O Windows SmartScreen é essencialmente um filtro de segurança. Ele deve oferecer aos usuários do Internet Explorer e Microsoft Edge uma experiência de navegação suave e segura.
O SmartScreen deve evitar phishing, malware e outros ataques baseados na Web que possam danificar seu computador ou roubar informações valiosas.
Mas, como a maioria do Windows já sabe, nada é infalível quando se trata desse sistema operacional. Continuando a longa tradição da Window de exibir erros, a mensagem "O Windows SmartScreen não pode ser acessado agora" será exibida de tempos em tempos.
No entanto, esta mensagem nem sempre significa a mesma coisa. Por exemplo, em alguns casos, a mensagem simplesmente indica que o site que você está tentando acessar foi considerado perigoso pelo filtro.
Nesses casos, você pode clicar na opção 'Executar de qualquer maneira' e continuar navegando. Em outros casos, a mensagem indica um problema com o próprio recurso Windows SmartScreen.
Sem conexão com a Internet
Links Rápidos
- Sem conexão com a Internet
- Configurações do SmartScreen
-
-
- Vá para o Centro de Segurança do Windows Defender
- Selecione Controle de aplicativo e navegador
- Selecione Configurações do SmartScreen (por padrão, as configurações devem ser as seguintes)
- Verificar aplicativos e arquivos - Avisar
- SmartScreen para Microsoft Edge - Avisar
- Aplicativos SmartScreen para Windows Store - Avisar
-
-
- Seu computador pode estar infectado
- Como pará-lo permanentemente?
- Um pensamento final
Se você estiver usando o Explorer ou o Edge, poderá receber esse erro se perder temporariamente sua conexão com a Internet. Se você estiver conectado, verifique a conexão Ethernet para ver se está ativada. Se estiver, tente reiniciá-lo desativando-o e ativando-o novamente.
Faça o mesmo se estiver usando uma conexão Wi-Fi. Se isso não funcionar, tente conectar-se a uma rede Wi-Fi diferente e verifique se o erro aparece novamente.
Configurações do SmartScreen
Este filtro faz muito. Esse é um dos motivos pelos quais o Windows Defender usa até 20% da energia da CPU na maioria dos computadores de médio porte.
Convém verificar a configuração do recurso SmartScreen se você continuar recebendo o erro em sites que não apresentavam problemas antes.
-
Vá para o Centro de Segurança do Windows Defender
-
Selecione Controle de aplicativo e navegador
-
Selecione Configurações do SmartScreen (por padrão, as configurações devem ser as seguintes)
-
Verificar aplicativos e arquivos - Avisar
-
SmartScreen para Microsoft Edge - Avisar
-
Aplicativos SmartScreen para Windows Store - Avisar
Se você continuar recebendo o aviso repetidamente, desative todas essas configurações. Isso deve desativar o recurso SmartScreen de aplicar seu filtro toda vez que você desejar procurar algo.
E se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows e não conseguir encontrar as configurações na guia Windows Defender? - Simplesmente execute o seguinte comando na caixa de diálogo Executar:
Você poderá fazer as alterações necessárias a partir daí.
Seu computador pode estar infectado
Existe outra possibilidade. O aviso do SmartScreen pode e será exibido algumas vezes, se o seu sistema já tiver sido infectado por um vírus ou malware. Se a alteração das configurações não ajudar, execute uma verificação em todo o sistema e limpe o computador de todas as ameaças detectadas.
Como pará-lo permanentemente?
Uma maneira de impedir que a mensagem seja exibida é selecionar Bloquear na guia configurações em vez de Avisar ou Desativar. Isso impedirá automaticamente o acesso a sites considerados perigosos pelo filtro e você não receberá a mensagem.
No entanto, nem sempre é possível confiar no filtro SmartScreen para saber o que é melhor. Existe outro método preferido pela maioria dos usuários.
Se você desativar o filtro nas configurações, como mostrado anteriormente, isso não garante necessariamente que a mensagem não será exibida novamente. Leva apenas uma atualização do Windows para reverter o SmartScreen para as configurações padrão.
Então, como você pode desligá-lo para sempre? - Você pode fazer isso nos aplicativos Internet Explorer e Microsoft Edge. Abra o Microsoft Edge e, em seguida, abra suas configurações avançadas. Desative o recurso Windows Defender SmartScreen. Isso impedirá que ele volte ao seu status padrão, mesmo após uma atualização.
No entanto, isso não impedirá que ele apareça se você executar uma restauração do sistema em um momento anterior.
Se você usa o Internet Explorer, vá para Ferramentas. Em seguida, selecione Opções da Internet. A partir daí, você deseja selecionar a última guia, Avançado. Role para baixo até encontrar a categoria Segurança.
Desmarque a caixa ao lado da opção 'Ativar filtro SmartScreen'. Pressione OK.
Um pensamento final
O filtro SmartScreen é um recurso que você realmente deseja executar no seu sistema? - Não há como negar que muitas vezes ajuda a impedir que você visite sites potencialmente perigosos. No entanto, quem deve dizer o que torna esses sites perigosos.
Muitas vezes acontece que após uma nova instalação do Windows, você se vê bloqueado ou avisado toda vez que deseja visitar seus sites favoritos. Isso ocorre porque o SmartScreen detecta algo que não gosta. Mas você não pode configurar o filtro para permitir certa exceção, o que pode torná-lo um incômodo.
Há também o consumo de CPU a considerar. Você pode procurar alguns aplicativos antivírus e firewall de terceiros que possuem melhores recursos de segurança e não consomem tanta memória quanto o Windows Defender.