À medida que a tecnologia 5G se aproxima, os fabricantes de chipsets estão fazendo todo o possível para acompanhar. O Snapdragon 855 é o chipset 5G da Qualcomm. Ele é equipado com os mais recentes núcleos de CPU Kryo, nós de 7 nm e uma versão aprimorada do modem X24 LTE. Ele oferece recursos semelhantes ao chipset A12 Bionic da Apple, que está sendo usado nos mais recentes smartphones para iPhone. É o principal chipset de 7 nm que oferece desempenho gráfico impressionante e um mecanismo neural aprimorado. Vamos ver como os dois se comparam.
atuação
Ambos os processadores possuem uma microarquitetura de 64 bits e são feitos usando os mais recentes nós de 7 nm. Esses são os menores nós de processo até agora e oferecem desempenho aprimorado e melhor eficiência de energia, mas isso é tudo que eles têm em comum.
O A12 Bionic possui seis núcleos divididos em quatro processadores de eficiência e dois de desempenho. Isso resulta em lançamentos de aplicativos mais rápidos, melhor eficiência e um tempo de resposta geral mais rápido que o antecessor. É certo que a diferença nos tempos de resposta não é tão grande.
Por outro lado, o 855 possui 8 núcleos dispostos em três grupos. Os 8 núcleos Kryo 845 são divididos em um núcleo "Prime" Cortex A76 com uma velocidade de trabalho de 2, 84 GHz. Em seguida, temos três núcleos Cortex-A76 de “Desempenho” que funcionam a 2, 42 GHz e quatro núcleos Cortex-A55 de “Eficiência” que podem fornecer até 1, 80 GHz. O acordo fornece alto desempenho, eficiência e melhores recursos de compartilhamento de tarefas, além de taxas de latência mais baixas.
O núcleo “Prime” do 855 é equipado com um cache L2 de 512KB, enquanto os três núcleos “Performance” possuem caches L2 de 256KB e os quatro núcleos “Eficiência” possuem caches L2 de 128KB. Todos eles trabalham juntos, preenchendo a lacuna entre a CPU e a RAM, o que significa que eles podem lidar com todas as informações sem interrupções.
Ao falar sobre GPUs, o Snapdragon 855 inclui a Unidade de processamento gráfico Adreno 640, que oferece um impulso significativo e suporta a reprodução 4K HDR10 +. O A12 Bionic usa a GPU de 4 núcleos projetada pela Apple que pode lidar com todos os jogos e vídeos e fotos de alta resolução.
A câmera
O Snapdragon 855 possui um ISP Spectra 380 a bordo. É o primeiro chip desse tipo que incorpora um Computer Vision Engine que permite cálculos de profundidade e vídeos a 60FPS. Ele pode oferecer modos de retrato em tempo real e detectar objetos que estão distantes sem usar muita energia. Esses benefícios são possíveis apenas porque a IA é infundida com a câmera.
O A12 da Apple usa o recurso de câmera ISP da Apple, que oferece ISP aprimorado, algoritmos avançados e sensores mais rápidos. O recurso Smart HDR fornece fotos de alta resolução com mais destaques e detalhes de sombra.
AI
A inteligência artificial mudou o jogo desde que se tornou um recurso padrão para a maioria dos smartphones de gama média e alta. O 855 usa o mecanismo de inteligência artificial de múltiplos núcleos da 4ª geração para todas as tarefas de IA (o mecanismo combina a CPU Kryo com a CPU Hexagon 690 e a GPU Adreno). O recurso pode lidar com até 7 trilhões de operações de inteligência artificial por segundo. Ele trabalha em conjunto com um acelerador de tensor dedicado para melhorar o aprendizado de IA por cerca de 3 vezes.
Há muitas vantagens no novo mecanismo de IA, incluindo instantâneos de super-resolução, detecção de cena, autenticação de rosto, reconhecimento de texto e bokeh de câmera dupla. A IA também suporta Google TensorFlow, Open Neural Network Exchange (ONNX) e Facebook Caffe 2.
A Apple adotou uma abordagem completamente diferente com seu Neural Engine de 8 núcleos. A AI pode executar 5 trilhões de operações a cada segundo, o que é impressionante, mas está muito atrás do desempenho do Snapdragon 855.
Ele tem um bom desempenho quando se trata de reconhecer e prever suas jogadas com base no que você faz e também é responsável pela alocação de recursos. A AI sabe como usar os recursos para executar algoritmos no processador, no mecanismo neural e na GPU, e ainda tem algum poder de processamento de sobra para outros processos. Outras melhorias incluem o lançamento mais rápido de aplicativos, o aprendizado de máquina aprimorado e os hábitos do usuário.
O resultado final
Os chipsets Snapdragon 855 e Apple A12 são bastante semelhantes. No entanto, o Snapdragon 855 vence porque é o primeiro chipset pronto para 5G do mercado. A nova tecnologia fornece uma melhoria significativa da velocidade e o X24 LTE da 855 fornece velocidades de download de até 2Gbps e uploads de 316Mbps. Ele também vem com o modo de jogo Elite para a melhor experiência de jogo possível.
O A12 Bionic é um pouco melhor no desempenho de núcleo único. No entanto, não está pronto para 5G, o que será um problema em breve. Ainda estamos para ver a nova geração de chipsets da Apple prontos para 5G.
Você prefere o A12 Bionic ou o 855? O que você acha da rede 5G que em breve estará disponível em todo o mundo? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo.