O Snapdragon 660 da Qualcomm entrou no mercado pela primeira vez em 2017 e rapidamente se tornou um dos chipsets para smartphones mais populares. É o primeiro processador Snapdragon com núcleos Kryo personalizados (que também são encontrados em chipsets de última geração como o Snapdragon 845), e isso significa que deixou uma grande impressão.
O Snapdragon 675 foi lançado no final de 2018 como uma versão aprimorada do Snapdragon 670. Ele trouxe melhorias em IA, jogos e fotografia, e está equipado com os núcleos Kryo de quarta geração. Os dois chipsets têm desempenho muito próximo, então vamos ver qual deles é o vencedor.
atuação
O Snapdragon 660 é considerado um processador de médio alcance e possui um processo de fabricação de 14nm LPP FinFET. Porém, os processadores móveis mais recentes, como o Snapdragon 675, possuem nós de processo menores para aumentar a eficiência de energia. O 675 usa os nós de 11nm da Samsung.
O processo de fabricação do 11LPP é uma versão aprimorada da interconexão Back-of-Line ou BOEL de 10nm da Samsung que compartilha alguns recursos com os nós de 14nm e possui um chip menor. Isso resulta em um desempenho 15% melhor e em um chip 10% menor.
O 660 é composto por quatro núcleos de desempenho ARM Cortex-A73 semi-personalizados, com velocidades de 2, 2 GHz, bem como quatro núcleos de eficiência Cortex A-53 que trabalham a 1, 7 GHz. O 675 possui um chipset diferente com 8 núcleos Kryo 460, dois núcleos de desempenho A76, trabalhando a 2, 0 GHz e 6 núcleos Cortex A55 de eficiência que podem trabalhar a 1, 7 GHz. Esse design de arquitetura fornece um aumento de 20% no desempenho.
Há também algumas diferenças significativas entre as GPUs. O Snapdragon 660 vem com um chip gráfico Adreno 512 de gama média que suporta OpenGL ES e Vulkan 1.0. Mas o Snapdragon 675 possui a GPU Adreno 612 mais recente, que oferece suporte para as mais recentes tecnologias, como Open CL 2.0, DirectX 12, Vulkan e Open GL ES 3.2. Ele fornece melhor desempenho nos jogos e um desempenho geral mais suave do que seus antecessores.
Os testes mostraram que o Snapdragon 675 tem um desempenho melhor que o 660 em todas as categorias, exceto ao testar o OpenGL e o Vulcan.
Desempenho nos Jogos
Quando se trata de jogos, é importante que o Snapdragon 675 contenha CPUs Kryo 460 que funcionem com a tecnologia Arm Cortex. Você pode sentir o aumento de 20% no desempenho enquanto joga. Esse processador é um dos processadores Qualcomm mais potentes e pode lidar com jogos e multitarefa sem problemas (como quedas na taxa de quadros).
Por outro lado, o Snapdragon 660 possui uma poderosa GPU que fornece gráficos impressionantes e uma fantástica experiência de jogo em 3D. A GPU Adreno 512 possui números de desempenho 30% maiores que a geração anterior. Mas, embora sua experiência de jogo seja ótima, você pode ter atrasos e quedas na taxa de quadros.
Desempenho da câmera
Os telefones modernos têm três câmeras, e o Snapdragon 675 suporta três câmeras nos dois lados. Também permite salvar 5X telefotos, 2, 5X grande angular e super grande angular. Além disso, possui o pacote Qualcomm Spectra 250L ISP, capaz de capturar cores e detalhes vívidos com suas câmeras, de até 25 megapixels. A qualidade do instantâneo atinge 48 megapixels.
O Snapdragon 660 suporta apenas duas câmeras. Pode funcionar com uma câmera única de 25 megapixels ou duas câmeras de 16 megapixels. Ele utiliza os recursos Qualcomm Clear Site e Spectra 160 ISP para fornecer reprodução de cores e imagens nítidas. A qualidade das fotos é satisfatória, mas pode variar dependendo do seu telefone.
Conectividade e carregamento
Para surpresa de todos, a Qualcomm decidiu instalar o antigo modem X12 LTE no Snapdragon 675 e no 660. O modem pode fornecer velocidades de download de até 600 Mbps, enquanto sobe para 150 Mbps durante o upload. O Snapdragon 660 inclui o Quick Charge 4, enquanto o 675 oferece uma versão mais nova e aprimorada chamada Quick Charge 4+.
AI
O 675 não vem com um processador neural dedicado. Ele usa um mecanismo Qualcomm AI de múltiplos núcleos. Ele combina o Hexagon 685 DSP, a CPU Kryo 460 e a Unidade de processamento gráfico Adreno 612. O mecanismo pode processar melhor as informações e também ajuda a tirar algumas fotos impressionantes.
O 660 usa o Neural Processing Engine SKD da Qualcomm, que suporta estruturas de IA como o TensorFlow e o Caffe / Caffe 2. do Google. É ideal para identificação de frase, correspondência de palavras e reconhecimento de cena.
A linha inferior
Você deve adquirir um smartphone com um processador Snapdragon 675? A resposta depende do motivo pelo qual você deseja usá-lo. Sem surpresa, o Snapdragon 675 oferece melhor desempenho e possui recursos mais novos, mas a diferença nem sempre é significativa.
Qual chipset você tem no seu smartphone? Você acha que vale a pena atualizar o Snapdragon 675? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários.