As estações de acoplamento para laptops não apenas oferecem aos usuários uma maneira de fazer a transição rápida de um ambiente de trabalho para outro através de um único cabo, mas também podem adicionar funcionalidades e capacidades adicionais aos projetos de laptops que estão cada vez mais favorecendo a forma. A StarTech oferece várias estações de acoplamento que tentam lidar com conveniência e funcionalidade, e uma das mais interessantes é a recentemente lançada Triple Video Docking Station . Passamos algumas semanas testando esta docking station, que promete adicionar até três saídas de tela a praticamente qualquer laptop compatível com USB 3.0, e achamos que é um ótimo dispositivo, mas apenas para determinados usuários. Confira nossa análise completa, abaixo, para ver se esta docking station StarTech é ideal para você.
Além de sua tela embutida, a maioria dos laptops permite que os usuários conectem pelo menos um monitor externo. O número exato de monitores externos e suas resoluções suportadas varia de acordo com o hardware gráfico e os métodos de conectividade do laptop, e algumas estações de acoplamento, especialmente as oferecidas diretamente pelo fabricante do laptop, podem transmitir esse sinal de monitor externo para um monitor conectado.
Mas e se você precisar de mais telas externas do que o seu laptop suporta nativamente? Em vez de atualizar para um novo laptop com uma GPU mais poderosa, ou empregar opções caras e ainda emergentes, como placas gráficas PCIe externas, existe outra opção via USB.
Graças ao aumento da largura de banda oferecida pela especificação USB 3.0, os proprietários de laptops nos últimos anos puderam usar a conectividade USB de seus Macs e PCs para adicionar monitores adicionais separados da interface gráfica nativa de seus laptops. Existem literalmente centenas de adaptadores de vídeo USB disponíveis de várias formas, mas as coisas ficam interessantes quando você combina essa tecnologia com uma estação de acoplamento completa, como a StarTech fez com a Estação de acoplamento de vídeo tripla que estamos vendo hoje.
Design e especificações
Como a Docking Station StarTech para dois laptops, que analisamos no início deste ano, a Docking Station Triple Video conta com a tecnologia DisplayLink para o processamento de USB para vídeo. Possui três saídas de vídeo: duas saídas DisplayPort em tamanho real e uma saída HDMI, com resoluções variadas suportadas até 4K (3840 x 2160), dependendo do número e tipo de conexões de vídeo. Falaremos mais sobre essas condições e advertências abaixo, mas primeiro vamos completar as outras portas e recursos da estação de acoplamento:
1 x USB 3.0 Tipo A (Carregamento Rápido, na lateral do dispositivo)
4 x USB 3.0 Tipo A (traseira)
1 x Ethernet Gigabit
1 entrada de áudio de 3, 5 mm
2 x Saída de áudio de 3, 5 mm (uma traseira, um lado)
1 x trava de segurança
Outra semelhança com a mencionada Docking Station para dois laptops é o design da Triple Video Docking Station. Além do layout da porta, as duas estações de ancoragem são praticamente idênticas, com o mesmo design prateado e preto em um pacote cônico pequeno e atraente. A estação de ancoragem mede 10, 6 polegadas (270 mm) de largura, 3, 2 polegadas (82 mm) de altura e apenas 1, 3 polegadas (34 mm) de altura e pesa um esplêndido 13, 3 onças (378 g).
Embora possua um chassi totalmente plástico, a qualidade de construção e a sensação da estação de acoplamento são bastante altas e alinhadas com o que encontramos em outros produtos StarTech recentes. A estação de acoplamento também é fornecida com pés de borracha com adesivo opcional, que podem ajudar a impedir que ela deslize em superfícies escorregadias da mesa.
Completando o pacote, há um adaptador de energia com opções de plugues internacionais intercambiáveis e um cabo host USB 3.0 Tipo B para Tipo A de 6 pés para conectar a estação de acoplamento ao laptop. Não há cabos HDMI ou DisplayPort incluídos, embora geralmente sejam fornecidos com os próprios monitores.
Configuração e uso
A instalação e operação com a StarTech Triple Video Docking Station é relativamente simples. Com um PC ou Mac compatível com USB 3.0 (falaremos mais sobre alguns problemas com o OS X posteriormente), você só precisa instalar o driver DisplayLink na página de suporte da estação de acoplamento, conectar a estação ao seu computador através do cabo USB 3.0 incluído, conecte os monitores e periféricos desejados e ligue o interruptor.
Quaisquer telas externas conectadas à estação de acoplamento aparecerão como telas nativas no sistema operacional (em Configurações> Sistema> Tela para Windows 10 ou Preferências do Sistema> Tela para versões recentes do OS X).
Isso significa que você pode organizar facilmente o posicionamento e as resoluções, exatamente como faria com os monitores conectados diretamente à porta de saída de vídeo do laptop. Você pode até usar recursos relativamente avançados, como a abrangência automática do papel de parede no Windows 10.
Em nossos testes, uma vez que os monitores foram conectados, todas as funções operavam conforme o esperado. Testamos principalmente a estação de acoplamento com nosso laptop Dell XPS 13 (novamente, por razões que veremos mais adiante) e três monitores 1080p e todos os monitores ligados e desativados normalmente quando desligamos o laptop ou fechamos a tampa para coloque-o no modo de suspensão.
Outras funções da estação de acoplamento também funcionaram bem, com conexões USB 3.0 e Ethernet operando em velocidades quase nativas (os testes de velocidade USB 3.0 estavam dentro de 5% de uma conexão nativa diretamente no próprio laptop), sincronização normal do dispositivo móvel e roteamento de áudio adequado através das portas analógicas de 3, 5 mm.
Monitores e resoluções
O nome “Triple Video” da estação de acoplamento descreve sua melhor característica: suporte para três monitores externos, além da tela embutida no laptop. Mas a StarTech também anuncia suporte para telas 4K de alta resolução. Infelizmente, você não poderá usar três monitores 4K simultaneamente e ficará limitado pela resolução geral das seguintes maneiras:
É importante observar que o chipset da estação de acoplamento oferece diferentes resoluções máximas para a primeira e a terceira conexões DisplayPort (denominadas Vídeo 1 e Vídeo 3, respectivamente). Para três monitores, você pode ter um monitor 4K (através da primeira conexão DisplayPort) e dois monitores adicionais com uma resolução não superior a 2048 x 1152 cada. Com base em resoluções comuns para monitores de nível consumidor, na prática, você limita a monitores 1080p (1920 x 1080).
Se você precisar de apenas dois monitores, poderá conectar até um monitor 4K na primeira conexão DisplayPort e até um monitor 2560 x 1600 na segunda conexão DisplayPort.
Como alternativa, você pode conectar um monitor 4K na primeira conexão DisplayPort e até um monitor 2560 x 1440 via HDMI.
Individualmente, a resolução máxima da porta HDMI é 2560 x 1440 e a resolução máxima do segundo DisplayPort é 2560 x 1600. No geral, garantir que dois de seus monitores suportem o DisplayPort fornecerá a melhor experiência e se você tiver problemas com as resoluções de vídeo, verifique se você está usando as combinações corretas de porta e monitor.
Limitações de USB
Como discutimos em nossa análise anterior da Docking Station StarTech para dois laptops, qualquer pessoa que queira jogar, assistir a filmes ou executar tarefas em que o movimento é importante deve evitar uma docking station baseada em USB como esta. Isso ocorre porque as limitações de largura de banda do USB impedem que os monitores de alta resolução sejam atualizados a uma taxa normal, o que significa que qualquer coisa que envolva movimento terá uma leve interrupção ou atraso que pode ser notada em filmes e jogos.
Todos os monitores reportam uma taxa de atualização de 60Hz para o PC ou Mac, mas, na prática, você perceberá o lento tempo de resposta imediatamente. Não nos entenda mal, as tarefas relativamente estáticas, como planilhas, documentos e navegação na Web, são ótimas, mas quando você começa a assistir a um vídeo ou mesmo a rolar muito rápido, encontra a limitação de atualização do USB.
Naturalmente, essa não é uma falha exclusiva da StarTech Triple Video Docking Station - todos os adaptadores e estações de acoplamento baseados em USB 3.0 enfrentam o mesmo problema - mas tornam insustentável a perspectiva de usar este produto para muitos usuários.
Outra limitação relacionada à interface USB é a largura de banda total total. Mencionamos coisas como transferências de arquivos USB e conexões Ethernet de gigabit anteriormente, e é verdade que essas duas tarefas funcionam muito bem - em velocidades praticamente nativas - quando executadas individualmente. Mas a especificação USB 3.0 é limitada a um máximo de 5 Gbps, e seus requisitos de largura de banda provavelmente ultrapassarão o que você começar a executar várias tarefas simultaneamente.
A estação de acoplamento lida com esse congestionamento normalmente, reduzindo a velocidade de tudo para manter a largura de banda geral abaixo do limite. Por exemplo, começamos a transferir um grande arquivo de vídeo pela Ethernet para o nosso NAS local. A transferência passava a velocidades de gigabit Ethernet do mundo real de pouco mais de 100 MB / s, mas também iniciamos uma grande transferência de arquivos para uma unidade USB 3.0 conectada à estação de acoplamento.
As velocidades de transferência de ambos os arquivos caíram significativamente, e o movimento percebido em nossos monitores externos também se tornou um pouco mais instável que o normal. Apesar das velocidades reduzidas, ambas as transferências foram concluídas com êxito e os testes individuais subsequentes de transferência foram executados na taxa normal.
Essa limitação pode ser um fator decisivo se o seu fluxo de trabalho exigir transferências frequentes de arquivos grandes pela rede local e por dispositivos de armazenamento conectados diretamente, embora você possa evitá-lo usando conexões USB ou Ethernet diretas no seu laptop, se disponível, ou por conectando-se a uma rápida rede sem fio 802.11ac e, assim, evitando a porta Ethernet da estação de acoplamento. No entanto, um cenário tão exigente provavelmente não é uma ocorrência regular para a maioria dos usuários e, nas poucas ocasiões em que ocorre, a única desvantagem é a velocidade mais lenta durante transferências sobrepostas.
Limitações do OS X
As limitações de USB discutidas acima se aplicam igualmente a PCs e Macs, mas há outra camada de ressalvas que se aplica ao OS X, e especificamente ao OS X El Capitan.
Como mencionamos anteriormente, a StarTech Triple Video Docking Station, e muitos outros adaptadores e estações de acoplamento baseados em USB, contam com um chipset e um driver DisplayLink. O OS X El Capitan, lançado no final de setembro de 2015, quebrou a compatibilidade com o DisplayLink, resultando em monitores externos em branco e muita frustração.
Várias versões de drivers beta surgiram desde então, com alguns usuários relatando sucesso na instalação e funcionamento de seus dispositivos baseados em DisplayLink. No entanto, em nossos testes, não conseguimos que o OS X reconhecesse de maneira confiável os monitores da docking station quando conectado ao nosso MacBook Pro de 15 polegadas de 2014 com o OS X 10.11.1. Portanto, consideramos que o suporte do OS X El Capitan para docking stations com base em USB permanece na melhor das hipóteses e inexistente em geral.
No entanto, se você ainda não atualizou para o El Capitan e ainda está executando o OS X Mountain Lion, Mavericks ou Yosemite, a estação de acoplamento StarTech Triple Video deve funcionar bem (testamos o StarTech Docking Station for Two Laptops, que é baseado em um chipset DisplayLink semelhante, com o OS X Yosemite e funcionou muito bem). Mas se você estiver executando o mais recente sistema operacional de desktop da Apple, recomendamos que você espere até o DisplayLink ter um driver final pronto para o uso.
Conclusão
Você provavelmente já percebeu que existem muitas advertências nesta revisão. Normalmente, seria difícil recomendar um produto com um número semelhante de limitações e problemas, mas o que é incomum na StarTech Triple Video Docking Station é que é um dispositivo fantástico, mas apenas para um subconjunto específico de proprietários de laptops.
A maioria dos laptops, especialmente os modelos de gama baixa e média comuns no mundo dos negócios, não suporta nativamente três monitores externos, além do monitor embutido no laptop. Isso significa que usuários pesados de planilhas e fanáticos por produtividade são inerentemente limitados quando procuram expandir o espaço para desktops. Mas se o seu fluxo de trabalho não depender de movimento frequente, a StarTech Triple Video Docking Station pode oferecer instantaneamente um fantástico espaço de trabalho para vários monitores com a conexão de um único cabo USB 3.0.
Em um mundo perfeito, a estação de acoplamento também ofereceria portas adicionais como eSATA ou FireWire, mas isso aumentaria ainda mais a interface USB e o preço do dispositivo, e é provável que cinco portas USB 3.0, Ethernet e áudio analógico atendam às necessidades da maioria dos usuários.
Não vemos a StarTech Triple Video Docking Station encontrando um lugar com jogadores, editores de vídeo ou mesmo com a maioria dos usuários domésticos em geral, mas isso pode fazer muita diferença em muitas configurações de escritório e fazê-lo com boa aparência e qualidade de construção para inicializar.
A StarTech Triple Video Docking Station já está disponível no site da StarTech e em parceiros de varejo selecionados, como Amazon e NewEgg. Ele tem um preço de tabela de US $ 263, 99, mas geralmente pode ser encontrado a um preço de rua ao norte de US $ 200. A estação de acoplamento requer o Windows 7 ou posterior, o OS X Mountain Lion ou posterior e um computador com suporte a USB 3.0 para todas as funções e desempenho máximo. A docking station inclui uma garantia limitada de 2 anos.