Uma ferramenta que se tornou indispensável para algumas pequenas empresas é o smartphone. O controle de compromissos e despesas, o cálculo de rotas e até a comunicação com o sistema CRM podem ser feitos a partir desses dispositivos. Nos últimos anos, as empresas conseguiram aceitar cartões de crédito via smartphone.
Para algumas empresas, esse tem sido um tremendo benefício. Ser capaz de trazer uma caixa registradora virtual para uma feira, localização de clientes ou até um mercado de pulgas oferece uma versatilidade significativa à qual as pequenas empresas não teriam acesso há apenas uma década.
Aqui estão algumas das opções de processamento de cartão de crédito para smartphone mais populares no mercado hoje:
1. Quadrado.
A Square é, em grande parte, a líder da indústria no processamento de pagamentos por smartphone. É ideal para muitas pequenas empresas que não possuem um grande volume de transações com cartão de crédito. Não há custos iniciais de hardware e não há taxa de serviço mensal. Você paga apenas uma porcentagem por transação, mais uma taxa nominal.
Um dos benefícios desse programa é que você não precisa ter uma conta de comerciante. Adicione o dongle gratuito e é uma opção atraente para muitas empresas.
Aqui, novamente, o dispositivo se conecta pelo fone de ouvido do seu smartphone. Existem aplicativos disponíveis para iPhone e Android para o dispositivo Square.
2. RoamData RoamPay
Este serviço oferece aplicativos para os três líderes de mercado de smartphones: iPhone, Android e Blackberry. Além disso, o dispositivo funcionará com vários outros aparelhos - mais de 200 no total. O conector para o dispositivo RomaData é a tomada do microfone, tornando-o um dos dispositivos do tipo dongle mais versáteis do mercado.
Este dispositivo funciona assim: lê os dados do leitor de cartões e os transforma em áudio. Esse áudio é então criptografado e transferido pela conexão de dados do seu telefone (seja WiFi ou celular) para o processador de pagamento.
Há várias opções que você pode adicionar ao RoamPay, incluindo um portal da Web para inserir transações manualmente. O dispositivo funciona com várias empresas diferentes de processamento de pagamentos.
3. GoPayment da Intuit
Como a empresa que criou o software de contabilidade mais comumente usado por pequenas empresas, a Intuit tem interesse em poder processar pagamentos. O sistema Intuit GoPayment não requer um leitor de cartão; você pode inserir manualmente os números do cartão de crédito em qualquer smartphone com conexão à Internet.
Dito isto, existem algumas opções diferentes de dongle para usar com este dispositivo, como um leitor de cartão baseado em Bluetooth para Android e o leitor Mophie Marketplace para iPhone.
4. Paywire Mobile
Esta é uma das opções mais recentes de caixa registradora para smartphone. Opera exclusivamente no iPhone, embora se fale em expansão para a plataforma Android.
O destaque do Paywire Mobile é o seu dispositivo leitor de cartão. O dispositivo pode ser carregado usando o Mini USB e se conecta ao seu iPhone através da tomada de áudio. Há uma caneta dentro do dispositivo, permitindo que o usuário assine sua transação com um ponteiro, em vez de precisar usar a ponta do dedo, como é comum na maioria dos concorrentes.
A interface do Paywire é conhecida por ser desajeitada, mas aqueles que possuem esse serviço sugerem que o hardware é o melhor do mercado.
5. iMerchant Pro.
A interface exclusiva deste dispositivo no iPhone apresenta sons do tipo caixa registradora, incluindo um "ka-ching" quando um pagamento é aceito. Também é a única opção de pagamento que encontramos que requer uma senha para iniciar o aplicativo.
O swiper de cartão de crédito é altamente funcional, embora seja uma compra separada. Ele se conecta ao seu iPhone através da conexão dock, transmitindo os dados sem precisar convertê-los em áudio. Este serviço exige que você também tenha um gateway de pagamento e uma conta de comerciante.
Como você pode ver, existem muitas opções para empresas que precisam aceitar pagamentos em movimento. O dispositivo e o serviço que você escolher terão muito a ver com a frequência de suas transações, que tipo de smartphone você está usando e se você já possui uma conta de comerciante. Cada um desses serviços tem seus próprios benefícios exclusivos que o tornam adequado para certas empresas, e todos eles mostram as incríveis novas tecnologias incorporadas que estão alimentando nosso mundo hoje.