Em julho de 2018, a Huawei publicou o CPU HiSilicon Kirin 710 de médio alcance como a nova versão do muito exigido chipset Kirin 659. O recém-lançado Kirin 710 é conhecido por melhorar a eficiência e o desempenho. Ele possui um processo de design de silício de 12 nm, o que significa que rivaliza com o Snapdragon 660 da Qualcomm em qualidade. Vamos comparar os dois para descobrir qual é o melhor.
Consulte também o nosso artigo Snapdragon 660 vs. 675 - Qual é melhor?
Perspectivas futuras
Primeiro, é importante reconhecer que o Snapdragon 660 é atualmente a escolha mais segura.
A Huawei se tornou um dos principais fabricantes de celulares nos últimos anos, liberando muitos telefones de última geração a um preço acessível. Mas os recentes problemas de privacidade e as alegações de espionagem corporativa levaram a uma proibição completa dos dispositivos Huawei nos EUA e em muitos outros países.
O futuro dos dispositivos Huawei ainda é incerto e gostaríamos de saber sua opinião sobre as controvérsias nos comentários abaixo.
Mas vamos nos concentrar nas especificações que podem nos dar uma imagem clara do Kirin 710 e de seu rival.
Desempenho e Eficiência
O 660 e o Kirin 710 são poderosos processadores de médio alcance com recursos semelhantes. A principal diferença está na nota de fabricação. O Snapdragon 660 é baseado no design dos CPUs da série 600 anteriores e possui um processo LPF FinFET de 14nm que se assemelha à tecnologia da Samsung. Ele fornece maior eficiência energética, desempenho e controle de calor.
A resposta da Huawei é o Kirin 710, um processador com um processo de nó de 12 nm. A empresa diz que o novo CPU traz uma melhoria de 75% na eficiência de núcleo único e 68% de velocidade em múltiplos núcleos do que o CPU anterior na mesma linha de produtos.
Outra diferença a considerar está nas configurações da CPU. O 660 usa núcleos de CPU Kryo 260 aprimorados, enquanto o Kirin 710 usa a configuração de núcleo Cortex padrão do ARM. Os núcleos Kryo também são baseados na mesma tecnologia Cortex do ARM, mas são totalmente personalizados para oferecer o melhor desempenho.
Esses são os núcleos ARM Cortex-A73 semi-personalizados de 64 bits com 2, 2 GHz combinados com os núcleos ARM Cortex-A53 altamente eficientes, trabalhando a 1, 7 GHz. Essa combinação oferece menor latência, capacidade aprimorada de compartilhamento de tarefas, economia de energia melhor otimizada e desempenho aprimorado.
A mudança dos núcleos Cortex para Kryo fornece melhorias significativas de desempenho e maior eficiência de energia devido a vários núcleos que podem lidar com tarefas diferentes. A CPU Kirin 710 possui 8 núcleos. Quatro CPUs Cortex-A73 rodando a 2, 2 GHz foram projetadas para desempenho, enquanto as quatro CPUs Cortex-A53 com 1, 7 GHz foram projetadas para oferecer eficiência. Eles são baseados na arquitetura big.LITTLE do ARM.
Desempenho nos Jogos
Infelizmente, o Kirin 710 ainda usa a antiga unidade gráfica ARM Mali-G51 MP4, que não está de acordo com o padrão mais recente quando se trata de jogos. É um pouco mais rápido que o processador Kirin 659 anterior, mas ainda é muito mais fraco que o GPU Adreno 512 do Snapdragon 660. Os processadores Qualcomm oferecem suporte à API Vulkan, que fornece melhores gráficos para jogos. A resposta da Huawei é um recurso extra chamado GPU Turbo para compensar a GPU menos capaz.
O recurso foi projetado para acelerar a GPU e melhorar o desempenho dos jogos, eliminando gargalos entre o software e a GPU. Com base nas pontuações de referência, o Snapdragon 660 tem uma pontuação 25% melhor nos testes Sling Shot Extreme Open GL, mas fica cerca de 10% atrás do Kirin 710 quando se trata da pontuação Vulcan. Além disso, o Snapdragon 660 possui uma taxa de quadros significativamente melhor.
Desempenho da câmera
Os fabricantes da Kirin 710 estão mantendo os detalhes do suporte da câmera no escuro. Sabemos que ele suporta uma câmera de até 16 megapixels e câmeras duplas de 2 megapixels. Por outro lado, o Snapdragon 660 pode funcionar com uma câmera de 25 megapixels ou duas câmeras de 16MP. Ele também possui o chip Spectra 160 ISP e o recurso Qualcomm Clear Sight integrado que trabalha em conjunto para fornecer fotos nítidas capturando mais luz. O recurso Spectra 160 ISP fornece foco automático mais rápido, melhor reprodução de cores e atraso do obturador zero.
AI
A inteligência artificial é fundamental para novos smartphones. É responsável por todos os tipos de processos projetados para tornar sua experiência do usuário mais fácil e automatizada do que antes. Ambos os processadores mostraram melhorias significativas no que diz respeito à IA.
O 660 suporta o Neural Processing Engine SDK da Qualcomm. Ele foi projetado para funcionar com estruturas populares de IA, como o TensorFlow do Google e o Caffe / Caffe2, que permitem novos recursos como reconhecimento de cena, identificação de frase, correspondência de palavras etc.
O Kirin 710 tem uma abordagem totalmente diferente. Ele não vem com uma CPU dedicada; portanto, utiliza a GPU e a CPU para concluir tarefas relacionadas à IA, como desbloqueio facial, reconhecimento de cena, fotos aprimoradas com pouca luz e muito mais.
Melhorias drásticas
Não há dúvida de que o Kirin 710 é uma grande melhoria em comparação com o processador Kirin 659. Fica bem ao lado do Snapdragon 660 quando se fala em desempenho. O Kirin 710 é melhor em muitas categorias, mas não pode oferecer o mesmo desempenho de jogo do Snapdragon 660 com sua GPU Adreno 512. Também não possui o padrão de carregamento do Quick Charge 4.0 incluído nos processadores da Qualcomm.
Em termos de desempenho, o Snapdragon 660 e o Kirin 710 são quase iguais, mas o Snapdragon possui alguns recursos superiores que podem fazer a diferença quando se trata de jogos e poder da câmera.
Você tem experiência com um desses dois processadores para smartphone? Qual é a sua abordagem preferida para os produtos Huawei agora? Diga-nos todos os seus pensamentos na seção de comentários.