Anonim

O Xbox One certamente teve um começo difícil para a guerra de console da próxima geração. Assombrado com controvérsia sobre DRM, a perda de executivos importantes e preocupações com o desempenho do console, parecia que o PlayStation 4 da Sony estava prestes a ser o líder claro fora do portão. Mas a vantagem da Sony, que eles rapidamente adotaram, tornou-se um pouco menos clara nesta semana, e parece que é a vez da empresa japonesa receber calor dos consumidores.

Um novo FAQ divulgado nesta semana revelou que o PS4 estará faltando vários recursos importantes quando for lançado no próximo mês. Alguns recursos simplesmente não estão prontos para o lançamento e serão adicionados no futuro por meio de atualizações de software; outros se foram para sempre.

O primeiro da categoria "ido para sempre" é o suporte a disco rígido externo. A Sony confirmou quarta-feira que o PS4 não permitirá que os usuários armazenem dados de jogos ou compras de mídia digital em uma unidade externa conectada por USB, limitando os usuários à unidade interna de 500 GB incluída. No entanto, os usuários poderão trocar essa unidade interna, desde que a substituição tenha capacidade de pelo menos 160 GB, velocidade de rotação igual ou superior a 5400 RPM, suporte para SATA II ou superior e espessura máxima de 9, 5 mm . A posição da Sony sobre esse assunto é oposta à rival da Microsoft, que permitirá que os usuários armazenem dados em unidades externas, mas não fornecerá um caminho fácil para a atualização da unidade interna.

Outra característica perdida para sempre é o suporte a DLNA, o que significa que os proprietários de PS4 não poderão acessar e transmitir mídia de seus próprios servidores domésticos, como podem fazer hoje no PS3. A razão não declarada da Sony para eliminar o recurso é que a empresa deseja que os usuários comprem e baixem filmes e músicas de sua própria PlayStation Store, não transmitindo conteúdo gratuitamente a partir de servidores domésticos. Embora não seja algo que a maioria dos compradores comuns de PS4 perca, muitos fãs dedicados de servidores domésticos com software como o Plex estão chorando.

Aqui está uma questão estranha: o PS4 não suporta CDs de áudio ou MP3s de usuários, tornando-o o primeiro console não-Nintendo em mais de uma década a evitar o recurso. A empresa não explica por que os usuários não podem ouvir suas próprias músicas no dispositivo, embora felizmente indique os consumidores para seu próprio serviço de assinatura de música paga.

Por fim, embora a Sony e a Microsoft estejam divulgando o compartilhamento de jogos como um recurso importante da próxima geração de console, a Sony revelou que os usuários só poderão compartilhar vídeos capturados via Facebook e transmissões ao vivo via Ustream ou Twitch, omitindo o YouTube. Ao contrário dos outros recursos acima, que provavelmente desapareceram definitivamente, este pode mudar. A empresa admitiu que o suporte a outros serviços de streaming de vídeo está em andamento, mas não mencionaria serviços ou prazos específicos.

O PlayStation 4 é lançado na América do Norte na sexta-feira, 15 de novembro e na Europa, duas semanas depois, no dia 29. O Xbox One chega ao mundo entre essas datas, em 22 de novembro.

O ps4 da Sony não terá os principais recursos de mídia no lançamento