Anonim

Um marco importante para a computação móvel ocorreu no primeiro trimestre de 2013, com o lançamento de mais smartphones do mundo do que os "feature phones" padrão pela primeira vez, de acordo com novos dados da empresa de pesquisa IDC. Um total de 216, 2 milhões de smartphones foram enviados globalmente durante o trimestre, em comparação com 202, 4 milhões de feature phones. O mercado geral cresceu 4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

“Os usuários de telefone querem computadores nos bolsos. Os dias em que os telefones são usados ​​principalmente para fazer ligações e enviar mensagens de texto estão desaparecendo rapidamente ”, relatou Kevin Restivo, analista de pesquisa sênior do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, no comunicado de imprensa da empresa. "Como resultado, o equilíbrio da energia dos smartphones mudou para os fabricantes de telefones mais dependentes dos smartphones".

Olhando apenas para smartphones, a gigante coreana da eletrônica Samsung manteve seu domínio no setor, vendendo mais unidades do que os próximos quatro fabricantes juntos. Com o recente lançamento do Galaxy S4, a posição da Samsung parece forte no futuro.

O volume de embarques da Apple atingiu uma alta recorde no primeiro trimestre, de 37, 4 milhões de unidades, graças ao iPhone 5, mas o crescimento diminuiu para apenas 6, 6%, uma baixa de quatro anos para a fabricante de dispositivos Cupertino. LG, Huawei e ZTE registraram todos os primeiros trimestres recordes com um crescimento ano a ano muito forte.

O crescimento da Huawei e da ZTE, em particular, sinaliza uma nova era dos principais fornecedores chineses de smartphones, de acordo com Ramon Llamas, gerente de pesquisa da IDC para telefones móveis:

Além de smartphones substituírem os telefones comuns, a outra grande tendência do setor é o surgimento de empresas chinesas entre os principais fornecedores de smartphones. Um ano atrás, era comum ver líderes de mercado anteriores Nokia, BlackBerry (então Research In Motion) e HTC entre os cinco primeiros. Embora essas empresas estejam em vários estágios de transformação desde então, os fornecedores chineses, incluindo Huawei e ZTE, bem como Coolpad e Lenovo, fizeram progressos significativos para capturar novos usuários com seus respectivos smartphones Android.

Os dados da IDC cobrem os três primeiros meses de 2013 e são fornecidos por seu Rastreador de celular no mundo inteiro.

Smartphones vendem telefones de recurso pela primeira vez no primeiro trimestre de 2013