As docking stations para laptops são um segmento cada vez mais importante do mercado de computação, permitindo que os usuários coloquem rápida e facilmente a lacuna entre uma experiência móvel ultra-portátil e uma experiência de desktop mais tradicional com vários monitores grandes, discos rígidos externos, alto-falantes e outros periféricos. Vimos várias estações de ancoragem no passado, a maioria construída em torno da tecnologia Thunderbolt. Hoje, temos algo um pouco diferente, tanto em termos de tecnologia de conectividade quanto de recursos: a Docking Station StarTech para dois laptops .
Ao contrário do StarTech Thunderbolt 2 Dock, que analisamos no início deste ano, o Docking Station for Two Laptops usa o USB 3.0 para fazer sua conexão com o computador host. O USB 3.0 tem uma largura de banda máxima mais baixa (5Gbps) em comparação com o Thunderbolt (10Gbps) e o Thunderbolt 2 (20Gbps), mas disponibiliza a estação de acoplamento para uma variedade muito maior de PCs e Macs. Esse limite inferior de largura de banda tem suas desvantagens, no entanto, que discutiremos mais adiante.
Além do uso do USB 3.0, a Docking Station for Two Laptops possui outro recurso exclusivo, que você provavelmente já adivinhou pelo nome: suporta dois laptops (tecnicamente dois computadores, pois também trabalharão com desktops) simultaneamente, permitindo um usuário para compartilhar certos recursos - monitores, armazenamento USB, alto-falantes e um único teclado e mouse - entre dois sistemas separados.
Esse recurso exclusivo é ideal para ambientes de trabalho compartilhados ou para quem, como nós, possui vários laptops PC e Mac, mas não deseja configurar estações de trabalho separadas para cada um. Quando configurados corretamente, dois laptops podem compartilhar até dois monitores externos, cinco dispositivos USB 3.0, incluindo teclados e mouses, um conjunto de alto-falantes externos e uma porta Ethernet com fio de gigabit. Também há a capacidade de transferir arquivos diretamente entre dois laptops conectados a velocidades USB 3.0.
A frase-chave no parágrafo acima, no entanto, é "configurada corretamente". Diferentemente de muitas estações de ancoragem baseadas em Thunderbolt que examinamos, a estação de ancoragem para dois laptops não é "plug and play". Alguns recursos, como básicos A funcionalidade do hub USB realmente funcionará imediatamente, mas o uso de compartilhamento direto de arquivos e monitores externos requer a instalação de software e drivers adicionais. O software de compartilhamento de arquivos, PCLinq5, está incluído em um volume compartilhado que é acessível a partir da própria estação de acoplamento quando um PC ou Mac compatível está conectado, e os usuários podem pegar os drivers necessários para a funcionalidade de exibição no site da StarTech.
Design e qualidade de construção
Voltando para a própria estação de acoplamento, os usuários encontrarão um dispositivo atraente com um esquema de cores preto e prata. Mas não deixe a cor prata enganar você; a carcaça externa da estação de ancoragem é toda de plástico, o que lhe confere um design muito leve, mas não possui o peso e o refinamento da Thunderbolt 2 Dock da StarTech, revestida de alumínio.
Mesmo com um invólucro de plástico, no entanto, a estação de ancoragem parece robusta e bem construída, com linhas afiadas, bordas suaves e portas sólidas que não se mexeram ou se moveram durante nossos testes, como vimos em alguns dispositivos mais baratos.
Os pés de borracha mantêm a estação de acoplamento posicionada com segurança em sua mesa, e seu design de baixo perfil (10, 6 polegadas de comprimento por apenas 1, 3 polegadas de altura) deve permitir que ela se encaixe facilmente em qualquer configuração da área de trabalho. A estação de acoplamento StarTech para dois laptops não é o design mais atraente que já vimos em uma estação de acoplamento para desktop, mas está definitivamente no lado direito do espectro estético e deve combinar bem com as configurações de Mac e PC.
Especificações técnicas e compatibilidade
A Docking Station StarTech para dois laptops oferece várias portas e opções de conectividade, mas isso não significa que você pode simplesmente conectar qualquer dispositivo ou monitor e esperar que ele funcione. A base USB 3.0 desta estação de acoplamento limita certas opções de conectividade, mas a maioria dos usuários provavelmente achará os limites aceitáveis.
A estação de acoplamento oferece a seguinte seleção de portas:
5 x USB 3.0 (4 traseiros, 1 lado com capacidade de carregamento rápido)
1 x HDMI
1 x DisplayPort
1 x Ethernet Gigabit
1 x saída de áudio de 3, 5 mm
2 conexões de host USB 3.0 tipo B
1 x trava de segurança
Quando se trata de monitores, a largura de banda reduzida do USB 3.0 limita você a um único monitor 4K (3840 × 2160) a 30Hz via DisplayPort ou a um único monitor 1440p (2560 × 1440) a 60Hz. Para usar dois monitores simultaneamente, você precisará de um monitor DisplayPort e um HDMI, cada um com uma resolução não superior a 2048 × 1152 (embora tenhamos usado com êxito o dock com um monitor 1920 × 1200 e um monitor 1920 × 1080, com o o primeiro excede levemente as especificações oficiais da estação de acoplamento, para resolução vertical máxima). Essa limitação de resolução é decepcionante para usuários com vários monitores de alta resolução, mas é uma realidade de praticamente todas as soluções de vídeo baseadas em USB.
Em termos de software, a estação de acoplamento Two Laptop é compatível com Windows (Windows 7 e superior) e Mac (OS X 10.8 e superior) e, embora não exija um laptop host com USB 3.0, você não terá uma experiência muito boa, se você estiver usando o dispositivo através da especificação USB 2.0 muito mais lenta.
Configuração e uso
A introdução ao Docking Station for Two Laptops é bastante simples. Tudo o que você precisa para uma configuração básica está incluído na caixa, incluindo adaptadores de energia internacionais para a própria estação de acoplamento e dois cabos USB 3.0 Tipo A para Tipo B, usados para fornecer a conexão a montante e a jusante dos dois laptops.
Após a instalação dos drivers mencionados anteriormente, os usuários podem conectar até dois monitores, um teclado e mouse comuns e quaisquer periféricos ou alto-falantes USB. Uma vez conectados, os dispositivos aparecem no sistema operacional como normalmente se estivessem conectados diretamente a cada laptop host. Até os monitores aparecem nas janelas padrão Preferências do sistema e Painel de controle e, pelo menos para os monitores testados, a marca e o modelo são detectados com sucesso pelo sistema operacional.
Um botão no lado direito da docking station permite que o usuário alterne entre laptops, com as conexões rotuladas "Host 1" e "Host 2". Há um pequeno atraso de 3 a 5 segundos ao pressionar o botão de alternar antes que todos os dispositivos sejam reconhecido no novo laptop host, mas desde que você não troque várias vezes por hora, o atraso não deve ser um problema grave.
É importante esclarecer aqui que, embora você possa conectar dois laptops ao mesmo tempo, você só usará um laptop por vez, por meio do switch host acima mencionado na lateral da estação de acoplamento. Para aqueles familiarizados com os comutadores teclado-vídeo-mouse (KVM), isso faz da StarTech Docking Station for Two Laptops uma espécie de KVM em esteróides.
Passamos cerca de uma semana usando a docking station nos escritórios da TekRevue, configurada principalmente para conectar um MacBook Pro de 15 polegadas de 2014 com OS X Yosemite e um Dell XPS 13 Ultrabook executando o Windows 10 em uma conexão Ethernet compartilhada, alto-falantes do Focal XS Book, um teclado Das Keyboard 4 Professional, mouse Logitech MX e dois monitores: um Dell U2415 (1920 × 1200) e um Dell P2214H (1920 × 1080). Também tentamos trocar o Dell Ultrabook por um Mac Pro 2013 e tudo funcionou conforme o esperado, embora a proposta de valor para usuários de desktop não seja tão boa quanto para usuários de laptop, devido a algumas limitações da interface USB que nós ' Vou discutir mais tarde.
Além do problema de compatibilidade discutido na próxima seção, a estação de acoplamento teve o desempenho esperado, e conseguimos alternar perfeitamente entre nossos laptops Mac e Windows com o pressionar de um botão enquanto compartilhamos apenas uma configuração de estação de trabalho. As transferências de arquivos USB eram rápidas e sem erros, nossa conexão de rede Ethernet operava quase a toda velocidade e nos permitia conectar a todos os nossos dispositivos NAS compartilhados no escritório, bem como à Internet em geral, e desfrutávamos de áudio compartilhado entre os dois. laptops em nossos alto-falantes dedicados para desktop 2.0. Em suma, a docking station StarTech fez seu trabalho.
Questões de compatibilidade do El Capitan
Você deve ter notado na seção anterior que nossos Macs de teste estavam executando o OS X 10.10 Yosemite, principalmente porque iniciamos nossos testes antes do lançamento em 30 de setembro do El Capitan. Quando o OS X 10.11 El Capitan foi lançado há cerca de uma semana, atualizamos nossos Macs. Na primeira inicialização após a atualização, tudo parecia estar funcionando bem, mas depois que reiniciamos mais uma vez, todos os nossos monitores conectados à StarTech Docking Station pararam de funcionar.
Inicialmente, pensávamos que isso se devia a um problema de cabo ou driver solto, mas verificamos todas as possibilidades, incluindo a reinstalação dos drivers StarTech, e não conseguimos identificar a causa do problema. Os monitores ainda funcionavam com o laptop Windows, portanto sabíamos que a estação de acoplamento ainda estava funcionando e algumas pesquisas no Google revelaram que nossas dificuldades provavelmente se deviam à recente atualização do sistema operacional.
A “mágica” de fazer com que a Docking Station StarTech para dois laptops produza vídeo via USB depende da tecnologia do DisplayLink, e muitos usuários relataram problemas com os drivers mais recentes do DisplayLink e o El Capitan. Alguns usuários conseguiram que o vídeo USB funcionasse inicializando e conectando dispositivos em uma determinada ordem (por exemplo, inicialize primeiro, depois conecte o MacBook à estação de acoplamento e, em seguida, o monitor à estação de acoplamento), mas não obtivemos êxito. fazendo com que qualquer um desses métodos funcione de maneira confiável. Esse não é um problema exclusivo da StarTech Docking Station - muitas estações e adaptadores USB dependem dos chipsets DisplayLink - mas significa que os usuários interessados nessa estação de acoplamento que executam o El Capitan vão querer esperar até que os drivers atualizados sejam disponibilizados.
Limitações
O objetivo de um produto como a Docking Station StarTech para dois laptops é a conveniência. Sua interface USB 3.0 o torna compatível com uma ampla variedade de laptops, e um único cabo pode permitir que os usuários se conectem e compartilhem rapidamente um conjunto completo de dispositivos e acessórios de mesa com outro PC ou Mac. Mas a interface USB 3.0 apresenta algumas limitações importantes à experiência geral do usuário.
A primeira e provavelmente a principal para a maioria dos usuários é a taxa de atualização de monitores externos. Como a maioria dos adaptadores de vídeo USB, a StarTech Docking Station reporta um sinal de resolução máxima de 60Hz (ou 30Hz para uma tela 4K) para um monitor compatível, o mesmo que a maioria das conexões diretas entre uma tela e um PC ou Mac. Mas se você já usou um desses adaptadores USB antes, sabe que a experiência não é tão boa quanto as especificações afirmam.
As coisas certamente melhoraram nos últimos anos, é claro, mas os sinais de vídeo traduzidos por USB simplesmente não têm a mesma taxa de quadros percebida ou suavidade de uma conexão direta. A imagem na tela é realmente nítida e as cores parecem boas, mas qualquer tarefa que envolva movimento - assistir a um filme, jogar um jogo ou até mesmo usar certos softwares de modelagem 3D ou aplicativos de visualização de dados - terá uma leve gagueira que prejudica muito a a experiência geral.
Você provavelmente pode suportar a gagueira por um curto período de tempo, mas não podemos recomendar que os usuários confiem na StarTech Docking Station para qualquer configuração que faça uso significativo de vídeos ou gráficos em movimento. Por outro lado, aqueles que usam principalmente aplicativos de produtividade como documentos e planilhas - aplicativos onde o movimento será mínimo - não terão problemas com uma configuração como essa.
Essa limitação não é culpa ou limita-se à StarTech Docking Station, é claro. Praticamente todos os adaptadores de vídeo baseados em USB têm o mesmo problema, tudo devido à largura de banda relativamente limitada da interface USB 3.0. À medida que as estações de acoplamento passam para o USB 3.1, que dobra a largura de banda máxima para 10 Gbps, as coisas podem melhorar quando se trata de monitores externos.
Outra limitação, relacionada à largura de banda reduzida oferecida pelo USB 3.0, é que as transferências de arquivos para ou entre dispositivos conectados a USB sofrerão um pequeno impacto se você tiver vários monitores. Embora as velocidades de leitura não tenham sido afetadas, as velocidades de gravação diminuíram à medida que adicionamos telas adicionais à estação.
Por exemplo, medimos um teste de velocidade em uma unidade flash USB rápida (o SanDisk Extreme Pro) conectada à estação de acoplamento. Sem telas conectadas, alcançamos velocidades de gravação de cerca de 228MB / s. A adição de um único monitor externo à estação de acoplamento reduziu a velocidade média de gravação para 208 MB / s (cerca de 8, 7% mais lenta), enquanto a adição de um segundo monitor reduziu a velocidade de gravação ainda mais para cerca de 180 MB / s (21% mais lento que uma configuração sem monitores externos) .
Os usuários que apenas ocasionalmente transferem arquivos pequenos via USB provavelmente não perceberão, e mesmo se o fizerem, os benefícios dos vários monitores compartilhados provavelmente superarão o desempenho atingido. Mas se o seu fluxo de trabalho depende das transferências USB mais rápidas possíveis, você deseja conectar seus dispositivos diretamente aos laptops host para garantir as melhores velocidades.
Conclusão
Apesar de algumas desvantagens, a StarTech Docking Station for Two Laptops é um dispositivo relativamente único e muito útil para quem deseja compartilhar facilmente uma única configuração de estação de trabalho com dois laptops. A capacidade de usar laptops Mac e Windows juntos é outro grande bônus que será especialmente bom em residências e empresas com plataformas mistas.
Mas você precisa entender as limitações de uma estação de ancoragem como esta antes de fazer sua compra, a fim de evitar decepções. O adaptador USB para vídeo é uma ótima idéia que pode adicionar monitores externos a dispositivos sem portas de saída de vídeo dedicadas, mas, como discutimos anteriormente, esse não é o tipo de configuração que você deseja para assistir filmes, jogar ou fazer qualquer coisa isso envolve muito movimento. A gagueira da taxa de atualização reduzida, apesar de melhor do que dispositivos similares dos últimos anos, ainda é muito perceptível e pode ser um fator decisivo, dependendo da sua sensibilidade visual ao efeito.
Aqueles que executam a versão mais recente do OS X, 10.11 El Capitan, também vão querer esperar até o DisplayLink resolver os problemas de driver. Caso contrário, você poderá ficar preso a um hub relativamente padrão que não possui recursos de exibição.
Porém, no geral, se a configuração e o fluxo de trabalho da sua estação de trabalho forem compatíveis com os pontos fortes da estação de acoplamento - por exemplo, um espaço de escritório compartilhado com foco principalmente em processamento de texto, planilhas ou aplicativos da Web - você encontrará um dispositivo versátil e bem construído em um dispositivo relativamente atraente pacote.
A um preço de tabela de US $ 264, a Docking Station StarTech para dois laptops não é barata e você pode encontrar várias docking stations USB 3.0 listadas on-line por muito menos. Mas nenhuma dessas alternativas oferece os recursos de comutação para o segundo laptop; portanto, você estará pagando mais pela conveniência desse recurso semelhante ao KVM. Se você acha que a Estação de acoplamento para dois laptops é ideal para sua casa ou trabalho, você pode escolher uma hoje na loja online StarTech. A estação de ancoragem também pode estar disponível com desconto nos parceiros de varejo on-line da StarTech, como Amazon e CDW.