Uma unidade de estado sólido ….
Para quem não sabe, geralmente existem duas 'raças' de disco rígido: unidades de estado sólido (SSDs) e unidades de disco rígido (HDDs). O primeiro é um formato relativamente novo, que só entra no mercado nos últimos anos. Este último é considerado o disco rígido "convencional" que todos conhecemos e amamos.
Há um debate há algum tempo sobre qual é o melhor. Não vamos abrir essa lata de vermes. Em vez disso, vou apenas dar uma idéia do que é cada um dos dois discos rígidos. Você pode decidir por si mesmo qual é o melhor e qual atende melhor às suas necessidades.
Os discos rígidos padrão existem praticamente desde o advento da computação. Eles são basicamente uma série de discos nos quais os dados são armazenados e acessados magneticamente. Eles percorreram um longo caminho desde o seu lançamento, e são mais ou menos o padrão para o setor.
O problema com os discos rígidos é que eles são compostos de várias partes móveis. Inúmeras partes móveis frágeis, mais frequentemente do que não. Embora isso não ocorra essencialmente com computadores desktop, laptops e discos rígidos portáteis abrem um novo mundo de problemas. Um único choque, um único choque durante a operação e você tem o potencial de gerar dados completamente.
Não é uma idéia particularmente agradável, é?
Digite o SSD. Unidades de estado sólido. Eles são praticamente o que parecem. enquanto os discos rígidos tradicionais consistem em partes móveis, as unidades de estado sólido são basicamente pequenos blocos onde os dados são armazenados por correntes elétricas e não por discos magnéticos. Eles geralmente são mais rápidos, silenciosos e mais duráveis que os HDDs, e não são tão facilmente danificados por surtos magnéticos. Obviamente, os SSDs têm seu próprio conjunto de problemas.
E uma unidade de disco rígido
Por serem 'o novo garoto do bairro', custam mais um braço e uma perna do que os HDDs. Além disso, o maior SSD é consideravelmente menor que o maior, em termos de quanto pode ser armazenado nele. Além disso, eles têm apenas um número limitado de leituras / gravações; eventualmente, você não poderá mais armazenar dados neles. Os HDDs, por outro lado (exceto falha mecânica), têm um número praticamente ilimitado de leituras / gravações.
Cada formato tem suas vantagens e desvantagens, com certeza. Não duvido que, quando a tecnologia estiver disponível, um dia veremos todos os HDDs substituídos por SSDs. Mas esse dia ainda está chegando.
Créditos da imagem: Techspot, Slashgear