Consulte também o nosso artigo Snapchat - Como capturar imagens sem que eles saibam
Se você lê o site há algum tempo, sabe que o Snapchat se tornou uma de nossas redes sociais favoritas nos últimos dois ou três anos. O foco em fotos descartáveis e o compartilhamento do mundo ao seu redor foi uma ideia incrivelmente única quando o Snapchat foi lançado no início desta década, e anos de expansão e novos recursos adicionados tornaram a nossa experiência muito melhor. É um ótimo aplicativo para compartilhar momentos da sua vida instantaneamente com familiares e amigos. Embora existam muitas opções adicionadas nos últimos três anos, nada foi mais revolucionário que o Stories, um dos principais recursos do Snapchat. O Stories permite que você conte a história do seu dia, adicionando fotos e vídeos de 10 segundos que são públicos aos seus seguidores do Snapchat por 24 horas antes de desaparecer para sempre. O recurso era tão bom que o Facebook estava tentando copiar a idéia em todas as redes e aplicativos que eles possuíam - com algum sucesso variado, dependendo do aplicativo.
Mas como o público já está no Snapchat, a maioria das pessoas continua com o aplicativo tradicional do Snapchat, em vez de mudar para o Instagram do Facebook Messenger. Infelizmente, há uma falha muito grande na estratégia do Snapchat: o aplicativo simplesmente não é tão fácil de aprender ou usar. Pode ser lento para se acostumar, com uma curva de aprendizado acentuada que pode atrapalhar novos usuários para a plataforma. Mesmo algo tão simples como visualizar sua própria história pode ser uma bagunça confusa se você não estiver acostumado com o funcionamento da plataforma. Felizmente, nós da TechJunkie somos praticamente extraordinários do Snapchat, com conhecimento de todas as dicas e truques do livro do Snapchat. Se você está curioso para ver sua própria história no Snapchat, veio ao lugar certo. Vamos dar uma olhada neste guia de instruções.
Visualizando sua história
Se você teve uma noite selvagem na cidade na noite passada ou deseja ver as fotos que postou no serviço no início do dia, querer ver sua própria história é uma estratégia ideal óbvia para verificar o que está acontecendo ao longo do dia. No entanto, pode não ser óbvio para onde vão as suas histórias publicadas, por isso, se você quiser ver o quão louca sua noite no bar ficou noite passada depois que as coisas ficaram um pouco nebulosas, você terá que abrir e ver sua própria história por uma peça do quebra-cabeça.
Comece abrindo o Snapchat no seu dispositivo Android ou iOS na gaveta do aplicativo ou na tela inicial. O aplicativo será carregado no visor do visor da câmera. Normalmente, é aqui que você dirige para tirar uma foto, usar uma lente AR ou aplicar filtros à sua selfie. Em vez disso, toque no ícone de três círculos no canto inferior direito da tela. Este é o link para visualizar histórias, tanto de seus usuários seguidos quanto dos parceiros do Snapchat. Se houver histórias novas e não vistas, esse link pode estar roxo. Caso contrário, será exibido em branco sem fundo. A página de histórias está bastante ocupada, com uma faixa roxa na parte superior e as atualizações recentes listadas na parte inferior. Abaixo de suas atualizações recentes, você encontrará as histórias em destaque do Snapchat, seguidas pelas suas assinaturas (se você se inscreveu em qualquer canal do Snapchat) e, abaixo disso, uma lista completa das histórias de seus amigos em ordem alfabética.
Em vez disso, procuramos o topo desta página, onde você encontrará sua própria história se tiver publicado uma nas últimas vinte e quatro horas. A guia exibe "Minha história", juntamente com um pequeno balcão na parte inferior da sua história. O contador informa quanto tempo se passou desde que você publicou sua história (em nossas capturas de tela, ela é exibida 15 horas atrás), juntamente com um pequeno ícone de círculo cinza que funciona como uma ampulheta pelo tempo restante restante em sua história.
Para visualizar sua história, toque na seção branca da barra. Isso repetirá toda a sua história para você, não importa quantas vezes você a tenha visto ou quanto tempo ela tenha. Quando sua história terminar, você retornará à exibição da história. As versões mais recentes do Snapchat adicionaram uma opção de loop infinito aos snaps que eliminam o limite de dez segundos, permitindo que as imagens ou vídeos desapareçam quando você clica na história inteira.
Vendo quem viu sua história
Visualizar sua história é fácil, mas, diferentemente da maioria das redes sociais, o Snapchat permite que você veja quais de seus seguidores viram ou não sua história. É uma ideia realmente interessante para tornar esse tipo de rede um pouco mais agradável, além de saber exatamente quais ações as pessoas fazem enquanto visualizam sua história. Embora você não receba nenhuma notificação de alguém visualizando sua história duas vezes como quando alguém repete um snap direto, você receberá uma notificação quando alguém capturar sua captura de tela da história. Vamos dar uma olhada em como tudo isso é feito.
Na tela de histórias do Snapchat, encontre sua história na parte superior da página. Você notará vários pequenos ícones à direita da sua história, destacados em cinza. Toque no ícone de linha vertical com três pontos no lado direito da tela. Isso exibirá a exibição da história, mostrando cada foto ou vídeo individual que você adicionou à sua história nas últimas 24 horas, além das legendas que você adicionou à história, para identificar qual foto é qual. Na extremidade direita da tela, você verá ícones roxos em forma de olhos, além de um número à esquerda. Esses ícones e números representam as pessoas que visualizaram sua história (em nossa captura de tela de exemplo, quarenta e cinco pessoas visualizaram o primeiro snap, enquanto quarenta e duas pessoas visualizaram o segundo).
Porém, não basta apenas conhecer os números - você precisa saber os nomes de quem especificamente viu ou não sua história. O Snapchat permite que você faça isso também. Basta tocar no olho no visor do Stories, que abrirá sua foto ou vídeo em segundo plano (se for um vídeo, o som ficará mudo), juntamente com uma lista dos nomes que visualizaram sua história. Esta lista está em ordem cronológica inversa, com o topo da sua lista mostrando quem visualizou sua história mais recentemente, e o final da lista mostrando quem visualizou sua história menos recentemente. Se algum de seus amigos capturou sua história com uma captura de tela, você verá um pequeno ícone de captura de tela (duas setas cruzadas entre si) ao lado do nome.
Por fim, você também pode visualizar essas informações de dentro da sua história enquanto a visualiza. Toque na sua história para ver os visuais. Na parte inferior da tela, você verá uma pequena seta apontando para cima na tela. Deslize para cima nesta seta para carregar uma exibição completa dos nomes. Você pode deslizar para baixo para descartar esta exibição também.
Salvando sua história
Tudo bem, você postou seu snap na sua história, mas esqueceu de salvar a foto no seu dispositivo. Você pode simplesmente capturar sua própria história, mas isso significa que seu nome, a hora publicada e a pequena seta na parte inferior da tela estarão visíveis. O que é pior, é impossível salvar um vídeo com uma captura de tela. No entanto, não há necessidade de se preocupar - se você esqueceu de salvar sua história ou decidiu salvá-la após o fato, é realmente muito fácil salvar sua história no recurso "Memórias" do Snapchat a qualquer momento. Aqui está como fazê-lo.
Carregue na guia Histórias que usamos neste guia e encontre sua história na parte superior da página. Você observará os três ícones cinza mencionados anteriormente, no lado direito da guia da história. Já mencionamos o ícone de pontos triplos como uma maneira de visualizar suas histórias individuais de uma só vez, mas, em vez disso, vamos voltar nossa atenção para o ícone à esquerda, que exibe uma seta voltada para baixo e uma linha, tudo cercado por um círculo . Tocar neste ícone carregará uma mensagem perguntando sobre como salvar sua história, junto com uma mensagem que diz: "Isso salvará toda a sua história em suas memórias". Selecione sim para confirmar e cada snap em sua história será salvo em suas memórias .
Se você deseja salvar suas histórias individualmente, em vez de em um único grupo, toque no botão de menu à direita da sua história para abrir a exibição individual de cada história. Toque na história que deseja salvar e, enquanto a história estiver aberta, toque no ícone de seta para baixo / linha no canto inferior direito da tela. Você receberá uma notificação de que seu snap está sendo salvo em Memórias, na parte superior da página, e o ícone se tornará um círculo à medida que o snap for baixado e salvo. Depois que o snap for salvo, o ícone retornará para uma seta / linha para baixo.
Para salvar sua história no rolo da câmera, em vez do recurso Memórias embutidas do Snapchat, retorne à interface da câmera tocando no círculo na parte inferior da tela. Aqui, você verá dois círculos separados. O ícone maior do círculo é o botão do obturador padrão, com o ícone menor abaixo mostrando os snaps salvos mais recentemente. Este ícone leva à sua seção de memórias, onde serão listados todos os snaps salvos que não tenham captura de tela. Todos esses snaps possuem opções para serem salvos, e é tão fácil quanto pressionar e manter o dedo pressionado. Isso carregará algumas opções separadas para usar, incluindo "Editar snap", que permite reeditar o snap que você já salvou. Você pode salvar diretamente no rolo da câmera, que moverá o snap das suas Memórias (uma economia para o Snapchat na nuvem) para o telefone real, onde você poderá enviar e salvar a imagem ou o vídeo como faria com qualquer outro. Você pode excluir o snap das suas memórias se o salvar acidentalmente e movê-lo para My Eyes Only, um armário digital para seus snap salvos mais sensíveis.
Adicionando à sua história
A maioria dos usuários faz snaps às suas histórias diretamente da interface da câmera quando eles capturam um snap, mas de vez em quando você esquece de adicionar um snap à sua história quando a envia a outras pessoas. Se você quiser evitar isso, há uma maneira de adicionar um snap diretamente à sua história quando você a capturar. Para começar, vá para a guia Histórias no Snapchat e toque no ícone cinza médio que ainda não discutimos. Isso o redirecionará para a interface da câmera do Snapchat, mas, em vez dos ícones tradicionais na parte inferior da tela, você verá uma seta para trás no canto inferior direito.
Capture o conteúdo, a foto ou o vídeo que você deseja adicionar à sua história e você será direcionado para uma tela de edição tradicional dentro do Snapchat. Porém, a diferença aqui é grande - na parte inferior da tela, você notará que "Minha história" já está selecionada como destinatário do seu snap, ou seja, assim que você clicar em Enviar, seu Snap será adicionado à sua história . Isso significa que você não poderá adicionar amigos ao seu snap pressionando a seta de envio. Portanto, se você quiser adicionar pessoas para recebê-lo, toque no visor onde se lê “Toque para adicionar amigos!”. Em seguida, você pode enviar seu snap, que será adicionado à sua história e enviado a todos os amigos que você selecionou.
Criando uma história personalizada
O recurso final de Histórias que vale a pena abordar é uma das mais recentes adições. Na primavera passada, o Snapchat adicionou histórias personalizadas ao seu aplicativo, permitindo criar histórias específicas para eventos que você deseja compartilhar com um grupo ou seleção de pessoas específica. Basicamente, você pode usar isso para garantir que apenas um determinado grupo de pessoas veja sua história. Por exemplo, se você estiver em um evento que deseja compartilhar apenas com amigos ou colegas específicos, poderá selecionar determinados contatos do seu grupo de amigos e limitar o restante de suas conexões de ver essa história. Como alternativa, você pode usar uma área protegida por área geográfica para compartilhar sua história com alguém, sendo você amigo ou não, desde que eles estejam na sua área cercada. Basicamente, isso significa que suas histórias se tornam atrações públicas para qualquer pessoa em seu evento. Por exemplo, se você estiver na festa de aniversário ou de formatura de alguém, poderá comemorar com todos que estão lá, tenha feito ou não conexões com as pessoas ao seu redor. Isso também permite que amigos de amigos contribuam, para que os vizinhos próximos não publiquem histórias aleatórias, a menos que conheçam alguém no seu evento.
Para iniciar essas histórias personalizadas, vá para a guia Histórias dentro do Snapchat e veja a faixa roxa superior. No canto superior direito da tela, você verá um ícone de adição. Tocar neste ícone o convidará a nomear sua história ("Festa de aniversário de Jenna!", "Graduação de Greg" etc.). Depois de nomear seu evento, você terá a opção de definir seus parâmetros para a segurança e a privacidade do seu evento. Isso inclui uma opção de cerca geográfica (desativada por padrão) que, quando ativada, mostra um mapa da sua localização, juntamente com uma estimativa do seu endereço atual (você pode editar o nome da sua cerca geográfica, que é o padrão para o seu endereço, em para ocultar seu endereço de outras pessoas). As áreas de vedação geográfica não podem ser ajustadas ou movidas - elas estão centralizadas em torno da sua localização atual.
Depois de decidir se deseja ou não uma geocerca, você pode definir quem pode adicionar e visualizar a história. Se você deseja que todos no seu evento adicionem e visualizem, definir "Amigos dos amigos" é a melhor maneira de fazê-lo. Isso significa que seus contatos, além de todos os contatos de seus contatos, podem contribuir e assistir sua história de uma só vez. Se quiser manter as coisas um pouco mais privadas, você pode limitar tudo ao seu círculo de amigos para adicionar e visualizar histórias. Você também pode continuar visualizando seus amigos enquanto define contribuições apenas para seus amigos, se desejar um meio termo entre as duas configurações.
A história aparecerá como uma história destacada em sua própria história, mas acima das postagens de seus amigos. Para assistir sua história personalizada, toque no menu da mesma forma que faria com as postagens de outras pessoas.
***
O Snapchat é um aplicativo maravilhoso, capaz de diversos modos de compartilhar e contribuir para os espaços públicos de uma só vez. Infelizmente, o aplicativo também é um pouco difícil de aprender a usar se você é novo no serviço, e o recurso Histórias, embora uma das idéias mais inovadoras em todas as redes sociais, também é um conceito um pouco difícil de aprender. As histórias são, efetivamente, a área mais pública do Snapchat; portanto, se você é novo no serviço, pode ser confuso que um aplicativo definido em torno de fotos descartáveis também tenha uma área pública para postar imagens. Mas parte do que torna o Snapchat tão popular e tão eficaz em sua estratégia é a capacidade de fazer com que tudo, até as publicações públicas em seu serviço, se sintam descartáveis de uma maneira ou de outra. Você pode colocar fotos ou vídeos da sua noite em um bar, porque em 24 horas sabe que ninguém mais os verá. E na era da “internet é para sempre”, ter algum tipo de rede de fotos descartável é realmente uma ótima coisa para usar.
Obviamente, toda essa funcionalidade tem um custo de simplicidade, e é por isso que até mesmo exibir suas próprias histórias ou salvá-las após serem publicadas pode ser um pouco confuso. Espero que este guia tenha ajudado a esclarecer qualquer incerteza baseada em histórias e, se você ainda estiver procurando por dicas mais avançadas sobre o Snapchat, confira nossos outros guias do Snapchat aqui.