novo aplicativo foi lançado.
Às vezes, porém, os usuários querem se concentrar na tarefa em questão, e o modo de aplicativo único é uma maneira rápida e fácil de ajudar nesse processo. Aplicativos que distraem como Mail, Mensagens, Twitter e Skype ainda serão executados em segundo plano e alertarão o usuário com sons ou mensagens na Central de Notificações, mas suas janelas não estarão visíveis atrás ou ao lado do aplicativo em que você está. tentando se concentrar.
O modo de aplicativo único leva algum tempo para se acostumar, mas pode oferecer benefícios de produtividade e foco para determinados usuários. Compare-o ao relativamente novo modo de “tela cheia” do OS X, introduzido no OS X Lion, que permite ao usuário visualizar apenas um único aplicativo de tela cheia por vez. Nos dois casos, o usuário é incentivado a se concentrar na tarefa imediata, sem a presença de outras distrações visuais.
Se você ativar o modo de aplicativo único, mas posteriormente mudar de idéia, poderá usar o seguinte comando para desativá-lo e restaurar o comportamento padrão do gerenciamento de janelas:
os padrões escrevem com.apple.dock single-app -bool false; Killall Dock