Se você é um usuário de smartphone experiente em tecnologia e se preocupa tanto com o hardware do telefone quanto com o software, certamente está familiarizado com o nome da Qualcomm.
Um dos principais fabricantes de processadores para smartphones, eles lançaram sua linha de produtos Snapdragon há alguns anos. Hoje, alguns dos telefones Android mais populares são equipados com esses processadores.
O Snapdragon 660 e o Snapdragon 636 são dois dos modelos mais recentes da Qualcomm. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses dois processadores comparando seus recursos e desempenho
Informação básica
Ambos os processadores foram introduzidos em 2017 como sucessores dos modelos anteriores do fabricante.
O 636 foi introduzido como um substituto para o amplamente utilizado 630 e fornece um aumento significativo em termos de desempenho e duração da bateria. Um dos smartphones mais populares que usa esse processador é o Redmi Note 5 Pro da Xiaomi.
Por outro lado, o 660 é ainda mais poderoso e foi introduzido como um substituto do Snapdragon 653, o equivalente do Snapdragon 630. Essa pequena casa de força pode ser encontrada sob o capô do recém-lançado Nokia 7 Plus.
A Qualcomm atribui números sucessivos a seus produtos para indicar como eles se comparam aos modelos anteriores. Como regra, quanto maior o número atribuído a um processador, melhor sua qualidade. Com isso em mente, o Snapdragon 660 foi claramente projetado como um modelo superior ao 636, mas como eles se saem em termos de recursos e desempenho?
atuação
Ao projetar esses dois novos modelos, a Qualcomm fez algumas melhorias que se refletem diretamente no fato de que ambos os processadores são muito mais eficientes em termos de energia do que nas versões anteriores. Eles também melhoraram significativamente o controle de calor, o que resulta em melhor desempenho.
Agora, ambos os processadores têm 8x Kryo 260 núcleos, o que resulta em melhorias significativas em termos de potência da CPU. Embora pareçam bastante semelhantes no papel, a principal diferença entre os dois modelos é a velocidade do relógio. O 660 roda a 2, 2 GHz, enquanto o 636 roda a 1, 8 GHz. Isso mostra que o 660 é consideravelmente mais rápido e, portanto, capaz de lidar com aplicativos mais exigentes, como jogos para smartphones, com elaborado software de edição de gráficos e vídeos.
Suporte da câmera
Seu smartphone pode ter a melhor câmera do mundo, mas você não encontrará muita utilidade se não tiver um processador de alto desempenho para ligá-lo. Em termos de suporte à câmera, a 660 e a 636 compartilham muitas semelhanças, começando com o Clear Sight, câmeras duplas, mapeamento de profundidade no modo retrato e muitos outros recursos avançados.
Uma das principais diferenças entre esses dois processadores é que eles estão equipados para fornecer otimização para diferentes resoluções de tela. O 636 foi projetado para alimentar monitores de até 2220 × 1080 pixels em resolução, enquanto o 660 é ainda mais poderoso e, portanto, destinado a monitores do tipo WQHD com resolução de até 2560 × 1600 pixels.
Tempos de carregamento
Escusado será dizer que todo mundo quer um telefone que carregue rapidamente e tenha uma excelente duração da bateria. Como na maioria das outras especificações técnicas, isso também depende muito da velocidade do processador do seu telefone. Tanto o 636 quanto o 660 vêm com o recurso Quick Charge, que conquistou um grande número de usuários de smartphones.
Esse recurso também é conhecido como "5 por 5", pois cinco minutos de carregamento rápido da bateria fornecerão ao smartphone até cinco horas de duração da bateria. Isso vale para baterias de 2750mAh, mas os tempos de carregamento não devem diferir muito para qualquer bateria na faixa de 2700mAh-3500mAh.
O recurso Carga rápida também permite carregar sua bateria de 0% a 50% em apenas 15 minutos. Lembre-se de que apenas um pequeno número de smartphones é realmente capaz de suportar esse recurso incrível, mas o número provavelmente continuará a crescer no futuro. Além disso, você pode experimentar tempos de carregamento um pouco mais lentos com baterias cuja capacidade ultrapassa 2750mAh.
Conclusão
Embora você não deva escolher seu próximo smartphone apenas comparando os processadores e o desempenho deles, a qualidade do processador certamente importa.
Os Snapdragon 636 e 660 da Qualcomm são excelentes processadores de alto desempenho que já chegaram a alguns dos smartphones mais populares do mercado. Você encontrará o 636 no Xiaomi Redmi Note Pro 5, enquanto o 660 é parte integrante do Nokia 7 Plus.
Se você é um jogador apaixonado e precisa de um telefone com gráficos superiores, um modelo equipado com o Snapdragon 660 pode ser uma escolha melhor. Se você não gosta de jogos, um smartphone com Snapdragon 636 deve funcionar perfeitamente.