A Apple (e o Google) introduziram recentemente a nova especificação USB-C no mercado e, embora a nova porta seja muito mais versátil do que seus antecessores, não pense que o Thunderbolt vai a lugar algum, pelo menos tão cedo. O Thunderbolt 2 oferece largura de banda significativamente mais rápida, suporte a encadeamento em série e uma ampla variedade de tipos de dispositivos e periféricos suportados. Talvez o uso mais interessante do Thunderbolt tenha sido a docking station, um dispositivo que permite fazer uma conexão única com o seu PC equipado com Mac ou Thunderbolt e depois ter acesso a uma variedade de monitores, portas de dados, redes e interfaces de áudio.
Observamos várias estações docking Thunderbolt nos últimos anos, incluindo algumas que foram atualizadas para o Thunderbolt 2. A mais recente é da StarTech, fabricante de tecnologia que produz uma ampla gama de dispositivos e acessórios de computação. A StarTech Thunderbolt 2 4K Docking Station não é a primeira incursão da empresa no mercado de docking station (elas também oferecem uma docking station baseada em USB 3.0 e outra baseada no Thunderbolt de primeira geração), mas é uma das mais versáteis quando se trata de seleção de portas e, em nossa opinião, uma das docas mais atraentes do ponto de vista do design.
Passamos algumas semanas usando o StarTech Thunderbolt 2 Dock com nosso MacBook Pro Retina de 15 polegadas, Mac Pro 2013 e uma variedade de monitores e dispositivos de armazenamento, e ficamos com uma impressão muito positiva. O dock da StarTech teve um bom desempenho em todos os cenários, foi legal e silencioso (na verdade, isso é um eufemismo - o dock estava completamente silencioso ) e oferece algumas portas exclusivas que são difíceis de encontrar em outros produtos. A única desvantagem é o preço, que veremos em detalhes abaixo.
Conteúdo e design da caixa
Muito poucos produtos Thunderbolt anteriores incluíam um cabo Thunderbolt na caixa e, com cabos custando até US $ 50, era uma tendência que estamos felizes em ver morrer. A docking station StarTech Thunderbolt 2 inclui tudo o que você precisa para começar: o próprio dock, um adaptador de energia, cabos de energia internacionais (América do Norte, Reino Unido e União Européia) e um cabo Thunderbolt de 1 metro.
Ao remover a estação StarTech de sua embalagem, você reconhecerá instantaneamente o estilo do design do Mac Pro "Tower" anterior a 2013. A base é fabricada em alumínio que combina com a cor e a textura da maioria dos Macs da Apple (excluindo, é claro, o Mac Pro preto brilhante e os novos MacBooks de 12 polegadas em ouro e cinza espacial) e apresenta um design interessante "encapsulado", onde uma camada externa envolve a estação de acoplamento principal, proporcionando uma elevação da sua mesa e uma aparência única.
Como em todas as estações Thunderbolt, a maioria das portas fica na parte traseira, mas há uma porta USB 3.0 e um fone de ouvido / alto-falante de 3, 5 mm na parte frontal do dispositivo para facilitar o acesso. Há também um slot de trava Kensington na parte traseira, ajudando a proteger sua estação em um espaço público ou compartilhado. Aberturas de ventilação atraentes flanqueiam a base dos dois lados e pés finos de borracha impedem que a base deslize ou arranhe sua mesa
Com 9, 2 cm de largura, 1, 5 cm de altura e 3, 2 cm de profundidade, a doca ocupa um pouco mais de espaço em sua mesa do que a maioria de seus concorrentes, mas parece tão boa que você provavelmente não se importará, a menos que o espaço seja absoluto Prêmio.
Especificações técnicas
Não há escassez de portas no StarTech Thunderbolt 2 Dock e inclui algumas portas que você não encontrará em nenhum outro lugar:
2 x Thunderbolt 2
1 x HDMI 1.4
4 x USB 3.0 de 5 Gbps (3 traseiras, 1 porta de "carga rápida" na frente)
1 x eSATA 6Gbps
1 x áudio óptico Toslink
1 entrada de áudio de 3, 5 mm (traseira)
1 x saída de áudio de 3, 5 mm (frontal)
1 x Ethernet Gigabit
Todas as portas funcionaram conforme o esperado, e a porta de áudio óptico foi particularmente útil, pois conseguimos transmitir áudio digital multicanal 5.1 diretamente ao nosso receptor de home theater e desfrutar de músicas e filmes nos grandes alto-falantes. O único outro dock Thunderbolt que conhecemos que suporta saída de áudio óptico é o Sonnet Echo 15, mas esse dock ainda não chegou ao mercado, quase três anos depois de ter sido anunciado pela primeira vez. Você também pode transmitir áudio via HDMI se o monitor ou a televisão conectada o suportar.
Falando em monitores, essa é uma área que pode causar confusão (o que é comum a muitas docas Thunderbolt). A conexão de praticamente qualquer monitor único funciona muito bem via HDMI ou Thunderbolt / DisplayPort. Não tivemos problemas com Dell U2415 (1920 × 1200), Dell P2715Q (3840 × 2160), Samsung U28D590D (3840 × 2160) ou Apple Thunderbolt Display (2560 × 1440). Mas as coisas ficam complicadas quando você deseja conectar dois monitores simultaneamente.
A saída para vários monitores é definitivamente possível com o StarTech Thunderbolt 2 Dock, mas um desses monitores deve ser conectado via Thunderbolt. E não queremos dizer Mini DisplayPort, que compartilha o mesmo conector com Thunderbolt, queremos dizer Thunderbolt . Isso limitará você ao Thunderbolt Display da Apple ou a um dos poucos monitores Thunderbolt de terceiros atualmente disponíveis no mercado. Se um dos seus monitores estiver conectado via Thunderbolt, você poderá adicionar uma segunda conexão via HDMI a um monitor com uma resolução máxima de 4K (3840 × 2160). No entanto, lembre-se de que, devido aos limites da especificação HDMI 1.4, você ficará preso a uma taxa de atualização de 30Hz na tela 4K e precisará ficar com 2560 × 1440 ou menos para obter um desempenho mais aceitável. Taxa de atualização de 60Hz.
Testamos essa configuração conectando nosso Apple Thunderbolt Display de 27 polegadas à segunda porta Thunderbolt 2 do dock e nosso monitor Samsung U28D590D 4K à porta HDMI do dock. Obtivemos a saída na resolução correta nos dois monitores, mas a Samsung estava limitada a 30Hz. Quando trocamos a conexão HDMI para o Dell U2415 de 1920 × 1200, obtivemos uma saída perfeita de 1200p a 60Hz.
Lembre-se de que isso não é uma falha no StarTech Dock, mas uma limitação do chipset Thunderbolt que está presente de alguma forma em todas as estações de consumo. Portanto, certifique-se de ler as especificações técnicas de qualquer dock que você deseja adquirir para garantir que atenda às suas necessidades de exibição múltipla.
Uso
As primeiras docas Thunderbolt sofriam de desempenho esquisito e bugs, à medida que os fabricantes resolviam os problemas da então nova tecnologia. Felizmente, não vimos nenhum desses problemas recentemente e, como mencionado anteriormente, o StarTech Thunderbolt 2 Dock teve o desempenho exatamente como esperado.
A entrada e saída de áudio através das portas de 3, 5 mm eram nítidas e sem distorção, as velocidades do USB 3.0 eram praticamente iguais às da interface USB nativa do nosso MacBook Pro, o desempenho da Ethernet era idêntico às portas integradas no Mac Pro e ao Thunderbolt para Ethernet no MacBook e nossa antiga unidade eSATA Western Digital MyBook Studio conectada sem problemas. Também não tivemos nenhum problema em encadear as matrizes de armazenamento Thunderbolt da segunda porta Thunderbolt da doca e não notamos nenhuma desaceleração introduzida na cadeia pela doca.
Embora o Thunderbolt seja muito mais prevalente nos Macs, a StarTech anuncia o suporte ao Windows (Windows 7 e Windows 8 / 8.1). Nenhum de nossos PCs dedicados tem suporte a Thunderbolt; portanto, lançamos o Windows 8.1 via Boot Camp em nosso MacBook Pro e o dock foi detectado após um rápido Windows Update e reinicializado para instalar alguns drivers de áudio genéricos.
No geral, não há absolutamente o que reclamar no desempenho do dock e nas várias portas e interfaces que ele oferece.
Preço
Dito isso, a única desvantagem que podemos encontrar com o StarTech Thunderbolt 2 Dock é o preço, que atualmente fica em US $ 329, 99, tornando-o um dos mais caros do mercado. Temos um detalhamento de preço e recursos abaixo que pode ajudá-lo a colocar a doca StarTech em perspectiva.
Como você pode ver, das populares docas Thunderbolt 2 disponíveis, a doca StarTech é a mais cara por cerca de US $ 30. Somente o Sonnet Echo 15, que ainda não está disponível e, portanto, não está incluído no gráfico, tem um preço mais alto (US $ 599), mas também oferece mais recursos, como uma unidade óptica Blu-ray e suporte para discos rígidos internos.
Atualização: a StarTech vende o Thunderbolt 2 Dock por seu site pelo preço de US $ 329, 99 mencionado acima, mas atualmente há descontos significativos em alguns de seus parceiros de varejo, como Amazon (~ US $ 250), NewEgg (~ US $ 250) e CDW (~ $ 270). Esses preços não são garantidos, mas se você puder obter uma unidade com um desses preços reduzidos, ele será comparado muito mais favoravelmente na tabela acima.
Então, por que pagar mais? O áudio óptico é uma boa razão. Se você realizar um trabalho de áudio que exija ou possa se beneficiar de uma saída de áudio óptico limpo, a estação StarTech é a única opção que temos conhecimento no momento. Um design exclusivo é outro motivo. Embora o design seja basicamente uma categoria subjetiva, o StarTech Thunderbolt 2 Dock tem, em nossa opinião, uma aparência mais profissional do que a maioria de seus concorrentes.
Os profissionais de mídia que precisam de suporte eSATA também podem estar interessados, mas você pode adquirir o CalDigit Thunderbolt Station 2 por US $ 130 a menos e obter duas portas eSATA, embora às custas de uma das portas USB 3.0. E se você precisar do maior número possível de portas USB 3.0, o encaixe OWC oferece 5 delas (embora duas estejam ao lado) por cerca de US $ 80 a menos que a StarTech.
Conclusão
Não temos absolutamente nenhum problema em recomendar o StarTech Thunderbolt 2 Dock com base em seu design, versatilidade e desempenho, mas, a menos que você precise de áudio óptico ou pelo menos 4 portas USB e eSATA, provavelmente ficará feliz com um dock mais barato. Se a StarTech também oferecesse suporte FireWire, diríamos que era a opção perfeita para profissionais com muitos dispositivos de armazenamento herdados. No entanto, como está, oferece mais do que você provavelmente precisa a um preço maior do que seus concorrentes. ( Observação: consulte a atualização na seção de preços acima. O dock pode estar disponível a preços significativamente reduzidos dos parceiros de varejo da StarTech).
Se você é um entusiasta de home theater ou um profissional de áudio que pode usar áudio óptico digital ou se está absolutamente apaixonado pelo design, pode adquirir a Estação de ancoragem StarTech Thunderbolt 2 agora no site da StarTech ou em um dos seguintes parceiros de varejo da empresa, Amazon, NewEgg, CDW, Rakuten ou PCM. Como em todos os produtos StarTech, os usuários podem obter suporte técnico gratuito por toda a vida útil, e o próprio hardware possui uma garantia de dois anos.